Qual a diferença entre psicologia da educação e psicologia escolar?

A diferença entre psicologia escolar e psicologia educacional, está calcada no fato da atuação do psicólogo escolar estar mais voltada para intervenção na prática, enquanto que a do psicólogo educacional se direciona, geralmente, para as áreas de ensino e pesquisa.

A diferença entre psicologia escolar e psicologia educacional, está calcada no fato da atuação do psicólogo escolar estar mais voltada para intervenção na prática, enquanto que a do psicólogo educacional se direciona, geralmente, para as áreas de ensino e pesquisa.

100% found this document useful (4 votes)

12K views

1 page

Description:

Quais as Diferenças Entre Psicologia Escolar e Psicologia Educacional

Original Title

Quais as Diferenças Entre Psicologia Escolar e Psicologia Educacional

Copyright

© © All Rights Reserved

Available Formats

DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd

Share this document

Did you find this document useful?

100% found this document useful (4 votes)

12K views1 page

Quais As Diferenças Entre Psicologia Escolar e Psicologia Educacional

Original Title:

Quais as Diferenças Entre Psicologia Escolar e Psicologia Educacional

Description:

Quais as Diferenças Entre Psicologia Escolar e Psicologia Educacional

Full description

Qual a diferença entre psicologia da educação e psicologia escolar?

Este campo da psicologia usa diferentes abordagens, como um mecanismo de recompensa-feedback, para aprender sobre as diferentes maneiras pelas quais um assunto pode ser ensinado de forma mais eficaz aos alunos, tornando-os mais engajados no assunto.

A Psicologia Escolar, por outro lado, está envolvida na resolução das dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam. A curva de aprendizado de cada aluno é diferente e, portanto, o ritmo em que diferentes alunos entendem um tópico também varia muito.

Tabela Comparativa entre Psicologia Educacional e Psicologia Escolar

Parâmetros de Comparação Psicologia Educacional Psicologia Escolar
Definição A Psicologia Educacional é o ramo da psicologia que lida com a educação de alunos de todas as idades A psicologia escolar é responsável por compreender e resolver as dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam
Princípios usados Na psicologia educacional, métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos são usados ​​para coletar dados e computar resultados. A psicologia escolar aplica principalmente os princípios da psicologia clínica para resolver os problemas de alunos individuais
Requisitos Para se tornar um psicólogo educacional, é necessário obter um mestrado em psicologia educacional Para se tornar um psicólogo escolar, é preciso ter um Bacharelado em Psicologia
Abordagem Os estudos realizados em psicologia educacional são por lotes e são realizados em grupos de alunos Os estudos realizados em Psicologia Escolar são, na sua maioria, numa base individual.
Resultados Os resultados obtidos pela análise psicológica educacional ajudam na criação de materiais de estudo e técnicas de ensino mais eficazes Os resultados obtidos na psicologia clínica dos alunos na escola auxiliam na compreensão dos padrões comportamentais dos alunos.

A Psicologia Educacional é o ramo da psicologia que trata da educação de crianças, adolescentes, adultos e estudantes de todas as idades. Destina-se a descobrir formas mais eficazes de ensino.

Os estudos são realizados em grupos, com um lote de sujeitos em cada estudo. Isso ajuda a gerar um conjunto de dados diversificado e mais rico para pesquisadores e psicólogos analisarem.

O resultado dos experimentos e testes conduzidos por Psicólogos Educacionais ajudam as escolas e outras instituições de ensino a fazer melhores materiais de estudo e livros, entendendo e eliminando as deficiências em seus materiais e técnicas de ensino.

O que é Psicologia Escolar?

A Psicologia Escolar é o estudo da compreensão das dificuldades e problemas que os alunos enfrentam enquanto estudam e encontram soluções para esses problemas. Assim, a psicologia escolar é um estudo prático que tenta lidar com os problemas de cada aluno individualmente.

Como é uma abordagem prática, muitas vezes os experimentos e outros procedimentos de teste são realizados em sujeitos individuais. Os resultados obtidos também estão relacionados aos problemas do aluno em particular, ao invés de toda a turma de alunos.

A psicologia escolar visa solucionar as dificuldades de aprendizagem relacionadas a um determinado aluno. Assim, os resultados obtidos após a análise psicológica dizem respeito aos padrões comportamentais desse aluno em particular. Com uma abordagem prática dos problemas dos alunos, pode-se obter uma visão profunda do comportamento social do aluno, que pode ser tratado com eficiência.

Principais Diferenças entre Psicologia Educacional e Psicologia Escolar

  1. Estudos de lote são conduzidos em Psicologia Educacional. A Psicologia Escolar é uma abordagem prática.
  2. Os resultados obtidos nos testes de Psicologia Educacional ajudam escolas e universidades a preparar melhor material de estudo para os alunos. Testes de psicologia escolar fornecem informações sobre os padrões comportamentais de alunos individuais.

Conclusão

A psicologia é o estudo da mente humana e, dependendo da abordagem e dos assuntos de um estudo, os resultados podem variar drasticamente.

A Psicologia Educacional é uma abordagem mais ampla, pois visa resolver os problemas da educação, relacionados especificamente à ineficiência e deficiências de materiais de estudo, livros etc.

Como alunos diferentes têm mentalidades diferentes e mostram padrões comportamentais diferentes, os problemas de alunos individuais também são muito diferentes.

Referências

  1. https://psycnet.apa.org/record/1994-97058-000
  2. https://psycnet.apa.org/record/1989-98516-000
  3. http://www.naspcenter.org/blueprint/FinalBlueprintInteriors.pdf
  4. https://psycnet.apa.org/record/2012-27019-020

Procure por “Pergunte Qualquer Diferença” no Google. Avalie esta postagem!

O que é a Psicologia da Educação?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Qual a atuação em Psicologia Escolar?

O psicólogo escolar pode atuar em Educação Infantil / Creches, Ensinos Fundamental I e II, Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Instituições Educacionais de Reabilitação etc.

Qual é o objeto de estudo da Psicologia da Educação?

A Psicologia da educação “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”.

Qual é o papel do psicólogo escolar e educacional?

Como vimos no artigo, o psicólogo escolar tem papel fundamental na dinâmica das escolas. Seu papel é promover a melhoria no aprendizado e detectar possíveis falhas no processo. Além disso, oferecem o apoio necessário aos programas de prevenção e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.