Qual a importância de ler o rótulo?

Todos os alimentos e suplementos possuem tabelas nutricionais, também conhecidas como rótulos. Estas informações são relativas às quantidades de vitaminas, gorduras, proteínas por porção, valores diários de referência, entre outros. Esta tabela também é utilizada para fornecer informações nutricionais que auxiliam as pessoas que buscam um estilo de vida saudável e principalmente pessoas com restrições alimentares e alergias.

Os rótulos podem fazer toda diferença na hora de escolher um alimento ou suplemento alimentar. Eles podem até facilitar a compra de um produto pelo seu custo-benefício. No entanto, nem todas as pessoas têm o hábito de consultar as embalagens ou até mesmo não entendem as informações que estão ali contidas. Desta forma nem sempre fazem as escolhas corretas para seu objetivo.

No Brasil, o órgão regulador dos rótulos é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ela determina que eles devem conter obrigatoriamente informações sobre sua denominação, identificação de origem e característica, lista de ingredientes, exceto se for alimento que contenha único ingrediente, peso líquido, origem, lote, prazo de validade e ainda as instruções de preparo e principalmente as informações nutricionais.

Basicamente é preciso entender a lista de ingredientes. Você sabia que esta lista está sempre em ordem decrescente? Isso significa que o primeiro ingrediente é o que tem em maior quantidade e o último em menor. Exemplificando: um pão integral deve conter na sua lista como primeiro ingrediente a farinha de trigo integral, se for farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e depois a farinha de trigo integral, este pão não deve ser considerado integral. Saber disso pode ser determinante para a compra do produto correto, já que embalagens bonitas e preços atrativos chamam a atenção do consumidor.

É preciso também avaliar a quantidade descrita no rótulo. Nem sempre as informações se referem à embalagem toda do produto, mas sim de uma parte dele, então é preciso se atentar para não ingerir mais açucares ou gorduras do que o necessário.

Muita gente ainda se limita a contar calorias, e isso pode ser um problema, pois não são somente as calorias que importam quando queremos ter uma alimentação balanceada e saudável. Um exemplo disso é consumir um produto “zero” caloria, já que esses produtos podem conter muito sódio e não ter fibra alguma na sua composição. Isso de fato pode ser considerado um alimento saudável? Produtos de baixas calorias nem sempre fazem bem à saúde.

Entender os rótulos e saber utilizá-los faz parte da busca de um estilo de vida saudável, para fazer boas escolhas e para que você tenha conhecimento do que realmente está consumindo. Lembre-se: quanto menos ingredientes, melhor!

fit

A nutricionista seixalense Mariana Machado ajuda os leitores da New in Seixal a perceber esta temática. Leia o artigo de opinião

A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos a consumir no nosso dia-a-dia. É junto do mesmo que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.

Desta forma, ler rótulos ajuda a ter consciência e a manter uma alimentação saudável, segura e a conhecer os alimentos numa outra perspetiva, permitindo fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições. É fundamental saber ler e interpretar os rótulos dos alimentos, algo que sabemos não ser uma tarefa fácil. Por isso, seguem-se algumas indicações para o ajudar.

Antes ainda do rótulo, o primeiro passo é verificar se o produto se encontra no período da validade. Todos os produtos alimentares embalados (e não só) devem obrigatoriamente indicar a data-limite ideal de consumo, ou seja, garantir que desde que o consumido até essa data o produto mantém as características e propriedades referidas na embalagem. Deverá também prestar atenção à embalagem em si, se mantém ou não a integridade e estanquicidade, impedindo a entrada de ar, e se está devidamente conservada. Por exemplo, os frescos que necessitam de frio, como os laticínios, carnes embaladas ou congelados.

A atenção na leitura dos rótulos deve incidir na lista de ingredientes, alergénios e na informação nutricional. Os ingredientes são sempre apresentados por ordem decrescente de quantidade, ou seja, o primeiro da lista é sempre aquele cuja percentagem no produto é maior, e assim sucessivamente. Importa referir que quanto maior for a lista de ingredientes, mais processado é o produto. Por isso mesmo, deve optar por um produto cuja sua lista de ingredientes é menor.

Por lei a declaração nutricional inclui obrigatoriamente os seguintes elementos:

— Valor energético (kJ e kcal) – Calorias fornecidas pelo alimento;

— Lípidos e ácidos gordos saturados (g) – Gorduras presente no alimento;

— Hidratos de carbono e açúcares (g) – Fonte de energia fornecida pelo alimento, que podem ser HC simples (absorção rápida) ou podem ser HC complexos (absorção lenta) tal como explicado no artigo anterior.

— Proteínas (g) – Só é permitido alegar que um alimento é uma fonte de proteína quando pelo menos 12% do valor energético for fornecido por proteína. Já a indicação de ‘’elevado teor de proteína’’ que costumamos ver em certos alimentos, só pode ser aplicada se o valor energético fornecido por proteína for de 20%, no mínimo.

—  Sal (g) – No seu dia a dia deverá ter um consumo de sal inferior a 5g. Pelo qual deverá procurar alimentos sempre com a menor quantidade de sal possível.

A melhor forma de perceber os rótulos

Os valores referem-se, por norma, às quantidades presentes por cada 100g do produto (ou 100 ml no caso de líquidos ou bebidas). Deve evitar o benzoato de sódio, glutamato monossódico, aspartem, corantes artificiais ou emulsionantes nos aditivos alimentares.

Uma das maneiras mais simples e rápida de o ajudar a escolher quais são os alimentos mais saudáveis é o descodificador de rótulos de alimentos disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde no âmbito do Programa Nacional para a Alimentação Saudável.

Qual a importância de ler o rótulo?

Independentemente de o produto ser mais ou menos processado, de conter mais ou menos açucares ou gorduras ou sal, esta ou aquela propriedade nutricional, os melhores alimentos são sempre aqueles que não têm rótulo. Entre estes alimentos estão produtos como as frutas, os vegetais, as refeições confecionadas por nós com ingredientes naturais, as bolachinhas caseiras, ou mesmo o bolo de iogurte feito com a ajuda de alguém. Além de serem mais saudáveis são muito mais saborosos.

Pode marcar uma consulta, presencial ou online, com a nutricionista Mariana Machado através da página de Instagram, através do site, do email (mmnutricoach@nullgmail.com) ou do contacto telefónico (937 952 587).

Qual a importância de ler o rótulo?

Qual a importância de ler rótulos?

A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.

Por que devemos ler as informações do rótulo de uma embalagem?

A leitura de rótulos e embalagens permite ao consumidor saber quais são os elementos que compõem cada produto, além de ter acesso às suas informações nutricionais e, em alguns casos, avisos e mensagens dos fabricantes. Portanto, trata-se de um hábito salutar, a ser cultivado por todos os consumidores.

Qual a interpretação do rótulo?

Os rótulos dos alimentos devem informar as quantidades de calorias, gordura totais, e se contém ingredientes alergênicos como glúten, lactose, soja ou amêndoas, por exemplo. Assim, é possível evitar produtos que podem causar problemas de saúde, como diabetes, obesidade, pressão alta ou alergia ao glúten.

Como você define um rótulo e qual a sua importância?

Uma das funções do rótulo é informar o cliente sobre os ingredientes, as características nutricionais, validade, volume, orientações sobre o uso e a conservação e o fabricante do produto. Além de serem importantes para o cliente, é regra que o rótulo contenha essas informações.