Qual a diferença entre os métodos de difusão e impregnação em discos?

Qual a diferença entre os métodos de difusão e impregnação em discos?

O que é método de disco-difusão?

É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do antimicrobiano na superfície do ágar, a partir de um disco impregnado com o mesmo antimicrobiano (Figura 7).

Quais são as vantagens e desvantagens do método disco de difusão?

Como vantagens do método de disco-difusão em ágar, incluem-se:

  • A fácil execução;
  • A reprodutibilidade;
  • A utilização de reagentes de baixo custo;
  • Resultados de fácil interpretação clínica;
  • Flexibilidade quanto à escolha dos antimicrobianos e a não - exigência de equipamentos especiais.

Qual o principal objetivo do método de disco-difusão Kirby Bauer )?

Esse teste também é conhecido como Antibiograma, difusão em disco ou ainda teste de suscetibilidade Kirby-Bauer. A finalidade do método consiste em testar se a bactéria em análise é sensível a determinados antibióticos. ... Essa resistência se expande com muito mais agilidade que o desenvolvimento de novos antibióticos.

Quais as principais limitações do método de disco-difusão?

Esse tipo de teste tem algumas limitações para alguns tipos de bactérias, mas é simples, de baixo custo, não requer equipamentos específicos, de fácil interpretação e fornece resultados qualitativos ao categorizar microrganismos como suscetíveis, intermediários ou resistentes aos antimicrobianos.

Qual o princípio do teste de antibiograma?

O antibiograma, também conhecido por Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA), é um exame que tem como objetivo determinar o perfil de sensibilidade e resistência de bactérias e fungos aos antibióticos.

O que é método de Microdiluição?

A microdiluição em caldo corresponde à miniatura da técnica de diluição. ... A vantagem deste método, em relação ao da diluição em tubo, é que em uma placa podemos testar uma bactéria utilizando um número variável de antimicrobianos, em torno de 12 drogas, com distintas concentrações (4 a 8 diluições logarítmicas).

Que interferentes podem surgir na técnica de ágar difusão?

Já foi verificado que, os testes de difusão em disco podem ter vários interferentes, como a volatilidade do óleo, a dificuldade de se difundir no ágar, sua insolubilidade em água e complexidade química.

Como é realizado o teste de disco difusão?

O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966 por Bauer e Kirby. É um dos métodos de sensibilidade mais simples e confiáveis. É realizado dispensando os discos de antimicrobianos sobre a placa de ágar após a aplicação do inóculo bacteriano com aproximadamente 1 a 2 x 10 UFC/mL.

Como é realizado e qual a finalidade do TSA difusão em disco?

O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966 por Bauer e Kirby. É um dos métodos de sensibilidade mais simples e confiáveis. É realizado dispensando os discos de antimicrobianos sobre a placa de ágar após a aplicação do inóculo bacteriano com aproximadamente 1 a 2 x 10 UFC/mL.

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Ouça este artigo:

Um antibiograma é um ensaio capaz de medir a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos por meio do espectro de sensibilidade observados na placa de cultura. É, por definição, um teste de sensibilidade in vitro.

Os antibióticos são prescritos aos pacientes com base em conhecimentos gerais a respeito da sensibilidade. Todavia, várias bactérias apresentam resistência a várias classes de antibióticos, conferindo uma relativa dificuldade ao tratamento.

Comumente, os pacientes são tratados primeiramente com base em registros nos patógenos potencialmente envolvidos na doença em questão, recebendo este primeiro tratamento o nome de “antibioticoterapia empírica”.

Previamente ao início do tratamento, o clínico irá colher uma amostra de um compartimento suspeito de contaminação (sangue, urina, tecido), sendo estas amostras encaminhadas ao laboratório de microbiologia, que irá analisá-la microscopicamente e realizar a tentativa de cultivo desta. O resultado pode auxiliar no diagnóstico.

Após o estabelecimento da cultura, existem duas formas distintas de se alcançar um antibiograma:

  • Método semi-quantitativo baseado em difusão, também conhecido como método de Kirby-Bauer: diversos discos no qual estão contidos antibióticos diferentes, ou discos de papel impregnado, são distribuídos em zonas distintas de uma placa que contém meio de cultura (meio rico em nutrientes no qual as bactérias multiplicam-se). O antibiótico difunde-se na periferia de cada disco, e um halo de lise bacteriana transparece. Uma vez que a concentração do antibiótico é maior no centro, e menor na periferia do halo, o diâmetro sugere a concentração inibitória mínima. A transformação do diâmetro em milímetros para a concentração inibitória mínima em µg/ml é feita com base em curvas lineares de regressão previamente conhecidas.
  • Método quantitativo baseado em diluição: diversos recipientes com diluições de antibióticos gradativamente mais baixas são inoculadas com o microorganismo analisado. O recipiente no qual o microorganismo não conseguiu multiplicar-se possui a concentração inibitória mínima.

Quando é estabelecido o cálculo da concentração inibitória mínima, esta pode ser comparada com os valores anteriormente conhecidos para a relação entre o microorganismo e o antibiótico. Este dado pode ser de grande valia para o clínico, pois este poderá trocar o tratamento empírico por um tratamento direcionado para o caso em questão.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20161231065359/http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/a/3229-Antibiograma.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antibiogram
http://www.tuasaude.com/antibiograma/
http://pt.scribd.com/doc/15117299/Antibiograma

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/exames-medicos/antibiograma/

Arquivado em: Exames Médicos

O que é difusão em disco?

É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do antimicrobiano na superfície do ágar, a partir de um disco impregnado com o mesmo antimicrobiano (Figura 7).

Qual o principal objetivo do método de difusão em disco de papel?

Portanto o objetivo do método de disco-difusão é avaliar a sensibilidade ou resistência de um microrganismo a um determinado agente antimicrobiano. O método de disco-difusão ou Kirby-Bauer é utilizado para testar a suscetibilidade do microrganismo aos diferentes tipos de agentes antimicrobianos.

O que é antibiograma de difusão em disco?

Método do Antibiograma por difusão Discos de papel são preparados e impregnados com uma concentração padrão de um determinado antibiótico, para verificar a resistência em relação a cada um deles, então são uniformemente distribuídos e levemente pressionados sobre a superfície do agar.

Como é feito o teste de disco

Este teste baseia-se na difusão através do ágar, de um antimicrobiano impregnado em um disco de papel de filtro. A difusão do antimicrobiano produz a formação de um halo de inibição do crescimento bacteriano cujo diâmetro é medido e interpretado segundo a tabela 3 da CLSI.