Qual a diferença entre minoxidil 2 e 5

Caro JAlmeida,

A molécula a que alude -MINOXIDIL- é,desde 1983, utilizada no tratamento da Alopécia Androgenética masculina e feminina.
Trata-se de medicamento previamente utilizado exclusivamente por via sistémica para o tratamento de formas graves de hipertensão arterial dada a sua potente actividade relaxante sobre os músculos lisos das artérias.
Em 1983 é pela 1ª vez demonstrado cientificamente que quando administrado por via local -loção alcoólica- possuia actividade contra a alopécia androgenética
(calvície). Desde então o seu uso nesta situação generalizou-se, havendo pois ampla experiência no Mundo.
Apesar disso, ainda não estão completamente esclarecidos os mecanismos que estão na base da sua actividade farmacêutica nesta situação. Excluída a hipótese de que é o seu efeito vasodilatador o determinante, acredita-se que uma acção mais profunda e específica ao nível da estimulação da proliferação e diferenciação dos ceratinócitos foliculares é realmente a responsável pelo aumento da duração da fase de crescimento dos cabelos (fase anagénica), com o consequente efeito terapêutico.Igualmente se verifica uma diminuição da duração da fase de repouso/telogénica dos cabelos, o que está na base da sua eficácia terapêutica em situações tão diversas como a Alopécia Areata (peladas nas suas diversas formas e apresentações), deflúvios telogénicos tais como ocorrem após situações como cirurgias, parto, stress psicológico, alguns medicamentos e mesmo na vulgar queda do cabelo do Outono.

Um estudo recente demonstrou cabalmente a superioridade da formulação a 5% sobre a de 2% e placebo em 393 doentes com Alopécia Androgenética (AAG-calvície). Igualmente ficou claro que tal aumento de eficácia não se acompanha de maior taxa de efeitos adversos.

De facto as duas apresentações estão comercializadas entre nós, sendo vários os nomes comerciais disponíveis.

Cumpre no entanto salientar que - como quaisquer fármacos - o Minoxidil tem efeitos adversos, está contra-indicado em algumas situações e a sua utilização não deve ser desligada de cuidados médicos que incluem a dimensão dermatológica e de saúde geral.

Só assim se poderá optimizar o seu emprego garantindo adicionalmente a sua segurança.

Os melhores cumprimentos

Rui Tavares-Bello

Qual a diferença do minoxidil de 2% e de 5 %?

Um estudo recente demonstrou cabalmente a superioridade da formulação a 5% sobre a de 2% e placebo em 393 doentes com Alopécia Androgenética (AAG-calvície). Igualmente ficou claro que tal aumento de eficácia não se acompanha de maior taxa de efeitos adversos.

Para que serve o minoxidil 5%?

Popular entre as soluções destinadas a combater a excessiva queda de cabelo, o minoxidil é indicado para o tratamento da alopecia androgenética, isto é, para a chamada “calvície hereditária”, como é mais popularmente conhecida.

Por que mulher não pode usar minoxidil 5 %?

Por ser medicamento, o Minoxidil pode gerar efeitos colaterais, por isso deve ser evitado seu uso em gestantes ou nutrizes. Mulheres na fase da menopausa podem usar o Minoxidil, pois é nesse período que a queda de cabelo fica mais evidente devido à diminuição de estrogênio e aumento da testosterona.

Qual minoxidil é mais forte?

Descrição. O Minoxidil Like é uma formulação que foi desenvolvida pela Santacêutica em parceria com o Prof° Maurizio Pupo, onde ela é 25 vezes mais potente que o Minoxidil 5%.