Qual a diferença de joia para semi joia

Acessórios são essenciais para um visual arrojado. Chamativos ou discretos, fazem a diferença em qualquer look. Pode reparar: a combinação certeira de brincos e pulseiras dá o toque de elegância para aquele dia em que você quer sair só de jeans e camiseta.

E na hora de adquirir essas peças, é preciso prestar atenção em certos detalhes. Por isso, se quer comprar um novo acessório, mas não sabe a diferença entre joia e semijoia, você encontrou o post perfeito! Continue a leitura de hoje e saiba quais fatores mudam de um tipo de acessório para o outro!

Para começar, é preciso dizer que tanto uma joia quanto uma semijoia possuem muito mais qualidade que uma bijuteria. E é justamente por isso que são facilmente confundidas. Mas há algumas características bem específicas que distinguem uma da outra. Confira:

Qual a diferença de joia para semi joia

Composição

A joia é composta totalmente por um metal nobre, como o ouro ou a prata. Já a semijoia tem sua estrutura feita de um metal não nobre que recebe um banho de um composto nobre ― por exemplo, uma semijoia de Ouro costuma ter o corpo feito de latão.

Qual a diferença de joia para semi joia

Brinco Citrino folheado a Ouro 18k

Qual a diferença de joia para semi joia

Anel Citrino folheado a Ouro 18k

Durabilidade

Por ser totalmente de material nobre, a durabilidade da joia é muito maior. Além disso, há mais cuidado com o acabamento em sua confecção, o que ajuda a mantê-la bonita por bastante tempo.

Uma semijoia também tem vida útil boa, mas, para que continue bonita por vários anos, precisa de polimentos ou banhos de metal nobre, além de cuidados redobrados para não sofrer com arranhões e atrito.

Preço

Novamente, pela pureza e por que grande parte delas possui pedras preciosas, joias são mais caras. Mas, se você busca qualidade a um preço mais acessível, semijoias são ótimas opções: além de mais baratas, são duráveis e de qualidade.

Qual a diferença de joia para semi joia

Conjunto de Anel duplo e brinco em Prata 925 com Rubi

Qual a diferença de joia para semi joia

– Design exclusivo e acabamento de alta joalheria

Exclusividade

Por a joia ser um produto mais caro, é muito mais difícil encontrar alguém com uma peça igual a sua. Além disso, seu processo de produção é muito mais trabalhoso, o que a torna única.

Por outro lado, mesmo que produzidas em série, as semijoias possuem design diferenciado e aparecem em incontáveis modelos e cores.

Para ter várias opções de brincos e aneis, combinando com cada roupa, opte pelas semijoias. Você pode arrasar tanto numa festa luxuosa quanto no dia-a-dia.

Como diferenciar uma joia de uma semijoia?

Por mais difícil que pareça perceber a diferença a olho nu, há alguns detalhes que podem ser percebidos enquanto você faz a compra de um acessório. Veja:

Observe o acabamento

Como metais nobres costumam ter maior maleabilidade e há muita exigência de qualidade na confecção da joia, o acabamento será melhor.

Veja se o preço está de acordo

Se a joia estiver com o preço muito baixo, é bem provável que não seja original ou. Por isso, priorize lojas confiáveis e conhecidas. Para ter certeza da qualidade peça sempre por Joias e Semijoias da Santa Prata. O acabamento e o uso de materiais nobres são imepecáveis.

Peça um documento de garantia

Uma joia verdadeira possui um documento que garante sua qualidade e a originalidade do material. Portanto, confira se essa garantia acompanha a peça escolhida. No caso das semijoias peça a garantia do banho de Ouro. o utilizado pelo mercado é de 1 ano.

Procure marcas que atestem a procedência

Qual a diferença de joia para semi joia

Colar formas em Milky Paraíba e banho de rhodium negro

Qual a diferença de joia para semi joia

Brinco minimal formas em Milky Paraíba e rhodium negro

Qual a diferença de joia para semi joia

Colar riviera com pendente em Milky paraíba, espinélios negros e pérolas

Muitas peças originais possuem um selo ou uma marca do fabricante (números gravados no interior da peça, por exemplo) para garantir a qualidade do material. Fique de olho! As peças em Prata possuem um selo interno escrito 925, atestando sua qualidade de metal.

Apesar de a joia ganhar a batalha nos quesitos qualidade, durabilidade e exclusividade, as semijoias não devem ser descartadas. São peças que também vão durar muito e te ajudar a compor looks incríveis. É bom dividir seus acessórios entre joias e semijoias, pois, assim, você terá opções variadas para diversas ocasiões. E lembre-se de que o cuidado com ambas é essencial para mantê-las lindas por muitos anos.

Gostou de saber a diferença entre joia e semijoia? Quais tipos de acessórios você costuma comprar mais? Deixe seu comentário aqui no post!

Qual a diferença entre joias é Semi

Conseguiu entender a diferença entre joia, semijoia e bijuteria? Então, não se esqueça que as joias recebem pedras preciosas naturais, enquanto as semijoias contêm pedras semipreciosas (que não deixam de ser naturais) e, também, pedras sintéticas de alta qualidade, como a zircônia.

O que é uma semi joia?

Semijoias banhadas com ouro As semijoias podem ser banhadas com ouro, ródio ou qualquer outro metal precioso. Colares, brincos e pulseiras douradas. São produtos intensos e de boa duração, com metais preciosos. A douração consiste num processo no qual o metal base é imerso em uma solução de sais de ouro.

Quando é considerado semi joia?

A semijoia é feita de um material menos resistente, elas podem até serem feitas de materiais naturais como o quartzo, mas não de uma pedra preciosa. O que irá definir uma peça como semijoia é o material que ela é revista ou banhada, através de um material nobre.

O que é considerado uma joia?

As joias são produzidas inteiramente com metais nobres, como ouro e prata. Muitas vezes, têm design exclusivo ou assinado por designers e a sua durabilidade é a maior de todas as categorias.