Qual a diferença entre cabo de rede cat5 e cat5e

Cabo CAT5

A categoria 5, ou CAT5, foi aprovada em 1991. O CAT5 se tornou obsoleto recentemente, devido às suas limitações quando comparado aos cabos CAT5e. Embora o cabo CAT5 seja um cabo sólido e adequado para LANs 10/100 Mbps, as novas versões dos cabos CAT são significativamente mais rápidas.

Cabo CAT5e

A categoria 5e, também conhecida como "Category 5 Enhanced", ou CAT5e, é um cabo de rede padrão aprovado em 1999. O cabo CAT5e oferece desempenho significativamente superior sobre o velho cabo CAT5, incluindo velocidades mais rápidas em até 10 vezes e uma habilidade infinitamente superior de atravessar distâncias sem ser impactado por diafonia.

Diafonia entre CAT5 vs. CAT5e

O CAT5e foi especificamente projetado para reduzir a quantidade de diafonia (a interferência entre os cabos quando estão perto um do outro) quando comparado aos cabos CAT5. A diafonia ainda pode ocorrer em cabos CAT5e, mas na maioria dos casos não resulta em nenhum comprometimento sério de dados.

Usos do CAT5 vs. CAT5e

Você encontrará instalações existentes CAT5 em toda parte. É comumente utilizado para transmitir sinais telefônicos ou de vídeo além da Ethernet. O CAT5e é uma melhoria adicional ao cabo CAT5, projetado para ser compatível com operações de Ethernet rápida e Gigabit Ethernet duplas.

Velocidade CAT5 vs. CAT5e

Se você tem muitos equipamentos com 10-Mbps, o cabeamento CAT5 vai atender suas necessidades. Ele também atende transmissões de Ethernet rápida a 100-Mbps muito bem.

O CAT5e possui o padrão de 100-MHz, embora haja cabos disponíveis com capacidades de até 350-MHz. Você pode esperar transmissões Ethernet completamente duplas e de 4 pares pelo seu CAT5e UTP sem problema nenhum.

Comprimento máximo CAT5 vs. CAT5e

A distância máxima que você pode ter do CAT5 é 100 metros, assim como com o CAT5e. Se precisar de distâncias maiores, componentes ativos como roteadores ou extensores podem ser usados, caso sejam compatíveis com CAT5 ou CAT5e.

Conclusão: Cabo CAT5 vs. CAT5e

As principais diferenças entre CAT5 and CAT5e podem ser encontradas nas especificações. As exigências de desempenho aumentaram rapidamente no novo padrão. O CAT5e possui especificações mais rigorosas para a telediafonia (Power Sum Equal-Level Far-End em inglês ou PS-ELFEXT), paradiafonia (Near-End Crosstalk em inglês ou NEXT), atenuação e perda de retorno (Attenuation and Return Loss em inglês ou RL).

O CAT5e possui a habilidade de lidar com uma capacidade superior de largura de banda do que o CAT5. Se estiver enfrentando problemas com as limitações de desempenho de uma rede com 100-Mbps, provavelmente precisará fazer o upgrade de partes do seu sistema para CAT5e ou acima. O CAT5e é retrocompatível e pode ser utilizado em qualquer aplicação que normalmente usaria o CAT5.

Qual é melhor CAT5 ou CAT5e?

O cabo CAT5e oferece desempenho significativamente superior sobre o velho cabo CAT5, incluindo velocidades mais rápidas em até 10 vezes e uma habilidade infinitamente superior de atravessar distâncias sem ser impactado por diafonia.

Qual a diferença do cabo CAT5e CAT6?

CAT5 / CAT5e / CAT6 A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz. O cabo tem pontas RJ45 em ambas as extremidades.

Quando usar CAT5?

Eles são recomendados para empresas de pequeno à médio porte e em residências que necessitam de uma maior conexão com a internet.

Para que serve o cabo CAT5e?

A partir do cabo CAT5E é possível transmitir dados – ou frequência – de até 100 MHz, sendo essa categoria considerada uma das mais altas velocidades para as redes de padrão Ethernet. Ou seja, seu padrão de transmissão gigabit Ethernet, IEEE 802.3z, atinge até 1.000 Mbps, ou 1 Gbps.