Qual a diferença entre a substancia branca e cinzenta

Entenda a diferença entre a substância branca e a cinzenta e onde essas regiões estão localizadas no sistema nervoso central.

Qual a diferença entre a substancia branca e cinzenta

Observe como está disposto o neurônio nas substâncias branca e cinzenta

Ao estudar o sistema nervoso, aprendemos que ele é formado pelo tecido nervoso. Esse tecido é constituído, entre outros tipos celulares, pelos neurônios, células responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Aprendemos também que o sistema nervoso divide-se em sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, sendo esse último composto por duas partes: o encéfalo e a medula espinal.

Ao analisar o sistema nervoso central, é possível perceber duas porções com colorações distintas: uma porção com a coloração mais acinzentada e outra com uma região mais esbranquiçada. A região acinzentada recebe o nome de substância cinzenta, e a região esbranquiçada recebe o nome de substância branca.

A substância cinzenta é formada por uma grande quantidade de corpos celulares de neurônios. Já a substância branca é formada por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial os axônios. Como os axônios de alguns neurônios apresentam-se envolvidos por mielina, essa substância dá um aspecto esbranquiçado à substância branca.

Localização da substância cinzenta e da substância branca

A substância branca e a cinzenta são encontradas no sistema nervoso central, mais precisamente no cérebro (uma parte do encéfalo) e na medula espinal. Em cada uma dessas regiões, elas apresentam-se dispostas em locais diferentes.

No cérebro, é possível observar que a substância cinzenta está na região mais externa do órgão e em locais mais centralizados chamados de núcleos. A substância branca é encontrada no interior do órgão.

Qual a diferença entre a substancia branca e cinzenta

Na medula, a substância cinzenta apresenta-se na forma da H

Na medula espinal, a disposição dessas substâncias é diferente. A substância cinzenta fica disposta na forma de H na parte interna da medula. Já a substância branca apresenta-se mais externamente (Observe a figura acima).


Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual a diferença da substância branca e cinzenta?

A substância branca não contém corpos de neurônios (pericário). A substância cinzenta é formada principalmente de corpos de neurônios (pericário), axônios amielinizados e células da glia. Os corpos celulares é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que envolve o mesmo.

Qual a função da substância branca e cinzenta?

Enquanto a substância cinzenta (composta de neurônios) é primeiramente relacionada com processamento e cognição, a substância branca (composta de axônios mielíticos) modula a distribuição de ações potenciais, agindo como um relé e coordenando a comunicação entre diferentes regiões cerebrais.

Qual é a função da substância cinzenta?

Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.

O que é a substância branca?

A substância branca compreende cerca de metade do volume cerebral. É formada por numerosos feixes que apresentam direções diversas, interligando áreas corticais entre si e com estruturas subcorticais. Os estudos anatômicos que revelaram esses feixes tiveram sua origem na antiguidade.