Qual a diferença entre hd e hdtv

Conheça o formato que marcou profundamente o segmento das TVs

Qual a diferença entre hd e hdtv

Publicado 22/03/2021 e atualizado 22/03/2021 3 min. de leitura

A HDTV - High-Definition Television - foi o primeiro formato de TV a surgir com o advento das transmissões digitais. Ela foi criada nos anos 1990 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em meados dos anos 2000. Foi o início da comercialização dos aparelhos de tela fina e o fim gradativo da era das TVs de tubo.

Bem mais importante que a revolução no design, a HDTV trouxe uma mudança impactante na resolução das imagens em relação ao sistema analógico. A quantidade de linhas ou pixels utilizados na tela passou a ser muito maior: 1280 x 720 pixels, ou seja, quase 1 milhão de pixels em tela de 16:9 (widescreen). Vale lembrar que antes, as TVs eram quadradas, com 4:3, e, com o HD e suas telas planas, as medidas passaram a seguir o padrão dos telões de cinema. Dá um Busca e saiba o que é HDTV!

Conheça os aparelhos que podem transformar sua TV antiga em uma smart TV

O que é HDTV?

Para saber o que é HDTV, é preciso entender como a tecnologia digital veio para revolucionar a qualidade de imagem e som das TVs. Ela veio para transformá-las numa verdadeira plataforma de comunicação, oferecendo um leque imenso de canais e interatividade nunca vista antes.

O aparelho HDTV impulsionou ainda mais essa qualidade, com uma resolução de imagem maior que uma transmissão digital com definição padrão. Além disso, trouxe a possibilidade de navegar na Internet na própria tela da TV, o que hoje em dia é um recurso até banal diante de tantos avanços tecnológicos como a Inteligência Artificial que vem acopladas em TVs 4K e 8K.

Um milhão de pixels

Para ser classificado como um aparelho HDTV, ele precisa apresentar uma resolução mínima de 1280 × 720 pixels, ou seja, 1280 pontos na vertical e 720 na horizontal. Valores que significam um milhão daqueles pequenos quadradinhos que visualizamos bem próximo da tela, os responsáveis por formar a imagem.

Cada pixel possui três canais de cores: vermelho, verde e azul. Quando elas são misturadas em intensidades diferentes, criam-se todas as cores que conseguimos ver. A cada linha de TV lançada com melhor resolução, os pixels se tornam cada mais difícil de serem percebidos a olho nu.

A chegada da FullHD

A imagem compara a qualidade das resoluções de TVs de diferentes tecnologias. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Depois da entrada da HDTV no mercado mundial, não demorou muito para as empresas desenvolverem uma vertente que proporcionasse uma imagem com definição e nitidez ainda melhores. A resolução Full HD logo surgiu com a quantidade dobrada de pixels na tela – 1920 x 1080, ou seja, 2 milhões de pixels.

Vale observar aqui a variação das linhas verticais que compõem a imagem exibida na tela, que é o que garante a maior qualidade. Se nas TVs de tubo eram 480 linhas, no aparelho HDTV chegaram em HD 720 e FullHD 1080. Em ambos, as linhas ou pixels na tela são organizados como  interpoladas (i) ou progressivas (p), o que diferencia uma TV 1080p, de melhor resolução, de outra 1080i.

Atualmente há modelos que superam e muito esses números, como as 4K, com 3840 x 2160 pixels e 8K, com 7680 x 4320 pixels. Mas não pense que as HDTV ou Full HD já ficaram obsoletas porque, na prática, uma TV só precisa desse nível de detalhamento e resolução quando ela é grande. Telas menores, de 32 ou 40 polegadas, por exemplo, conseguem apresentar uma ótima qualidade com resolução HD.

Leia também: Quais as melhores smartTVs de 32 polegadas de 2021?

Monitores, telas de celulares, TVs e outros displays possuem diferentes tipos de resolução. Entre as mais famosas estão HD, Full HD e Ultra HD. Mas qual é a real diferença entre elas?

  • O que é aspect ratio?
  • O que é resolução?

É uma questão que envolve duas características principais: tamanho e resolução. São coisas distintas, mas que fazem parte do mesmo conjunto de fatores que definem a diferença entre HD, Full HD e Ultra HD. Além, claro, de outros padrões de definição dessas tecnologias. Vamos conhecê-los a seguir.

Tamanho e resolução

Ao comprar um monitor, celular, televisão ou outro eletrônico com tela, você certamente deve ouvir falar do tamanho do display e da resolução. O tamanho diz respeito à proporção física da tela no produto, que por sua vez é medida em polegadas. Cada polegada tem 2,54 centímetros.

Enquanto isso, a resolução se refere à quantidade de pixels que estão na tela. Cada pixel é um pequeno quadrado que, em conjunto com outros pixels, formam a imagem que aparece no display de uma TV ou monitor. Os pixels são organizados em linhas horizontais (largura) e verticais (altura). Quanto maior for o número de pixels em uma tela, maior será sua resolução e, consequentemente, melhor será a qualidade de imagem.

Supondo que você compre uma TV de 50 polegadas no padrão Full HD. Isso significa que o aparelho tem o tamanho aproximado de 127 centímetros (50 x 2,54) e resolução de 1920 x 1080 pixels (1.920 pixels na horizontal e 1.080 pixels na vertical).

O que é HD, Full HD e Ultra HD?

Agora que explicamos um pouco sobre o que é tamanho e resolução, vamos destrinchar melhor qual a diferença entre HD, Full HD e Ultra HD. Todos são formatos vendidos como “alta definição”, mas o que muda entre um e outro é a quantidade de pixels na tela.

HD

HD é uma tela com 1.280 linhas horizontais e 720 linhas verticais de pixels. Refere-se à resolução de imagem conhecida como 720p, com aproximadamente 1 milhão de pixels. Também foi o padrão que pavimentou o caminho para outras tecnologias de alta resolução.

Full HD

Full HD (1920 x 1080 pixels) é a resolução presente na grande maioria dos dispositivos eletrônicos com tela, TVs e monitores, se tornando uma das opções mais populares nesses displays. Refere-se à resolução de imagem 1080p ou FHD (Full High Definition, ou alta definição total, na tradução livre), com aproximadamente 2 milhões de pixels.

  • Qual a diferença entre 1080p e 1080i?

Ultra HD (4K)

Ultra HD (Ultra High Definition, ou ultra-alta definição) refere-se à resolução de imagem 2160p, o que significa que são 3.840 linhas horizontais e 2.160 linhas verticais de pixels. Também conhecido como 4K, tem aproximadamente 8 milhões de pixels, porém seu uso é bastante comum na resolução 8K.

QHD, 2K, 5K, 8K e 10K

Além do HD, Full HD e Ultra HD, as fabricantes de telas investem em outras resoluções pouco conhecidas ou que ainda não estão totalmente acessíveis pelo público. Algumas delas são:

  • QHD/WQHD: 2560 x 1440 pixels (1440p);
  • 2K: 2960 x 1440 pixels (1440p);
  • 5K: 5120 x 2880 pixels (2880p);
  • 8K: 7680 x 4320 pixels (4320p);
  • 10K: 10240 x 4320 (4320p).

Embora sejam muitos nomes e números, agora ficou mais fácil entender qual a diferença entre HD, Full HD e Ultra HD, que podem ser consideradas resoluções mais comuns no dia a dia.

O que é o que é HDTV?

A HDTV - High-Definition Television - foi o primeiro formato de TV a surgir com o advento das transmissões digitais. Ela foi criada nos anos 1990 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em meados dos anos 2000. Foi o início da comercialização dos aparelhos de tela fina e o fim gradativo da era das TVs de tubo.

O que é resolução HDTV é Full HD?

TV em alta Os aparelhos com tecnologia HDTV podem chegar a uma resolução de 720 linhas progressivas (1280x720 p). Já o HDTV com Full HD chega a resoluções maiores: 1080 linhas entrelaçadas (1920x1080 i) ou 1080 linhas progressivas (1920x1080 p).

O que significa compatível com HDTV?

O sistema de TV digital permite a transmissão de programas em resoluções maiores, aumentando consideravelmente a qualidade da imagem da TV. para usar essas soluções maiores, no entanto, é necessário ter uma aparelho de TV de alta resolução , conhecido como HDTV ( TV de alta definição).

Qual a diferença entre HDTV e DTV?

DTV ou televisão digital, não é a mesma em HDTV, ou televisão de alta definição. Ambas são sinais digitais, mas HDTV oferece uma qualidade de imagem superior. As DTV e HDTV são de maior qualidade do que o sinal analógico tradicional.