Qual a diferença entre farmacia e drogaria

Muitos podem não saber mais existe uma diferença muito grande entre uma farmácia e uma drogaria, isso porque cada uma possui um tipo de estrutura diferente da outra, mas que no final das contas acaba sendo indiferente para o usuário final, vamos entender melhor então.

Quando se fala em drogaria é preciso ter em mente que esse local serve somente para vender remédios e medicamentos. Nela o produto chega pronto e vai direto para a prateleira, sendo assim a drogaria precisa de um fornecedor que irá dispôr dos produtos para a venda.

No caso da farmácia é a mesma coisa, a diferença é que na farmácia encontramos um laboratório que pode ser utilizado inclusive para manipular ou criar medicamentos. Perceba que o termo “Farmácia de manipulação” e utilizando sempre associado a farmácia e não drogaria.

Com isso fica bem claro então, a diferença entre uma farmácia e uma drogaria é que na primeira contamos com um laboratório dentro do estabelecimento, dando suporte para os profissionais que podem vender os medicamentos já prontos ou fabrica-los.

Qual a diferença entre farmacia e drogaria

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Qual a diferença entre farmacia e drogaria

É extremamente comum que as palavras “farmácia” e “drogaria” sejam usadas como sinônimos, porém, utilizá-las dessa forma não é o mais correto. Apesar de ambos serem estabelecimentos onde são prestados serviços nas áreas da assistência farmacêutica e da saúde, farmácias e drogarias possuem grandes diferenças.

Neste texto veremos quais diferenças são estas e como isso pode influenciar na hora de abrir o seu negócio.

Afinal, qual é a diferença?

As Farmácias são estabelecimentos que comercializam medicamentos e manipulam fórmulas magistrais, onde a descrição dos constituintes do medicamento constam em uma farmacopeia, e oficinais, onde a descrição da composição do medicamento é feita por um médico. Já as Drogarias são estabelecimentos exclusivos de dispensação e comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, segundo a Lei 5.991 de 17 de dezembro de 1973.

Além da manipulação, também é restrito às farmácias a dispensação de plantas medicinais e o comércio de essências florais, empregadas na floralterapia.

Quais são os pontos positivos e negativos de cada estabelecimento?

  • Farmácias

Pontos Positivos

Além de maior possibilidade de retorno de financeiro, por abranger maior número de serviços prestados e produtos oferecidos, as farmácias oferecem um atendimento mais personalizado para seus clientes, viabilizando, através de um atendimento e produtos de qualidade, uma fidelização dos mesmos.

Pontos Negativos

Para abrir uma farmácia o investimento inicial é maior do que para abrir uma drogaria, devido aos produtos, capacitação dos profissionais e estrutura física da mesma. A legislação vigente é extremamente rigorosa e detalhista quando se diz respeito à estrutura física das farmácias, sendo necessário um espaço exclusivo para as manipulações, para armazenamento dos insumos e matérias primas, forma adequada para descarte e até mesmo sistema diferenciado de filtração para a água utilizada nas manipulações.

Além do investimento, é necessário saber se a comunidade próxima ao local onde será aberta a farmácia é adepta a utilização de medicamentos manipulados. Algumas pessoas possuem uma certa resistência em fazer uso desse tipo de medicamento.

  • Drogarias

Pontos Positivos

A legislação para abertura de drogarias não possui tantas exigências para seu espaço físico, porém, ainda assim é muito mais rígida do que a para abertura de outros comércios.

Não é necessário um laboratório de manipulação, por exemplo, fazendo com que o investimento inicial para abrir uma Drogaria se já mais baixo que o investimento para abrir uma Farmácia.

Segundo o SEBRAE, as drogarias respondem por 80% do escoamento de medicamentos da indústria.

Pontos Negativos

Uma drogaria por não oferecer o serviço de manipulação de medicamentos, por exemplo, possui um menor leque se serviços e produtos a serem ofertados, portanto, menos possibilidades de retorno financeiro.

Semelhanças entre Farmácias e Drogarias

Apesar de todas as diferenças citadas anteriormente, farmácias e drogarias possuem em comum produtos e serviços oferecidos.

Segundo a INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009, Farmácias e Drogarias podem oferecer produtos como:

  • Medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro, entre os produtos para diagnóstico in vitro, é permitida a comercialização apenas dos produtos para autoteste, destinado a utilização por leigos, como por exemplo, o teste de gravidez;

  • Alguns tipos de alimentos, como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, etc.

E serviços como:

  • Dispensação e Orientações sobre o uso de medicamentos;

  • Administração de medicamentos;

  • Monitoramento da pressão arterial;

  • Monitoramento de glicemia capilar;

  • Monitoramento de temperatura Corporal;

  • Perfuração de lóbulo auricular;

  • Participação em campanhas de Promoção à Saúde.

Que podem trazer uma outra fonte de renda para estes comércios.

Outra semelhança é que em ambos é necessário a presença de um(a) farmacêutico(a) responsável durante todo o horário de funcionamento. Também é necessário que o farmacêutico seja capacitado em efetuar os serviços listados acima.

Como pudemos ver, existem semelhanças e diferenças entre farmácias e drogarias, o que torna complicado o entendimento e a escolha de em qual investir.

Para te auxiliar a entrar de cabeça no mundo de promoção da saúde, mas com responsabilidade e segurança, seja com farmácia ou drogaria, a Farmácia Jr. Consultoria UFMG oferece o serviço de Pesquisa de mercado, onde te ofereceremos o auxílio necessário definir:

  • O melhor local para abertura da Farmácia ou Drogaria;

  • Público alvo do empreendimento;

  • Melhores fornecedores;

  • Em quais produtos e serviços investir.

Entre outras coisas que vão te dar a base necessária para trilhar este caminho!

Para saber mais sobre este e outros serviços, visite o nosso site!

Referências:

  • Portal Sebrae

  • Biblioteca Sebrae

Qual a diferença de farmácia e drogarias?

As drogarias são estabelecimentos de dispensação* e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, já as farmácias são estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, ...

Porque o nome da farmácia e drogaria?

Para que o local seja chamado de farmácia, não basta vender remédios: é preciso ter um laboratório para preparação de fórmulas receitadas por médicos, dentistas e veterinários – como as farmácias de manipulação. Já as drogarias vendem apenas medicamentos industrializados, sem a presença de um laboratório.

Qual a definição correta de farmácia?

3° - A Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos ...

Qual a diferença entre farmácia e drogaria Brainly?

Drogaria é um estabelecimento que trabalha com a dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em embalagens originais. Manipulação ou fracionamento de medicamentos não é permitido. Já a farmácia é um estabelecimento onde é permitida a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.