Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável

Início Notícias e Blogs Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável? Veja 3 distinções!

Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável

22/07/2021

No século XX, houve uma mudança de mentalidade do crescimento econômico para o desenvolvimento sustentável. Afinal, avaliou-se a necessidade de preservação dos recursos naturais para as próximas gerações, frente à exploração exacerbada e descontrolada do meio ambiente. Mas, qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável?

O artigo de hoje pretende responder à pergunta, mostrando as principais características do crescimento econômico e, atualmente, o desenvolvimento sustentável que impera nas organizações, atividades e produções da sociedade. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável?

O termo desenvolvimento sustentável surgiu em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O evento é considerado o marco das discussões globais sobre sustentabilidade e, a partir daí, foi possível estabelecer qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.

Depois disso, em 1987, o Relatório “Nosso Futuro Comum” retomou o debate sobre o assunto, lançando oficialmente o conceito de desenvolvimento sustentável.

Em 1992, com a conferência Rio-92, estabeleceram-se estratégias globais, nacionais e locais para a promoção do desenvolvimento sustentável em todo o planeta, com a chamada Agenda 21. Ainda assim, muitas pessoas não compreendem, de fato, qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.

A principal diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o primeiro não leva em consideração a igualdade social, pois não se interessa em nada além da produção de riquezas.

Já o desenvolvimento preocupa-se sim com a geração de riquezas, mas tem como principal objetivo distribuí-la para a população, levando em conta a qualidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. Em termos práticos, significa que o crescimento econômico tem foco na expansão da economia, aumento da produção, consumo, vendas, PIB, PNB e outros indicadores.

Enquanto isso, o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades das populações, sem comprometer as futuras gerações, para um crescimento equilibrado e estável. Além disso, o crescimento econômico depende fundamentalmente das produções, mas o desenvolvimento sustentável requer a participação da população.

Inclusive, para alcançá-lo, é preciso: atender às necessidades básicas da sociedade, preservar os recursos naturais, efetivar os programas envolvidos, elaborar um sistema social de dignidade humana, e ter solidariedade com as gerações futuras.

Ou seja, o desenvolvimento sustentável depende da integração de diversas ações, indo muito além da produção econômica ou meramente da preservação dos recursos.

A SAP Concur apoia o desenvolvimento sustentável nas organizações

Mais do que saber qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, é necessário promover iniciativas adequadas para implementar a Agenda 21, ou mesmo melhorar a sustentabilidade em diferentes instituições.

Pensando nisso, a SAP Concur estimula o desenvolvimento sustentável com o uso de tecnologia em nuvem inovadora, com uma solução que permite gerenciar os gastos dos colaboradores e viagens corporativas, contribuindo para mais economia, escolha de fornecedores ecologicamente corretos e viagens sustentáveis.

Por meio disso, as empresas conseguem não apenas otimizar processos, mas também reduzir drasticamente o uso de alguns recursos e se posicionar com responsabilidade socioambiental. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e conheça mais sobre a tecnologia da SAP Concur para organizações ecológicas!

Conteúdo relacionado


Just for you: FREE 60-day trial to the world’s largest digital library.

The SlideShare family just got bigger. Enjoy access to millions of ebooks, audiobooks, magazines, and more from Scribd.

Read free for 60 days

Cancel anytime.

Entenda qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico, quando ocorrem e muito mais!

Crescimento e desenvolvimento econômico são termos bem comuns quando o assunto é economia. No entanto, é importante ressaltar que crescimento é diferente de desenvolvimento.

Enquanto o crescimento econômico significa que durante um ou vários períodos, ocorreu um aumento sustentado de uma unidade econômica, o desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e a sociedade em geral.

Neste artigo, vamos abordar mais profundamente quais são as diferenças entre crescimento e desenvolvimento econômico, quando o crescimento e desenvolvimento econômico ocorrem, quais são as principais fontes de crescimento econômico do Brasil e muito mais. Confira!

Quando ocorre o crescimento econômico?

O crescimento econômico acontece quando ocorre um aumento da produção e consumo de bens e serviços. Esse aumento pode ser medido através de índices como o Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).

Para que seja possível alcançar o crescimento econômico, a economia deve apresentar um resultado integrado, consistindo em um aumento desde os setores primários, passando pelos secundários até os terciários.

Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico?

Apesar de muitas vezes serem citados juntos numa mesma frase, crescimento e desenvolvimento econômico tem algumas diferenças bem evidentes.

Crescimento é quando a produção quantitativa cresceu, gerando enriquecimento, mas sem necessariamente afetar a melhoria das condições de vida da sociedade. Como já citado, é possível medir isso através do Produto Interno Bruto (PIB) por exemplo.

Já o desenvolvimento econômico afeta a qualidade de vida da sociedade e é possível medir por meio de indicadores como a educação, saúde, renda, pobreza, entre outros. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o índice mais explorado para realizar comparações de desenvolvimento de diferentes economias e períodos.

Quais são as principais fontes de crescimento econômico?

Atualmente, as principais fontes de crescimento econômico são capital físico, capital humano e tecnologia. Cada um pode ser definido da seguinte maneira:

  • Capital físico: são os ativos não humanos, feitos por humanos e que são utilizados na produção, como por exemplo as ferramentas, máquinas e estruturas físicas usadas nas empresas e instituições. Entram nessa lista as máquinas, os prédios da companhia, infraestrutura, como transportes, energia, comunicações e tecnologia.
  • Capital humano: são as atividades que resultam em um custo no período corrente e que proporcionam um crescimento na produtividade no futuro. Em outras palavras, as características adquiridas pelo cidadão que melhoram sua perfomance. Quanto maior for o nível médio de habilidade e conhecimento das pessoas, mais fácil será aplicar esse conhecimento em prol do progresso técnico, consequentemente aumentando o padrão de vida do país.
  • Tecnologia: por fim, o desenvolvimento da tecnologia é outra fonte primordial, que é considerada a força motora principal do crescimento econômico. Historicamente o desenvolvimento tecnológico proporciona um aumento da produtividade do trabalho, tornando-se fundamental para o crescimento econômico.

Como se calcula o crescimento econômico de um país?

O crescimento econômico é possível ser calculado por meio do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. É importante ressaltar que entra na conta do PIB os bens e serviços finais, desta forma, a matéria-prima utilizada na fabricação não entra no cálculo. Para deixar mais claro, o pão que você come diariamente entra na conta, mas a farinha de trigo utilizada para fazer o pão, não.

Diversos fatores influenciam diretamente a variação do PIB. Os principais são:

  • Consumo da população: quanto mais as pessoas gastam, maior será o crescimento da economia e mais o PIB cresce. Por outro lado, quanto menor for o consumo, mais o índice do PIB vai reduzir.
  • Investimentos das empresas: esse é outro fator fundamental para o crescimento econômico. Quanto mais as empresas crescem, ou seja, gastam com máquinas, expandem suas atividades ou contratam novos trabalhadores, mais elas ajudam a movimentar a economia e o PIB.
  • Gastos do governo: as movimentações do governo também influenciam diretamente no crescimento econômico. Neste caso, quando o estado realiza novas obras, contrata novos funcionários e gasta com produtos.
  • Exportações: quanto mais dinheiro entra no país e é utilizado para gastar em investimentos e consumo, mais o PIB cresce.

Existe uma fórmula de cálculo do PIB para chegar a um número exato:

PIB= C+I+G+X-M

Sendo que:

C: consumo privado

I: total de de investimentos realizados no período

G: gastos do governo

X: volume de exportações

M: volume de importações

Como mostrado, crescimento e desenvolvimento econômico são fundamentais para qualquer país, porém, são índices diferentes. Enquanto o crescimento econômico é voltado para produção, consumo e enriquecimento, o desenvolvimento está mais ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores.

Qual a diferença entre crescimento econômico é desenvolvimento sustentável?

Enquanto isso, o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades das populações, sem comprometer as futuras gerações, para um crescimento equilibrado e estável. Além disso, o crescimento econômico depende fundamentalmente das produções, mas o desenvolvimento sustentável requer a participação da população.

O que é o desenvolvimento econômico e sustentável?

Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável é aquele que assegura o crescimento econômico, sem esgotar os recursos para o futuro.

Qual é a diferença entre o crescimento e desenvolvimento?

Desse modo, o crescimento refere-se essencialmente às transformações quantitativas, enquanto o desenvolvimento engloba simultaneamente tanto as transformações quantitativas quanto as qualitativas e é resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e às experiências ...

Qual a diferença entre desenvolvimento e desenvolvimento sustentável?

A principal diferença entre esses dois conceitos está no fato de que a sustentabilidade prevê o equilíbrio daquilo que a natureza nos fornece, ou seja, um limite para o consumo dos recursos naturais para promover a qualidade de vida humana.