Qual a diferença entre Administração Pública é privada?

Índice

  • Diferença entre administração pública e privada
  • Exemplo de administração pública e privada

A principal diferença entre a Administração Pública e a Privada é que, no caso da primeira, é composta pelos diversos órgãos públicos que administram o comum. Enquanto no segundo se refere às entidades que administram de forma privada.

Portanto, o público é o que atinge a todos em um município, região, país e até internacionalmente. Este é regulado pelos Governos, sendo, portanto, elemento constituinte de um Estado, juntamente com o seu povo, que elege o Governo, e o território em que se desenvolve.

Na verdade, o facto de estar capitalizado é porque se refere à entidade gerida pelo Governo para administrar bens públicos.

Ao contrário, o privado afeta a esfera privada, haja ou não fins lucrativos. Ou seja, no segundo caso podemos incluir empresas, associações, fundações e similares.

Existe uma grande diferença entre a Administração Pública e a Privada que se deve a uma série de características que possuem. Mas, em ambos os casos, existe um conceito, que é a burocracia, que consiste no desenvolvimento de uma série de procedimentos para administrar ou gerenciar.

Essa burocracia é amplamente utilizada em vários campos, mas o mais conhecido é o da Administração Pública. No entanto, também é muito difundido em grandes empresas privadas, embora em pequenas e médias empresas seja menos comum.

No entanto, vamos examinar mais diferenças.

Diferenças entre administração pública e privada

Agora vamos nos concentrar nas diferenças. Todos eles, pela sua natureza e características.

  1. Em primeiro lugar, a Administração Pública normalmente presta um serviço à comunidade. O setor privado, entretanto, geralmente tem fins lucrativos, exceto em algumas organizações com objetivos sociais específicos.
  2. O público obtém sua receita de impostos, dívida pública ou fundos internacionais, entre outros. O setor privado os obtém por meio da venda de bens ou serviços, ou por meio de taxas de filiação, no caso de organizações sem fins lucrativos.
  3. Na esfera privada, de forma complementar, podem ser obtidos subsídios ou ajudas públicas. No público, o que existe é financiamento público direto.
  4. Uma diferença entre a Administração Pública e a Privada é que na primeira existe um claro interesse político na comunidade. No segundo prêmio, o interesse econômico ou social.
  5. As normas são um caminho a seguir para a Administração Pública, mas uma indicação do que não deve ser feito para a privada.
  6. Em relação à relação de trabalho, na esfera pública geralmente é do tipo funcionalismo público, regulado por legislação própria. No setor privado, as regras são geralmente comuns a todos os trabalhadores e semelhantes na maioria dos países.
  7. Finalmente, no que se refere à propriedade, ela não existe no setor público, por se tratar de uma instituição criada pelo Estado. No setor privado, os proprietários são os acionistas que investiram em seu capital social ou os fundadores da associação ou fundação.

Exemplo de administração pública e privada

Vejamos, para finalizar, alguns exemplos de Administrações Públicas e Privadas.

  • A Câmara Municipal de qualquer município é um exemplo claro de Administração Pública. Recebe recursos públicos, a maioria de seus funcionários são funcionários públicos e atendem à comunidade.
  • A gestão de uma multinacional é um exemplo de administração privada. Embora tenha uma série de processos burocráticos, estes são mais flexíveis do que os da Administração Pública. Sua receita vem de suas vendas e os acionistas são seus proprietários.
  • Uma associação de proteção animal seria um exemplo de administração privada. Neste caso não há fins lucrativos, mas é financiado com ajudas públicas e dos associados. Seu objetivo é social e seus donos são aqueles que o fundaram.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Qual a diferença da Administração Pública é privada?

A diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na própria finalidade de cada uma. Em oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo.

O que é administração privada?

Os principais objetivos da Administração Privada são a rentabilidade, a competitividade e a integração, para promover o desenvolvimento da organização e o benefício de pessoas específicas, como os proprietários ou gestores e os funcionários.

Qual a diferença entre pública é privada?

A principal diferença entre empresas privadas e públicas é que as empresas públicas podem gerar fundos emitindo ações para o público. As empresas privadas só podem emitir ações para acionistas existentes ou empregadores atuais.

Qual é a semelhança entre administração privada é Administração Pública?

As privadas buscam a sustentabilidade de seus negócios e as públicas buscam o desenvolvimento da sociedade. A diferença principal entre a Gestão Pública e a Administração privada está na própria finalidade de cada uma. Gestão Pública: foco é o bem comum; Administração Privada: volta-se para o lucro ou para o consumo.