Diferença entre hiv e hpv

O HPV e o HIV são infecções sexualmente transmissíveis, entretanto são vírus diferentes. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, que, se não for tratado, pode causar AIDS. Já o HPV é o papilomavírus humano, que pode se manifestar como verrugas e, se não for tratado, pode causar alguns tipos de câncer. Como uma infecção sexualmente transmissível (IST) razoavelmente comum, o HPV requer monitoramento médico frequente para um melhor tratamento, os medicamentos buscam tratar o vírus bem como as verrugas e lesões que podem aparecer.

No caso da coinfecção entre HIV e HPV, se o tratamento antirretroviral não estiver sendo feito, o HIV pode acelerar o processo de desenvolvimento do HPV, por diminuir a imunidade da pessoa soropositiva. É relevante destacar que infecções por HPV aumentam significativamente o risco de transmissão do HIV, tanto para homens quanto para mulheres. Importante saber também que mulheres vivendo com HIV são particularmente afetadas pelo câncer de colo de útero (câncer cervical): elas têm até cinco vezes mais chances de desenvolver este câncer do que as mulheres que não vivem com o HIV.

Fonte: ONU Brasil

Qual a diferença do HIV com HPV?

O HPV e o HIV são infecções sexualmente transmissíveis, entretanto são vírus diferentes. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, que, se não for tratado, pode causar AIDS. Já o HPV é o papilomavírus humano, que pode se manifestar como verrugas e, se não for tratado, pode causar alguns tipos de câncer.

O que é pior HIV ou HPV?

A diferença entre o HIV e o HPV é que o HIV a pessoa terá para o resto da vida, já o HPV tem tratamento e vacina, a relação entre eles é que o HPV se torna mais dificil de ser tratado na presença da AIDS , nesse caso o HPV se torna perigoso pois pode acentuar os perigos do cancer do colo do útero.

Quem tem HPV vai ter HIV?

A infecção por HPV aumenta significativamente o risco de transmissão do HIV tanto para homens como para mulheres. Graças ao tratamento para o HIV, cada vez mais mulheres vivendo com HIV têm vidas longas e saudáveis, mas é necessário que essas mulheres não sucumbam a outras doenças, incluindo o câncer de colo do útero.

O que mata o vírus do HPV?

O tratamento depende do local e da gravidade das lesões. A maioria das pessoas com o HPV eliminará o vírus espontaneamente com a própria imunidade, não necessitando de nenhum tratamento, apenas acompanhamento.