Qual a diferença de gozar e orgasmo

Se você tem essa dúvida, mas sempre fica com vergonha de perguntar, acredite: é mais comum do que você imagina não saber a diferença entre gozar e ter orgasmo, e até mesmo achar que eles são a mesma coisa.

Já falei por aqui que muitas mulheres não sabem se já chegaram ao orgasmo, e entender a definição é importante para ajudar a identificar e estabelecer a diferença entre os atos.

ORGASMO é o pico máximo do prazer. Neste momento é comum ocorrer algumas reações fisiológicas, como contrações da musculatura pélvica, enrijecimento dos mamilos e do clitóris, e logo na sequência uma sensação gostosa de relaxamento.

Mas tire da cabeça as cenas cinematográficas de orgasmo! Há quem fique esperando “ir até as estrelas” ou “looping de montanha-russa”. Para ficar mais próximo da realidade, eu prefiro usar uma outra metáfora para o orgasmo: é como um espirro. A vontade chega, aumenta, chega ao pico e ocorre a sensação de relaxamento, alívio.

E como eu sempre repito, cada um é único! O orgasmo que eu sinto pode ser diferente do seu, que provavelmente é diferente do da sua amiga. São diferentes intensidades (orgasminho, orgasmédio, orgasmão), que estão relacionadas a quantidade de estímulos, da relação, de onde é este estímulo, de fatores psicológicos, sociais, de autoconhecimento, relacionais, etc.

Ficou clara a definição de orgasmo? Então preste atenção no que é gozar para entender melhor as diferenças.

GOZAR vem do gozo masculino, da ejaculação, ou seja, aquele líquido que sai do pênis. E apesar da confusão e da associação ao orgasmo, aqui está a diferença: é possível ter orgasmo sem ejacular e ejacular sem ter o orgasmo.

E a mulher, também ejacula? Esta ainda é uma discussão na ciência, mas a ejaculação feminina pode vir das glândulas de skeene (próximo ao clítoris e ao canal da uretra), e sair como um jato (chamado de “squirt”) ou bastante líquido. Mas atenção: pouquíssimas mulheres tem isso, e não está correlacionado com prazer – e é tema para um próximo texto!

Fuja sempre da bitolação e da pressão na hora do sexo, isso sempre joga contra. O mais importante é focar no prazer e explorar a sua sexualidade – e não como ou por onde ele acontece.