Qual a diferença de doença de Crohn e intestino Irritavel?

Gastroenterologia

Síndrome do intestino irritável: conheça suas causas, tratamento e como indentificar o distúrbio

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

22/05/2017

Dr. José Luiz Capalbo

Qual a diferença de doença de Crohn e intestino Irritavel?

​​​​A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um conjunto de sintomas localizados na região intestinal, mas que não correspondem necessariamente a uma lesão ou inflamação na mucosa do cólon.

Frequentemente ela é confundida, em razão de suas manifestações, com a intolerância à lactose ou ao glúten. O diagnóstico deve ser diferencial, para descartar problemas como intolerâncias, infecções e diferentes tipos de colite.

 Quais os sintomas da síndrome do intestino irritável?

Além das cólicas, há a sensação recorrente de extensão abdominal (quando a pessoa sente inchaço na barriga após as refeições), alternâncias entre diarreia e prisão de ventre e, frequentemente, a sensação de evacuação incompleta após ir ao banheiro.

Os sintomas da SII podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças gastrointestinais. Mas se você os sentir com certa periodicidade, busque orientação médica. Sem tratamento, a síndrome pode causar transtorno em sua qualidade de vida.

Quais as causas da síndrome do intestino irritável?

Entre as principais causas, há um forte componente emocional ligado a grandes cargas de estresse e ansiedade. Nos momentos mais intensos, pode ocorrer agravamento dos sintomas.

Existem remédios e tratamento, mas a mudança de hábitos é essencial: reeducação alimentar, alternativas de descompressão emocional e reação ao estresse e adoção de atividade física.

Qual o tratamento para síndrome do intestino irritável?​

Embora não exista um exame específico para diagnosticar a síndrome, é possível fazer testes para descartar outros problemas e doenças similares. Exames de sangue, culturas de fezes e até mesmo colonoscopias e outros exames de imagem podem ser necessários.

O objetivo do tratamento irá se concentrar em aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Além de mudanças no estilo de vida e alimentação, pode ser necessário incorporar suplementos de fibras e até mesmo antidepressivos leves como forma de gerenciar a ansiedade como gatilho da síndrome. Formulações específicas para lidar com sintomas como diarreia e ga​ses também podem ser recomendadas.

O tratamento pode permitir que a pessoa tenha uma vida social e familiar mais saudável e com menos sofrimento. A síndrome do intestino irritável não causa danos permanentes e não propicia que uma doença grave, como o câncer, por exemplo, se instale.

​​​

​Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147 9430​

​​ Agendamento​ ​

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. Mudanças na alimentação ajudam a prevenir as crises. 

Síndrome do cólon irritável é um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre (constipação) presentes pelo menos durante 12 semanas (consecutivas ou não).

Causas da síndrome do intestino irritável

  • Motilidade anormal do intestino delgado durante o jejum, contrações exageradas depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em resposta ao estresse;
  • Hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal à falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal, infecção e às alterações psicológicas;
  • Níveis elevados de neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo) no sangue e no intestino grosso;
  • Infecções e processos inflamatórios;
  • Depressão e ansiedade.

Veja também: Recomendações para evitar a formação de gases

Diagnóstico de síndrome do intestino irritável

O diagnóstico é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Ele deve ser bastante cuidadoso, porque algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável.

Sintomas de síndrome do intestino irritável

Os sintomas principais são:

  • Desconforto abdominal;
  • Dor;
  • Cólicas;
  • Alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre;
  • Flatulência exagerada;
  • Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.

Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas (veja abaixo, nas perguntas frequentes, outros alimentos que devem ser evitados).

Tratamento da síndrome do intestino irritável

Para a dor:

  • O tratamento da síndrome do intestino irritável é feito com antiespasmódicos. Alguns pacientes reagem bem ao uso de antidepressivos tricíclicos; outros, aos anti-inflamatórios e, nos casos mais rebeldes, à morfina e derivados.

Para a diarreia:

  • Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados. Casos mais refratários podem ser tratados com antibióticos por tempo curto.

Para a prisão de ventre:

  • Dieta rica em fibras e laxativos osmóticos, como o leite de magnésia e a lactulose, ajudam a aliviar os sintomas. Além desses, drogas capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também são úteis.

Recomendações para lidar com a síndrome do intestino irritável

  • Faça uma lista dos alimentos que possam estar associados ao aparecimento das crises e evite-os;
  • Adote dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas cuidado com os vegetais que aumentam a produção de gases, como repolho, couve-flor, batata doce, feijão, entre outros;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
  • Procure não mascar chicletes nem chupar balas que contenham sorbitol;
  • Mantenha um programa diário de exercícios físicos;
  • Não fume;
  • Não despreze o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas (relaxamento, por exemplo) podem trazer aos portadores da síndrome.

Perguntas frequentes sobre síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável pode causar câncer colorretal?

Não. A síndrome do intestino irritável não é maligna, não provoca nenhum tipo de lesão no intestino e não evolui para câncer colorretal ou outras patologias mais graves relacionadas ao intestino.

Que alimentos devem ser evitados?

Pacientes com essa síndrome devem apostar em produtos com pouca gordura e muitas fibras e evitar:

  • Comidas gordurosas;
  • Álcool;
  • Cafeína;
  • Açúcar;
  • Produtos com sorbitol (como balas sem açúcar e chicletes);
  • Vegetais que aumentam a produção de gases (como feijão, repolho e batata doce);
  • Leite e derivados;
  • Alimentos picantes ou com muitos conservantes.

A síndrome do intestino irritável tem cura?

Não. O tratamento da síndrome visa a administrar os sintomas. Normalmente, pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem manifestações clínicas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais.

Qual a diferença entre síndrome do intestino irritável e doença de Crohn?

A síndrome do Intestino irritável é uma doença funcional na qual não há lesões orgânicas no intestino. A doença de Crohn é uma doença crônica que incluem recidivas (recaídas) e períodos de bem estar (remissões). Nesta patologia o intestino se torna vermelho, inchado e com feridas.

Como é o intestino de quem tem Crohn?

Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal.

Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Quando desconfiar de doença de Crohn?

Principais sintomas da doença de Crohn Diarreia, cólica abdominal, perda de apetite e emagrecimento são os mais comuns. Às vezes, há febre e sangramento retal. Aftas frequentes, flatulência excessiva, dores articulares e manchas vermelhas na pele podem ter conexão com a doença.