Qual a diferença de bloqueador e protetor solar

Bronzeador, protetor ou bloqueador? Quais as diferenças?

Qual a diferença de bloqueador e protetor solar

Você sabe qual a diferença?

Bronzeador
Os bronzeadores são os óleos ou loções, que costumam oferecer grau de proteção mínima à pele e ainda por cima aceleram o processo de queimadura.

Protetor Solar
Os protetores solares tem como característica absorver a radiação e proteger a pele. Dependendo do tipo de pele e FPS podem permitem algum bronzeado. São aqueles que apresentam o FPS ( Fator de Proteção Solar) ate 25. São mais instáveis e devem ser reaplicados com frequência.

Bloqueador Solar
Os bloqueadores são refletores dos raios solares, eles agem como um ‘espelho’ na pele, contêm Dióxido de Titânio, uma substância que cria uma barreira para a passagem dos raios UV (ultravioleta). Embora proteja um pouco mais do que o protetor solar, não significa que bloqueia 100% dos raios solares, e sim que a proteção é ligeiramente maior e que possui uma quantidade de filtros solares maiores que os protetores solares. São também chamados de #físicos ou #inorgânicos. São mais estáveis e penetram pouco na pele. Indicados para pessoas sensíveis, alérgicas, crianças e gestantes. Como são muito eficazes contra queimaduras e devem ser usados durante todo o ano, evitando assim, manchas, câncer de pele e envelhecimento precoce.

Engana-se quem acha necessário se proteger do sol apenas quando for à praia ou à piscina. As pessoas devem se proteger do sol todos os dias, mesmo com o clima nublado, principalmente quando estiverem ao ar livre.

Para isso, é altamente recomendado o uso de alguns produtos como bloqueador ou protetor solar. Os dois têm como função principal proteger a pele contra os raios solares apesar de apresentarem algumas diferenças nas composições e aplicações.

Por que devemos nos proteger dos raios solares

De modo geral, a nossa atmosfera conta com uma capa protetora conhecida como camada de ozônio, responsável por filtrar a maior parte da radiação ultravioleta, mas existem algumas brechas que estão gerando um grande risco para os seres humanos, pois através delas passam radiações perigosas para nossa saúde, como:

Qual a diferença de bloqueador e protetor solar

UVB

Esse tipo de raio atinge a primeira camada da pele, auxiliando na produção de vitamina D. Entretanto, depois de horas de exposição a essa radiação podem ocorrer queimaduras e até câncer de pele.

UVA

Os raios UVA atingem uma camada mais profunda da pele, auxiliando na produção de melanina, principal responsável pelo bronzeamento, mas após longa exposição sob essa radiação pode ocorrer o envelhecimento da pele.

Entender como funcionam os protetores e bloqueadores solar é fundamental para garantir a proteção da pele dos riscos de câncer, queimaduras, entre outros.

Bloqueador solar X Protetor solar

Basicamente os protetores solares têm princípios ativos que absorvem a energia recebida pelos raios solares e convertem em outras formas de energia. Já os bloqueadores simplesmente refletem a luz emitida pelo sol.

O bloqueador solar possui óxido de zinco em sua composição, o que deixa a pele branca quando o produto é aplicado, funcionando como uma barreira contra os raios solares. Por isso, esse produto é altamente indicado para pessoas com peles muito claras ou sensíveis à luz solar.

Além disso, por criar essa barreira repele completamente a radiação UV, o bloqueador solar impede que a pele fique bronzeada. O bloqueador também é fundamental para pessoas que passaram por algum procedimento cirúrgico com objetivo de cobrir a cicatriz do sol.

Já o protetor solar é mais utilizado pelo público em geral, mas é diferente do bloqueador por ser um produto menos concentrado e ser absorvido pela pele em pouco tempo, sem perder a função de proteção.

Ele forma uma barreira química por conta dos filtros solares presentes em sua composição. Os filtros são os elementos que fazem o protetor repelir a radiação solar e podem variar de acordo com o fator de proteção solar (FPS).

Como aplicar

O ideal é aplicar tanto o bloqueador quanto o protetor ao longo do dia e, principalmente, depois de molhar o corpo entrando na piscina, cachoeira ou mar.

A quantidade recomendada é de uma colher do produto para cada parte do corpo sendo, rosto, peito, costas e braços e duas colheres para cada perna.

Vale ressaltar que os bloqueadores são menos absorvidos, deixando uma camada branca do produto na pele e por ser mais oleoso não é indicado para pessoas com pele oleosa.

Benefícios

O uso diário de protetor ou bloqueador solar se tornou indispensável aos seres humanos, especialmente com o aumento de buracos na camada de ozônio. Veja cinco benefícios de inserir o uso de protetores ou bloqueadores na rotina:

Proteção solar

Tanto o protetor quanto o bloqueador possuem componentes que repelem os raios ultravioleta, que causam danos ao organismo e à pele. É necessário aplicar diversas vezes ao longo do dia para manter a proteção.

Prevenção contra o câncer de pele

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 a cada 3 casos da doença se refere ao câncer de pele. O principal meio de prevenção é utilizar protetor solar diariamente, no rosto e no corpo, mesmo em dias nublado.

Hidratação da pele

A maioria dos protetores solares encontrados no mercado possuem textura cremosa e algum elemento químico em sua fórmula que estimula a hidratação, deixando a pele mais macia.

Clareamento de manchas

Geralmente, os protetores e bloqueadores possuem princípios ativos clareadores sendo que com a utilização diário do produto, as manchas podem diminuir e impedir o surgimento de novas manchas de pele.

Evitar acne

A acne é uma doença de pele ocasionada pela inflamação das glândulas sebáceas, produzindo cravos e espinhas. Os raios solares podem diminuir a imunidade da pele e inflamar as glândulas, ajudando no desenvolvimento de acne.

Saúde

A exposição exagerada ao sol é o principal fator de risco para o câncer de pele. Para evitar que a radiação alcance a epiderme é necessário fazer uso de protetores ou bloqueadores solares frequentemente, inclusive em dias frios e com pouco sol.

Além disso, é importante complementar a proteção ao sol com chapéus, óculos com proteção UV, roupas de manga comprida e, sempre que estiver ao ar livre, buscar as sombras. Descubra mais sobre o protetor solar ideal para a sua pele, no site da Dermo Manipulações!

Qual é a função do bloqueador solar?

"Os bloqueadores são produtos que bloqueiam por completo a penetração do sol na pele, impedindo sua agressão. Por conterem em sua fórmula óxido de zinco e o dióxido de titânio, garantem uma proteção mais efetiva por refletirem por completo a radiação solar", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Quais os melhores bloqueadores solar?

Protetor solar para o corpo: 4 produtos que valem a pena.
Neutrogena Sun Fresh Protetor Solar FPS 70..
Protetor Solar Anthelios XI FPS 70 La Roche-Posay..
Protetor Solar ISDIN HydrOlotion FPS 50..
Protetor Solar Corporal Idéal Soleil Hydrasoft Vichy FPS 70..
Protetor Solar Facial Bioré Perfect Milk FPS 50..

Qual o melhor bloqueador solar com cor?

Top 12 melhores opções de protetor solar com cor.
La Roche-Posay Anthelios Airlicium Antioleosidade. ... .
Neostrata Minesol Oil Control. ... .
Adcos Protetor Solar Stick. ... .
Bioderma Photoderm Nude Touch. ... .
Avène Mat Perfect. ... .
Vichy Idéal Soleil Clarify. ... .
Eucerin Sun Creme. ... .
ISDIN Fusion Water..

Qual é o melhor protetor solar?

Abaixo, você encontra os melhores protetores solar para comprar em 2022..
Bioré UV Perfect Face Milk. ... .
Eucerin Sun Oil Control. ... .
Neostrata Minesol Oil Control. ... .
La Roche-Posay Anthelios Hydraox. ... .
Vichy Idéal Soleil Clarify. ... .
La Roche-Posay Anthelios XL Protect. ... .
Avène Mat Perfect. ... .
Ada Tina Normalize Solar Matte..

Qual o melhor protetor solar indicado pela Anvisa?

SUNDOWN® e ROC® oferecem o FPS declarado em suas embalagens, seguem a legislação nacional e são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).