Qual a diferença do ferro para o aço

Qual a diferença do ferro para o aço

07 DE MAIO DE 2021 | POR


Muitos possuem dúvidas sobre qual a diferença entre aço e ferro fundido. Esses materiais são resistentes e bastante utilizados na indústria e construção civil, mas apresentam características diferentes e específicas para diversas aplicações. Você sabe quais são? Confira!

CARBONO: O ELEMENTO QUE PROPORCIONA A DIFERENÇA

Cada metal tem em sua composição vários elementos, o carbono é um exemplo. A diferença entre o aço e o ferro fundido é o teor do carbono que acaba proporcionando diferentes características e usos para aquele material. O aço possui em sua composição uma variação no carbono que varia de 0,008% a 2,11%. Já o ferro fundido, o teor do carbono está entre 2,11% e 6,67%.

O modo de fabricação também influencia. Um exemplo é o ferro fundido que tem os materiais adicionados em um forno de fusão e elevados a temperaturas acima de 1000 °C com outros elementos como cobre, cromo, molibdênio, níquel etc. passando pelos processos de fundição e usinagem.

Já o aço, por ter menos carbono em sua composição e ser mais flexível, sua modelagem é facilitada através de processos como forjamento, laminação e extrusão.

CARACTERÍSTICAS DO AÇO FUNDIDO

Por possuir mais carbono, o aço fundido é mais resistente e duro, mas é menos maleável e transformável. Ele possui 3 tipos: o ferro fundido cinzento, nodular e branco.

O ferro fundido cinzento é o mais utilizado. Sua fabricação é mais fácil, pois é feito a partir de sucatas, tem boa usinabilidade e capacidade de amortecer altas vibrações. É comum encontrá-lo aplicado pela indústria de máquinas e equipamentos.

O ferro fundido branco tem como característica principal uma alta taxa de resfriamento mais alta e é mais frágil. Por isso, é usado menos e apenas em peças que precisam de alta resistência a abrasão, dureza e baixa ductilidade. É utilizado em equipamentos para manuseio de terra e mineração.

Já o ferro fundido nodular é o que possui as melhores características comparado aos outros modelos e tem características semelhantes ao aço, como alta resistência, tenacidade e ductilidade. É bastante usado na fabricação de cunha de fricção, dutos, roldanas, placas etc.

CARACTERÍSTICAS DO AÇO

Como já dito anteriormente em nosso blog, o aço não é um metal puro, sendo feito através da combinação do ferro e carbono. Entre as suas ligas é comum ter outros elementos misturados, como silício, enxofre e fósforo. Clique aqui e descubra mais sobre as características dos aços.

APESAR DAS DIFERENÇAS, EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA?

A semelhança entre o aço e o ferro fundido é a resistência à corrosão que ambos possuem. Por isso, são usados em vários produtos e situações, principalmente naqueles que são colocados em áreas externas e estão sujeitos a mudança do clima.

FERRO E AÇO DE QUALIDADE É AQUI!

Cada tipo de metal possui suas características que podem proporcionar diversos usos. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ferro fundido e o aço, fica mais fácil saber qual é o melhor para a sua necessidade.

Na OESTE você encontra uma variedade de ferro e aço para atender a sua empresa/projeto e ter os melhores materiais. Entre em contato com um dos nossos especialistas e solicite um orçamento.


O que é melhor ferro ou aço?

Vale destacar que o ferro, por ser um tipo de minério encontrado na natureza, é uma matéria-prima muita mais cara e difícil de ser encontrada no estado puro. Já o aço, por sua vez, tem maior custo-benefício e apresenta outras características importantes, entre elas: Mais resistência. Mais maleável.

Qual é mais resistente o ferro ou o aço?

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível mais alto de densidade. Devido a essa força e versatilidade, o aço é muito popular em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias. Esses trabalhos exigem a maleabilidade que esse metal fornece.

Como saber se é ferro ou aço?

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio. Determine se o de aço observando a sua cor.

O que é aço Qual a diferença entre aço e ferro fundido?

As ligas metálicas denominadas aços e ferros fundidos são formadas pela combinação de ferro (Fe) e carbono (C) . As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%. Enquanto que no ferro fundido, o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.