Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

A meiose é o processo de divisão celular em que uma célula inicial diplóide dá origem a quatro novas células haplóides. Estas possuem a metade do número de cromossomos da célula-mãe. A meiose é utilizada na formação dos gametas sexuais – espermatozóides e óvulos.

O Beduka preparou um artigo te explicando tudo sobre o que é meiose para te ajudar a se preparar para as questões de biologia na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM. Nosso objetivo é tirar todas as suas dúvidas sobre esse processo de divisão celular com este artigo.

Confira também nossos exercícios sobre Meiose.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Meiose;
  • Fases da Meiose;
  • Diferenças entre Mitose e Meiose.

Para compreender bem o que é meiose e todas as fases deste processo de divisão celular, precisamos aprender antes alguns conceitos. Vamos lá?

Conceitos Iniciais

Estes conceitos são importantes não só para esta matéria, mas também para outras áreas relacionadas à genética. Uma boa compreensão deles é fundamental para fazer a leitura das questões de biologia do ENEM sem ter dúvidas.

O que são Cromossomos?

Cromossomos são os elementos que integram o material genético. Isso significa que todo o DNA – ou RNA, em outros seres – está localizado nos cromossomos. O número de cromossomos e também seus tipos se diferenciam de uma espécie para outra. Os humanos possuem 46 cromossomos (23 conjuntos de pares). Já os cães, possuem 78 (39 conjuntos de pares).

Essas unidades são formadas por proteínas e ácidos nucleicos. Nos cromossomos encontramos o código genético para cada característica de um indivíduo – o DNA.

  • Aprenda também o que é Material Genético.

Células Haplóides e Diplóides

  • Células Haplóides: São células que têm apenas metade do número de cromossomos da espécie (um conjunto de cromossomos).
  • Células Diplóides: São as células que contêm o número total da espécie (dois conjuntos de cromossomos).

Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

As células podem se dividir de maneiras diversificadas. Quando dá-se a fecundação, o novo ser formado adquire 50% das características da mãe e os outros 50% das características do pai.

Quando o embrião é formado, ele se multiplica, gerando células idênticas. Isso acontece em razão da divisão celular, que pode acontecer de dois meios: mitose e meiose. Iremos te explicar melhor o que é meiose.

  • Não deixe de conferir o artigo COMPLETO sobre Divisão Celular!

A meiose é o processo de divisão celular que, a partir de uma célula diplóide inicial, são originadas quatro células haplóides. Isso significa que, ao final da meiose, as células-filhas formadas possuem metade do número de cromossomos da célula-mãe.

No caso dos seres humanos, as células possuem 46 cromossomos, como dissemos anteriormente. A meiose é o processo em que os gametas sexuais (espermatozóides e óvulos) são formados. Cada um destes gametas contém 23 cromossomos. 

A meiose ocorre em duas etapas de divisões sucessivas:

  • Meiose I: Também chamada de etapa reducional, o número de cromossomos da célula é reduzido pela metade.
  • Meiose II: Denominada etapa equacional, o número de cromossomos das células formadas na meiose I permanece o mesmo na nova divisão.

Etapas da Meiose

No processo de meiose, existem etapas bem definidas. São elas:

Meiose I

As etapas da meiose I são:

Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

  1. Prófase I;
  2. Metáfase I;
  3. Anáfase I;
  4. Telófase I. 

Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

1. Prófase I

A etapa de prófase I pode ser subdivida em cinco fases:

  • Leptóteno: Nesta etapa, pequenas condensações chamadas cromômeros começam a surgir nas cromátides dos cromossomos;
  • Zigóteno: cromossomos homólogos são emparelhados – esse processo é denominado sinapse;
  • Paquíteno: as quatro cromátides de cada par de cromossomos podem sofrer uma ruptura, podendo alterar suas posições entre si. Devido aos cromossomos serem transportadores de genes, acontece a recombinação gênica.
  • Diplóteno: os cromossomos se distanciam, mas permanecem conectados pelos locais onde houve a recombinação. Essas regiões são chamadas de quiasmas;
  • Diacinese: os cromossomos permanecem em processo de condensação e separação. Dessa forma, os quiasmas seguem para os extremos das cromátides – esse processo é chamado de terminação dos quiasmas. Ao passo que as etapas progridem, o nucléolo e a carioteca desaparecem.

2. Metáfase I

Nesta etapa, a carioteca (membrana que envolve o núcleo da célula) desaparece. Posteriormente, os pares de cromossomos se alinham no centro da célula e os centrômeros se conectam às chamadas fibras de fuso – que surgem nesta etapa. 

3. Anáfase I

Nesta etapa, os centrômeros permanecem unidos e cada cromátide segue para um dos pólos da célula.

4. Telófase I

Nesta etapa, os cromossomos passam pela desespiralização e pelo rearranjo, voltando a estarem dispostos em pares de cromátides. Também na telófase I, o núcleo se organiza novamente e o citoplasma é dividido, originando duas novas células haplóides – com metade no número de cromossomos da célula-mãe.

Meiose II

As etapas da meiose II são:

  1. Prófase II;
  2. Metáfase II;
  3. Anáfase II;
  4. Telófase II. 

Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

1. Prófase II

Nesta fase, os cromossomos são condensados e os centríolos se duplicam. Posteriormente, o nucléolo e a carioteca (membrana nuclear) tornam a desaparecer.

2. Metáfase II

Na metáfase II, os cromossomos se alinham no centro da célula juntamente às fibras de fuso.

3. Anáfase II

Nesta etapa, as cromátides são separadas e, por meio das fibras de fuso, seguem para cada um dos extremos da célula

4. Telófase II

Na telófase II, as fibras somem e os cromossomos permanecem localizados nos pólos da célula. Posteriormente, a carioteca aparece o nucléolo é reorganizado. Por fim, a célula é dividida novamente. Ao final da meiose, surgem quatro células-filhas haplóides.

Diferenças entre Mitose e Meiose

Qual é a importância da meiose para os seres vivos em geral?

  • Na mitose são geradas duas células iguais à célula inicial. Já na meiose, são formadas quatro células-filhas com material genético diferente do material da célula-mãe. 
  • Na meiose, o número de cromossomos nas células novas é reduzido pela metade. A mitose mantém o número de cromossomos entre a célula-mãe e as células-filhas.
  • A mitose acontece na grande parte das células do corpo. A meiose, por sua vez, ocorre apenas na formação dos gametas femininos e masculinos.
  • Confira o artigo COMPLETO sobre o que é Mitose!

Além de aprender o que é Meiose, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Qual a importância da mitose e meiose para os seres vivos?

Mitose — regeneração e crescimento dos tecidos, formação de gametas nos vegetais, cicatrização e divisões do zigoto no desenvolvimento do embrião; Meiose — na meiose, há a garantia de diversidade genética a partir da reprodução sexual; nos animais, formam-se os gametas; nos vegetais, a formação de esporos.

Qual a importância da meiose para a reprodução humana?

A meiose cria células sexuais (ou gametas) e se dá apenas em organismos diploides. As células filhas são diferentes da célula mãe, geneticamente diferentes entre si e iguais no número de cromossomos. Por isso, a meiose é um dos principais fatores para a variabilidade genética nos seres vivo.

Qual a importância do processo de mitose para os seres vivos?

A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.

Qual a importância da meiose para a variabilidade genética dos seres vivos?

Devido a essa capacidade de gerar células diferentes entre si, a meiose garante variabilidade genética. Isso garante que indivíduos da mesma espécie possuam capacidades diferentes e adaptações diversas a diferentes condições.