Qual a diferença de abono para pis

É comum essa confusão entre os benefícios PIS e abono salarial. Em geral, são chamados apenas de PIS, mas existe diferença entre eles. Acompanhe!

A cota do PIS é um benefício do governo para quem trabalhou registrado entre 1971 e 1988. Atualmente, ele não existe mais, porque todo o saldo restante foi transferido para o FGTS.

Agora, o abono salarial é um benefício que todo ano garante um valor extra aos trabalhadores brasileiros, desde que tenham cumprido os requisitos (clique e saiba mais).

Vou te explicar agora todos os detalhes e a diferença sobre a cota do PIS e o abono salarial. Acompanhe!

O que é o abono salarial?

O abono salarial é um benefício anual pago aos trabalhadores de empresas privadas no Brasil. Contudo, não são todos os trabalhadores que têm direito ao benefício. Veja as regras:

  • Ter cadastro no PIS e carteira assinada em que o primeiro registro aconteceu há pelo menos 5 anos;
  • Você não pode ter recebido uma remuneração média maior que 2 salários-mínimos no último ano usado como base para pagamento;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada no último ano usado como base para pagamento do PIS;
  • A empresa em que você trabalha precisa ter informado os dados corretos em uma declaração chamada RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Em outro artigo que publiquei aqui no blog, expliquei todos os detalhes sobre o abono salarial (que também é chamado de PIS!) – clique aqui para ler.

O que é o PIS?

O PIS é a sigla de Programa de Integração Social, ele é um benefício para trabalhadores em empresas privadas que foram registrados entre 1971 e 1988.

Hoje, o benefício abono salarial (que comentei acima) também é chamado de PIS, mas são benefícios diferentes.

O PIS também é confundido com o NIS, que é um número geral que dá acesso a outros benefícios do governo.

No PIS, entre os anos 1971 e 1988, as empresas faziam depósitos anuais de cotas que eram proporcionais ao salário e tempo de serviço dos empregados ativos.

Quem trabalhou em empresa privada nesse período e ainda tem saldo de cotas do PIS, pode ter direito a sacar os valores.

Nos últimos anos, o governo realizou várias ações para liberar os pagamentos. Em 2019, foi liberado o valor total para o trabalhador que ainda tinha alguma cota.

Até então, só podia sacar o dinheiro quem tinha 60 anos ou mais, estava aposentado ou tinha alguma doença grave.

Agora, em 2020, o governo acabou com a cota do PIS. Se você ainda tiver algum valor, ele foi transferido para o FGTS e será criada mais uma conta do fundo de garantia.

Diferença entre PIS e Abono Salarial: eles são a mesma coisa?

Não! Eles são benefícios diferentes. Inclusive, foram pagos em épocas muito distantes, o PIS nos anos 70 e 80; e o abono salarial é pago até hoje.

O PIS é referente aos valores de cotas pagas aos trabalhadores que tinham carteira assinada no período entre 1971 a 1988.

Caso você não tenha realizado o saque das cotas do PIS até 2020, o valor foi transferido para o saldo do FGTS.

Já o abono salarial é o benefício que todo ano garante um valor extra aos trabalhadores brasileiros, desde que cumpra alguns requisitos que já comentei aqui.

Como consultar o PIS?

Você pode consultar o seu saldo no Portal Cidadão da Caixa Econômica. Para isso, você precisa ter a senha do Cartão Cidadão – clique aqui e saiba como cadastrar uma senha.

Com o Cartão Cidadão, você também pode verificar o saldo nos caixas eletrônicos da Caixa, desde que também tenha a senha

Se você não conseguir o acesso pelo site, você consultar pelo telefone 0800 726 0207 ou nas agências da Caixa.

Lembrando que hoje o PIS vai aparecer como uma conta adicional de FGTS, porque o governo transferiu todo o valor restante de PIS para uma nova conta do fundo de garantia.

Como acessar o abono salarial pela internet?

A consulta do abono salarial pelo celular pode ser feita de duas maneiras. A primeira é pelo navegador, acessando o extrato dos benefícios do governo; a segunda forma é pelo aplicativo Caixa Trabalhador.

> Clique aqui e veja o passo a passo completo das duas maneiras para você acessar o extrato do abono salarial pelo celular.

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo e seguir as nossas redes sociais!

Qual a diferença de PIS e do abono?

A resposta é não. O PIS trata-se do beneficio social destinado aos trabalhadores que possuíram carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988.

Quem recebeu o PIS recebe o abono salarial?

O Abono Salarial é um beneficio anual no valor máximo de um salário mínimo vigente na data do pagamento e está assegurado aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 ...

O que e o abono do PIS?

Já o abono salarial é um valor pago anualmente para quem, no ano-base, trabalhou com carteira assinada ganhando até dois salários mínimos, em média. O valor do abono do PIS/Pasep é proporcional aos meses de trabalho, limitado ao salário mínimo do ano de saque.

Como saber se tem abono do PIS?

Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber do abono salarial, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital. Para baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no celular, clique nos links abaixo. O acesso ao sistema deve ser feito com o CPF e senha do gov.br.