Qual a diferença da paisagem natural e cultural

O que é uma paisagem natural:

Paisagem natural é qualquer ambiente que não sofreu influência humana, mantendo preservados todos os elementos e características típicas da natureza.

Florestas densas e virgens, os topos das montanhas e os desertos são exemplos de ambientes com paisagens naturais, pois sofreram com pouca ou nenhuma alteração feita pelos seres humanos.

Em suma, as paisagens consistem em tudo aquilo que pode ser percebido pelo ser humano através dos seus sentidos, como o tato, o olfato, a visão e a audição.

Exemplos de paisagens naturais

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
Nas paisagens naturais, não se percebe a influência da atividade humana
Qual a diferença da paisagem natural e cultural
As montanhas são exemplos de paisagens naturais estáticas, não são observadas mudanças

Diferença entre Paisagem Natural e Cultural

Também conhecidas como paisagens antrópicas, as paisagens culturais são aquelas onde a interferência dos seres humanos no ambiente é notável.

Os humanos utilizam os recursos presentes no ambiente natural e alteram-no para satisfazer as suas necessidades, inserindo na paisagem objetos que caracterizam uma presença social e cultural no espaço.

As cidades, as estradas, as pontes e os edifícios são exemplos de paisagens culturais (que também podem ser entendidas como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas).

Saiba mais sobre paisagem cultural.

Exemplos de paisagem cultural

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
As construções humanas modificam a paisagem
Qual a diferença da paisagem natural e cultural
Mesmo possuindo elementos naturais, as plantações são exemplos de paisagens culturais ou humanizadas

E como dito, as paisagens naturais não apresentam uma interferência significante do ser humano, preservando as características definidas pela própria natureza no ambiente.

Vale ressaltar que as paisagens, tanto naturais como as humanizadas, são consideradas dinâmicas quando estão em transformação, apesar de apresentarem uma temporalidade de alterações distintas.

Nas paisagens naturais, por exemplo, as transformações podem ocorrer de modo mais lento de acordo com as mudanças naturais ocorridas na natureza ou de maneira mais rápida, quando se trata da movimentação de animais, quedas de árvores ou folhas, nuvens ou qualquer outra alteração na percepção do ambiente.

Já nas paisagens culturais ou modificadas as alterações dinâmicas, em geral, se relaciona com as construções, o trânsito ou outras mudanças.

Saiba mais sobre meio ambiente e espaço geográfico.

Paisagem cultural é uma paisagem que combina elementos culturais e naturais dentro de um recorte territorial. Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza.

Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas.

Criada pela UNESCO em 1992, a paisagem cultural é uma categoria utilizada para a preservação do Patrimônio Cultural.

Paisagem cultural e a preservação do patrimônio

Paisagem cultural é uma categoria para a preservação do patrimônio, criada pela UNESCO e regulamentada no Brasil em 2009, pela portaria nº 127. A partir do estabelecimento dessa chancela, paisagem cultural tornou-se um instrumento de preservação do patrimônio brasileiro.

De acordo com a legislação brasileira, a paisagem cultural é:

Porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.

O órgão responsável pelo reconhecimento de uma paisagem cultural é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a responsabilidade de preservar esses ambientes é tanto dos gestores públicos quanto da comunidade.

Podemos citar como exemplos de paisagens culturais do Brasil a relação entre o candando e o cerrado, o sertanejo e a caatinga, o boiadeiro e o pantanal e o gaúcho e o pampa.

Conheça melhor o cerrado, a caatinga, o pantanal e o pampa.

Paisagem cultural brasileira e a sua preservação

A UNESCO possui uma lista de paisagens culturais reconhecidas ao redor do mundo. No Brasil, destaca-se a cidade do Rio de Janeiro, que em 2012 foi a primeira área urbana do mundo a receber a chancela de paisagem cultural pela organização.

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
Rio de Janeiro.

Além disso, a UNESCO concedeu o título de paisagem cultural ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
A Igreja de São Francisco de Assis é uma das edificações do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
Cidade de Paraty, Rio de Janeiro.

Outros exemplos de paisagens culturais reconhecidas fora do Brasil são: a zona cafeeira na Colômbia, as antigas instalações de produção de tequila no México, as plantações de arroz nas Filipinas e a cidade de Sintra, em Portugal.

Diferenças entre paisagem cultural e paisagem natural

Uma paisagem natural é aquela onde predominam os elementos naturais e onde houve pouca ou nenhuma intervenção humana. Nesses casos, as paisagens são resultado da ação da natureza e suas modificações são decorrentes dos fenômenos ambientais.

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
Paisagem natural, com pouca ou nenhuma interferência do homem.

Uma paisagem cultural, por sua vez, é aquela onde o homem provocou mudanças. Essas mudanças são decorrentes das formas que o ser humano desenvolveu suas atividades de alimentação, comunicação, cultura e locomoção.

Qual a diferença da paisagem natural e cultural
Interação entre elementos culturais e naturais na cidade de Olinda, Pernambuco.

É importante salientar que a paisagem cultural pode ser bastante dinâmica, pois a maneira como o homem interage com o seu meio e as técnicas que utiliza para a sua sobrevivência mudam constantemente e essas mudanças se refletem no território.

Saiba mais sobre paisagem natural.

O que é paisagem?

Para a geografia, paisagem é a configuração de diversos elementos em um determinado espaço e que podem ser percebidos pelos nossos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.

Uma paisagem pode ser composta de montanhas, árvores, construções, animais, etc. Os sentidos podem percebê-la pelo toque, pelos sons dos pássaros, pela própria visão, pelo cheiro de grama molhada após uma chuva e até mesmo, pelo sabor de uma fruta colhida no pé.

Saiba mais sobre a UNESCO e Espaço Geográfico.

Qual é a diferença entre a paisagem natural e paisagem cultural?

Paisagem natural: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas. Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.

Qual é a diferença entre natural e cultural?

Mundo natural é aquele que, pertence exclusivamente à Natureza e é formado de “produtos” livres de intervenção humana. O mundo cultural é formado por produtos “resultantes” da ação humana. Desde a machadinha, barraco e até a linguagem, são produtos culturais.

O que é uma paisagem cultural de exemplos?

O que é paisagem cultural: Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza. Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas.

Quais são os tipos de paisagem cultural?

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural. As cidades são um exemplo de paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano.