Qual é a relação entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento da contabilidade?

São Paulo : Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2006. Dissertação de Mestrado em Controladoria e Contabilidade: Contabilidade

Resumo :

Neste trabalho, a contabilidade reveste-se de historicidade e insere-se no contexto da Economia Solidária (ES) como um fundamental instrumento de democracia e cidadania. Tendo como foco de estudo a relação entre Contabilidade e Autogestão (modelo de gestão da ES), o objetivo foi compreender e analisar a dimensão contábil nos processos de autogestão dos empreendimentos solidários, levantando desafios e demandas contábeis suscitadas nesse processo. Para tanto, foram criadas seis variáveis de análise que representaram aspectos da dimensão contábil, as quais são: 1) Forma de comunicação; 2) Conteúdo da informação; 3) Utilidade da informação; 4) Apropriação da informação; 5) Relação contador-usuário; 6) Legislação contábil. Os resultados obtidos, por meio do estudo de caso realizado em um empreendimento de ES, estão alinhados com estudos anteriores sobre o tema. As conclusões mais relevantes apontaram para confirmação das demandas e acrescentaram novas, dentre as quais destacam-se: a mudança da linguagem dos relatórios; criação de novos instrumentos contábeis apropriados à ES; novo perfil do profissional da área contábil; uma didática de formação em contabilidade adequada à realidade social dos trabalhadores; uma nova formação do contador baseada na realidade brasileira e preocupada com as questões sociais; e uma nova legislação contábil.Por outro lado, esta pesquisa indicou caminhos ou elementos à superação do hiato existente entre a realidade e necessidades destes usuários e as tradicionais posturas profissionais e instrumentos contábeis disponíveis à autogestão. Portanto, este trabalho contribui para a ampliação do campo de conhecimento sobre a relação contabilidade e autogestão, bem como para a reafirmação da contabilidade enquanto instrumento indispensável ao desenvolvimento econômico dos empreendimentos da ES e ao desenvolvimento de relações mais democráticas e solidárias. Entretanto, há necessidade de novas pesquisas para o aprofundamento das questões aqui levantadas e para desvelamento de outras faces do fenômeno.

Economia

Desenvolvimento econômico: conheça as principais teorias a respeito

Desenvolvimento econômico: conheça as principais teorias a respeito

Você sabe o que um país deve fazer para alcançar o desenvolvimento econômico?

A teoria do desenvolvimento econômico é uma das mais estudas pelos economistas. A sua base é discutida no campo da macroeconomia.

Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico

Existe uma diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico.

O primeiro deles é mais fácil de ser atingido. Ele pode ser definido como a melhora dos indicadores quantitativos da economia.

O crescimento econômico ocorre em momentos de aumento do consumo e produção de bens e serviços. Tal aumento pode ser mensurado através de indicadores financeiros, como o Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB).

Como, por exemplo, o aumento da renda, a redução do desemprego ou o aumento do consumo.

Por outro lado, o desenvolvimento econômico se trata de um conceito mais abrangente. Pode-se dizer, portanto, que o desenvolvimento abrange o crescimento econômico. Ou seja, não há desenvolvimento sem o crescimento. Porém, nem sempre que há crescimento pode ser considerado que existiu o desenvolvimento.

Como visto anteriormente, o desenvolvimento deve ser acompanhado também de melhorias nos indicadores de bem-estar geral da população. Alguns desses indicadores são:

  • Distribuição de renda;
  • Expectativa de vida;
  • Segurança e grau de liberdade econômica.

Teorias a respeito do desenvolvimento econômico

Não existe, até hoje, um consenso sobre como atingir o desenvolvimento da economia. No entanto, existem teorias que são mais aceitas.

É importante ressaltar, no entanto, que essas teorias representam correntes de pensamento. E, ainda, que muitas dessas teorias variam de acordo com a época que foram produzidas.

Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo.

Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento. Os defensores desta corrente acreditam no poder da iniciativa privada em gerar desenvolvimento e pregam que o estado deve interferir o mínimo possível na economia.

O desenvolvimento se daria, principalmente, através do aumento da produtividade dos fatores de produção. Isto é, através do avanço da tecnologia, que permitiria uma maior produção com menor uso do tempo e do trabalho.

Os principais expoentes desta teoria são os Estados Unidos da América e a Inglaterra. Além disso, outros países adotaram, em maior ou menor medida, as teorias neoliberais para se desenvolver – tais como os tigres asiáticos e o Chile.

A outra corrente do desenvolvimento econômico deriva das ideias do Keynesianismo. As pessoas que suportam esta corrente acreditam que o estado deve ter um maior papel como indutor do crescimento econômico.

Principalmente de acordo com Keynes, o estado deveria atuar com políticas anticíclicas em momentos de crise. Como por exemplo, elevando a demanda agregada para frear o desemprego.

Um exemplo de país que cresceu com a intervenção do estado na economia é a China. Discute-se, porém, se a China teria atingido o crescimento ou o desenvolvimento econômico.

Qual a importância do conceito de desenvolvimento?

Como você pode ver, existem diferentes ideias a respeito do desenvolvimento econômico. Em suma, no entanto, todas convergem para o fato de que o país deve atingir o crescimento da renda (PIB) e do consumo, bem como o avanço de aspectos qualitativos do bem-estar da população.

Qual é a relação entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento da contabilidade?

A contabilidade vem se apresentando como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento econômico nos novos tempos, pois, além de cumprir um importante papel no processo de geração de emprego e renda, por meio da função empreendedora que desempenha, possui uma importante função social quando orientam e executam ...

Qual é a relação entre economia e contabilidade?

Ou seja, as Ciências Contábeis proporcionam uma análise das finanças como um todo, identificando fragilidades e definindo como os recursos podem ser investidos. No caso das Ciências Econômicas, o profissional identifica as possibilidades que as empresas podem aproveitar, levando em conta a sua estrutura financeira.

Qual a relação do desenvolvimento econômico?

Enquanto o crescimento econômico é voltado para produção, consumo e enriquecimento, o desenvolvimento está mais ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores.

Qual a importância da contabilidade no contexto econômico?

possibilitando a empresa extrair dados reais para tomada de decisão e consequentemente se refletirá numa economia para a empresa, pois, a contabilidade tem o poder de diagnosticar o quadro econômico e financeiro da empresa.