Qual a altura padrão de armário de parede?

Qual a altura padrão de armário de parede?

Construir e mobiliar exige uma matemática precisa: é necessário encaixar cada item em seu cantinho. Confira algumas referências para encontrar as medidas ideais para as diferentes partes de um armário ou closet:

Qual a altura padrão de armário de parede?
CABIDEIRO
Qual é a profundidade ideal para guarda-roupas?
Quando a porta é de abrir, 55 cm são ideais. Quando o modelo for de correr, as medidas variam entre 65 cm e 70 cm, dependendo do fabricante.
Qual é a altura ideal para cabideiros (considerando casacos e vestidos)?
A altura entre piso e cabideiro pode ser de 2 m. Mas isso também depende da altura da pessoa. Se a estatura for baixa, o ideal fica entre 1,80 m a 1,85 m. Para camisas e blazers deve-se deixar livre entre 1,05 m e 1,10 m. Para saias, calças e blusinhas, valem de 85 cm a 90 cm. Já para vestidos e casacos longos, as medidas são de 1,30 m a 1,50 m. A parte de baixo geralmente é reservada para gavetas ou prateleiras.
Qual a medida mínima para que as portas do armário se abram sem encostarem na cama?
Se a porta for de correr, a circulação não será prejudicada. Se for de abrir, a dica é fazer em uma medida sempre menor que a da circulação.
SAPATEIRA
Qual é a profundidade ideal para sapateiras?
35 cm livres, no caso de prateleiras. Se o objetivo for colocar 2 pares – um atrás do outro – o ideal é 60 cm a 65 cm de interior de gaveta. Considerando o interior, com 35 cm e portas de correr, a profundidade deve ficar entre 42 cm e 43 cm. Com portas de abrir, as medidas variam entre 38 cm e 40 cm.
Qual é a altura ideal para sapateiras?
Qual a altura padrão de armário de parede?

Se o modelo for com prateleiras, deve-se considerar a altura dos braços. Se for retrátil ou com gavetas, o alcance até o sapato é comprometido já com 1,60 m, quando os compartimentos estiverem abertos.
GAVETAS COM DIVISÓRIAS
Qual é a profundidade ideal para gavetas?
50 cm
Quais são as medidas para divisórias de roupas íntimas?
A melhor opção é uma colmeia de 15 x 15 cm, para caber um sutiã de bojo, por exemplo. Para meias e lingeries, 10 x 10 cm são ideais.

Com informações do Portal Decoração

Qual a altura padrão de armário de parede?
DICA| O portfólio de produtos da FOXLUX inclui ferramentas de qualidade
que não podem faltar na rotina de trabalho da marcenaria.

Ter uma cozinha planejada é o sonho de todas as pessoas. Porém, mesmo que a vontade não possa ser concretizada agora, é importante seguir alguns padrões de altura para que utilizar a cozinha não seja algo prejudicial para a saúde.

Caso as bancadas ou prateleiras tenham tamanho e alturas irregulares, podem acabar gerando alguns esforços desnecessários, trazendo dores às costas. Por isso, adaptar móveis ou adquiri-los do tamanho correto vai te poupar de uma dor de cabeça. Ou seria de coluna?

Existe uma altura ideal?

Quando se pensa em decoração, a maioria das bancadas vêm com uma medida de altura definida, com o padrão de 90 centímetros. Já os armários superiores possui a altura de 1,55 metros em relação ao chão. Essas medidas são feitas de acordo com a média de altura do brasileiro. Por isso, caso o seu móvel seja planejado, com medidas diferentes das citadas, é preciso que seja respeitado o espaçamento de 65 centímetros entre a bancada e o armário.

LEIA TAMBÉM: Como organizar a cozinha para ela se tornar mais eficiente?

Profundidade

Outro ponto de atenção para os armários superiores é sobre a sua largura ou profundidade. Como você vai acabar se debruçando sobre a bancada, o essencial é que a parte de cima seja de 20 a 25 centímetros mais recuado do que a bancada.

Atenção ao microondas

O microondas não deve ficar muito alto ou dentro do armário superior pois isso dificulta o manuseio dos alimentos que estarão quente. Nesse caso, o mais correto é criar um nicho abaixo desse armário de uso exclusivo para o microondas. Uma altura boa para esse nicho seria de 45 centímetros de diferença em relação a bancada.

LEIA MAIS:

⋅ Qual o melhor piso para a sua casa?

⋅ 6 cuidados essenciais com a casa durante o verão

⋅ Conquiste um ambiente mais fresco investindo nas plantas

Qual a altura normal de um armário de parede?

Também é importante não deixar o armário superior tão alto que fique muito difícil de ser alcançado. Uma altura confortável para pessoas de estatura mediana é de cerca de 1,50m entre o chão e a base do armário, podendo ser elevado até 1,60m para pessoas mais altas.

Qual a altura correta para armário aéreo?

Altura ideal – Armários aéreos e prateleiras A altura da base do armário aéreo é de no mínimo 140 cm em relação ao piso e sobre bancadas a altura padrão é de 150 cm. Já em áreas de circulação, o móvel deve ser bem alto e visível com 200 cm, assim as pessoas circulam por baixo deles.

Qual a altura ideal para um armário planejado?

É importante que os móveis planejados, como os armários da cozinha, estejam a 15 cm ou 20 cm de distância do chão, isso evita problemas com umidade e proporciona mais acesso aos pés. A altura do armário inferior até o chão, contando o espaço mínimo para os pés, é de 90 cm a 93 cm.

Qual é a altura padrão de um armário por cima da pia?

Armários sobre a pia ficam entre 61 e 91 centímetros acima do balcão, liberando o espaço acima desta área. Não há medida padrão, e normalmente depende do tamanho do armário escolhido para esta área. Armários acima do forno são normalmente pendurados à mesma altura.