Quais são todos os órgãos que fazem parte do sistema respiratório?

Autor: Rafael Lourenço do Carmo MD • Revisor: Catarina Chaves MD
Última revisão: 08 de Junho de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

O sistema respiratório consiste em vários órgãos que funcionam como um todo para oxigenar o corpo ao inalar ar e exalar dióxido de carbono. O trato respiratório é dividido em três seções, sendo a primeira o trato respiratório superior, que é constituído do nariz e cavidades nasais, dos seios paranasais e da faringe. As vias aéreas são a seção média, e incluem a laringe, a traqueia, os brônquios e bronquíolos. Finalmente, a seção inferior do trato respiratório são os pulmões propriamente ditos, que são constituídos dos bronquíolos respiratórios, dos ductos alveolares, dos sacos alveolares e dos alvéolos.

Esse artigo irá destacar as principais informações anatômicas de cada seção e terminar com uma rápida visão geral das patologias do sistema respiratório. A anatomia e a fisiologia da respiração serão vistos em outro artigo. 

Fatos importantes sobre o sistema respiratório
Função Troca gasosa (hematose): fornece oxigênio para o organismo e elimina gás carbônico
Componentes Trato respiratório superior: nariz e cavidades nasais, seios paranasais e faringe
Trato respiratório médio: vias aéreas (laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos)
Trato respiratório inferior: pulmão (bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos)
Histologia Tratos respiratórios superior e médio: epitélio respiratório (epitélio pseudoestratificado colunar ciliado)
Trato respiratório inferior: epitélio simples + tecido conjuntivo frouxo com fibras elásticas

Antes de começarmos, para entender melhor a anatomia dos órgãos do sistema respiratório, assista à vídeoaula abaixo:

Trato respiratório superior

O trato respiratório superior é revestido por epitélio respiratório, que é conhecido como epitélio pseudoestratificado colunar ciliado, exceto por certas partes da faringe, que também entram em contato com o bolo alimentar da cavidade oral durante a deglutição.

Epitélio pseudoestratificado colunar ciliado

Quando o ar é inspirado ele atravessa do nariz para a cavidade nasal, que se comunica com os seios paranasais. No teto da cavidade nasal encontram-se células olfatórias, que se deslocam com a passagem do ar e percebem diferentes odores, permitindo ao cérebro registrá-los e fornecer o senso do olfato ao corpo humano.

Nervo olfatóáio - vista medial (verde)

Quer aprender rapidamente a anatomia dos órgãos do sistema respiratório? Confira a nossa apostila de exercícios gratuita.

O ar então passa posteriormente para a nasofaringe, que é a parte mais posterior da cavidade nasal, que se comunica com a garganta. Uma vez na faringe, ele desce pela orofaringe até a laringofaringe.

Há muito o que aprender sobre o sistema respiratório! Verifique todos os nossos recursos abaixo:

Trato respiratório médio

Vias aéreas

Como no trato respiratório superior, as vias aéreas e os pulmões são revestidos de epitélio respiratório. Uma vez que o ar entra na laringe, ele encontra-se totalmente no interior de órgãos respiratórios. Continua inferiormente ao longo da laringe até a traqueia, que se bifurca em brônquios principais direito e esquerdo e subsequentemente em um padrão de ramificação arboriforme em bronquíolos.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre a traqueia com os links em baixo.

Trato respiratório inferior

Pulmões

A seção final do trato respiratório é no interior do tecido pulmonar. Os bronquíolos se dividem em bronquíolos respiratórios cada vez menores, que possuem ramos terminais que contém vários ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos terminais em formato de cachos de uva. É ali que o oxigênio nas células pulmonares se difunde para o sangue e o oposto acontece com o dióxido de carbono, que tenta deixar as moléculas de hemoglobina nos eritrócitos para sair do corpo através da expiração.

Os pulmões são feitos de um frouxo tecido leve e elástico. O pulmão direito é maior que o esquerdo, e é constituído de três lobos: superior, médio e inferior. O pulmão esquerdo possui somente dois lobos: superior e inferior. Fissuras ajudam na separação dos lobos e cada pulmão possui uma fissura oblíqua, que divide os lobos superior e inferior do pulmão esquerdo e o lobo médio e inferior do pulmão direito. O pulmão direito possui ainda uma fissura horizontal, que separa os lobos médio e superior. Cada pulmão possui ainda três superfícies: a costal, a mediastinal e a diafragmática. Cada uma é nomeada de acordo com a estrutura anatômica adjacente. A superfície mediastinal conecta o pulmão ao mediastino, através de seu hilo. O hilo do pulmão contém os brônquios lobares, os vasos pulmonares e os vasos brônquicos, linfáticos e nervos autonômicos.

Agora que você já estudou tudo sobre o sistema respiratório, que tal testar seus conhecimentos? Aprenda ainda mais e memorize o conteúdo com a ajuda dos nossos testes sobre o sistema respiratório.

Notas Clínicas

As patologias do sistema respiratório são classificadas em quatro categorias principais: 

As condições obstrutivas dificultam a respiração e incluem doenças como enfisema, bronquite e asma.

As condições restritivas limitam a capacidade dos pulmões de um paciente e este grupo de doenças inclui a fibrose, a sarcoidose e o derrame pleural como exemplos.

As doenças vasculares limitam o acesso do sangue ao tecido pulmonar o que, por sua vez, impede a oxigenação adequada dos tecidos. Incluem o edema pulmonar, a embolia pulmonar e a hipertensão pulmonar.

Por último, doenças infecciosas, ambientais e outras incluem pneumonia, tuberculose, asbestose e poluentes particulados.

Referências

Todo o conteúdo publicado no Kenhub é revisado por especialistas em medicina e anatomia. As informações que nós fornecemos são baseadas na literatura acadêmica e pesquisas científicas. O Kenhub não oferece aconselhamento médico. Você pode aprender mais sobre nosso processo de criação e revisão de conteúdo lendo nossas diretrizes de qualidade de conteúdo.

Bibliografia:

  • Neil S. Norton, Ph.D. and Frank H. Netter, MD: Netter’s Head and Neck Anatomy for Dentistry, 2nd Edition, Elsevier Saunders, Chapter 22 Introduction to the Upper Limb, Back Thorax and Abdomen, Page 583.
  • Frank H. Netter, MD: Atlas of Human Anatomy, Fifth Edition, Saunders - Elsevier, Chapter 3 Thorax, Subchapter 21. Lungs, Page 105 to 108.
  • Tim Taylor: Respiratory system. InnerBody.

Autor:

  • Dr. Alexandra Sieroslawska

Ilustrações:

  • Cavidade torácica: Paul Kim
  • Nervo olfatório: Begoña Rodriguez
  • Nasofaringe, laringofaringe, laringe, traqueia e brônquios principais: Begoña Rodriguez
  • Alvéolo: Paul Kim

Tradução para português, revisão e layout:

  • Rafael Lourenço do Carmo
  • Catarina Chaves
  • Rafaela Ervilha Linhares

Sistema respiratório - quer aprender mais sobre isso?

As nossas videoaulas divertidas, testes interativos, artigos em detalhe e atlas de alta qualidade estão disponíveis para melhorar rapidamente os seus resultados.

Com quais você prefere aprender?

“Eu diria honestamente que o Kenhub diminuiu o meu tempo de estudo para metade.” – Leia mais.

Quais são todos os órgãos que fazem parte do sistema respiratório?
Kim Bengochea, Universidade de Regis, Denver

© Exceto expresso o contrário, todo o conteúdo, incluindo ilustrações, são propriedade exclusiva da Kenhub GmbH, e são protegidas por leis alemãs e internacionais de direitos autorais. Todos os direitos reservados.

Quais são todos os órgãos do sistema respiratório?

Observe os órgãos que compõem o sistema respiratório. O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Quais são os órgãos que fazem parte do sistema respiratório e suas funções?

O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.

Qual é o nome do principal órgão do sistema respiratório?

O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa torácica. Eles são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico, através da respiração. Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura.

Quais são as 3 funções do sistema respiratório?

A principal função do sistema respiratório reside na troca do oxigênio proveniente da atmosfera pelo dióxido de carbono produzido pelas células do corpo. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-básico do corpo, a fonação, a defesa pulmonar e o metabolismo.