Quais são os problemas ambientais que enfrentamos hoje devido ao descarte incorreto dos plásticos

Quais são os problemas ambientais que enfrentamos hoje devido ao descarte incorreto dos plásticos

Quais são os problemas ambientais que enfrentamos hoje devido ao descarte incorreto dos plásticos

Os plásticos sempre têm uma má reputação quando se trata de ecologicamente correto, mas, na realidade, a maneira como usamos e descartamos o plástico é o que contribui para a poluição e o desperdício. O gerenciamento inadequado de resíduos representa um grande problema que enfrentamos hoje.

A reciclagem de garrafas plásticas é sempre uma opção, mas nem todas as garrafas de plástico são recicláveis e nem todas as instalações de reciclagem aceitam garrafas plásticas para reutilização. Para descobrir como as garrafas plásticas são recicladas e descartadas, temos que ver o que constitui um plástico reciclável.

Além disso, leia {Quanta água você bebe}

Garrafas de água plásticas

Garrafas de plástico são usadas para armazenar uma infinidade de líquidos – de bebidas consumíveis a itens essenciais industriais, como sabonetes e álcool. O uso mais conhecido para garrafas plásticas, no entanto, é para armazenar água potável. O plástico cristalino imita a clareza do vidro, enquanto o material é leve o suficiente para ser portátil.

Ao longo dos anos, a popularidade do uso de plástico para garrafas de água já atingiu o pico por sua conveniência e baixo custo, mas agora está sob fogo por seus impactos ambientais negativos. Como o plástico é feito de produtos petrolíferos, a perfuração de recursos petrolíferos criou um problema em derramamentos de óleo e problemas de poluição.

Por que ainda usamos garrafas de plástico?

Há momentos em que garrafas de água plásticas individuais são a opção mais prática. A pandemia tornou a necessidade de plástico descartável mais essencial do que nunca, pois as pessoas tomam precauções contra o compartilhamento de utensílios. Garrafas de água de plástico substituíram os jarros comunitários de água gelada servidos em restaurantes para fins sanitários.

Além de ser uma opção sanitária, as garrafas plásticas são simplesmente fáceis de transportar e usar como parte de nossa hidratação. Não podemos negar que as garrafas de água plásticas trazem comodidade para nossas vidas, especialmente durante eventos grandes e acelerados, como maratonas, convenções e shows, mesmo antes da pandemia chegar.

Há uma tonelada de razões para continuar usando garrafas plásticas de água, embora tenhamos feito esforços para reduzir o máximo possível de resíduos de plástico. O próximo passo para otimizar o uso de plástico é descartá-los adequadamente e reciclar sempre que possível.

O ciclo de vida de uma garrafa de plástico

Uma garrafa de plástico não aparece apenas do nada. Essas garrafas plásticas são fabricadas usando um processo de polimerização ou policondensação que extrai componentes de plástico de recursos como gás, plantas de algodão e óleo.

Esses componentes são refinados e depois misturados com outros ingredientes para formar diferentes tipos de plástico. Os diferentes tipos de plástico determinam o quão bem eles podem ser reciclados, quantas vezes o material pode ser reciclado ou se o material pode ser reciclado.

Manufatura

Os fabricantes de garrafas de plástico começam com pellets de plástico, que são derretidos em um líquido espesso e despejados em moldes para esfriar em forma de garrafa. O produto resultante é o que sabemos ser uma garrafa de água de plástico padrão.

A maioria das garrafas de água plásticas padrão são feitas de tereftalato de polietileno (PET), que são recicláveis e amplamente aceitos pela maioria das empresas de reciclagem. As garrafas PET não são plásticos descartáveis, ao contrário dos plásticos usados em sacolas de supermercado e isopor, e podem ser recicladas para criar novas garrafas.

Além disso, leia [Benefícios da água com limão]

Descarte

Infelizmente, devido ao descarte inadequado e gerenciamento de resíduos, as garrafas plásticas geralmente acabam no aterro, em vez de instalações de reciclagem. Embora a maioria das pessoas raramente pense nos impactos de jogar uma garrafa de plástico no lixo, as garrafas plásticas representam pelo menos 18,5% de todos os poluentes de aterros sanitários.

Menos de 9% das garrafas plásticas são recicladas, já que quase todas as garrafas de plástico acabam como resíduos sólidos em aterros sanitários, entram no oceano ou ocupam espaço no incinerador. O plástico, em geral, é um material amplamente utilizado que tem uma das piores taxas de descarte do mundo.

Reciclagem

Reciclar garrafas plásticas e plásticas de água é essencial para manter nosso ambiente limpo e saudável. Reduza a poluição mantendo garrafas plásticas para reciclagem e saiba quais tipos de plástico são recicláveis e quais devem ser evitados.

A reciclagem começa em casa. Mantenha uma lixeira designada para todas as garrafas de plástico e descarregue a lixeira em sua usina de reciclagem local depois de enchida. Fique longe de plásticos não recicláveis e isopor. Ao fazer isso, não estamos apenas construindo um mundo mais saudável para o meio ambiente, mas mais saudável para nós e nossas famílias também!

Quais são os problemas ambientais que enfrentamos hoje devido ao descarte incorreto dos plástico?

Além de levar à formação de ilhas de lixo, plástico e papel descartados nos rios causam enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças, causam a morte das populações humanas e prejudicam a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões.

Quais são os problemas causados ao meio ambiente pelos plásticos?

Anualmente, 8 milhões de toneladas de plástico são descartados em nossos oceanos..
O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. ... .
Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. ... .
O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano..
91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado..

Quais são os problemas ambientais que enfrentamos hoje devido ao descarte?

Principais problemas ambientais.
Desmatamento..
Mudanças climáticas..
Poluição do ar..
Poluição da água..
Degradação do solo..
Geração de resíduos..
Superpopulação..
Extinção de espécies..

Quais os principais problemas causados pelo descarte incorreto do lixo?

Alagamentos e inundações, aumento da poluição, desperdício de recursos públicos, desvalorização de imóveis, obstrução de vias públicas, prejuízos ao turismo e transtornos com saúde pública são apenas alguns dos principais problemas causados pelo descarte incorreto do lixo.