Quais são os princípios de projeto que ajudam a garantir a alta disponibilidade escolha três?

Quais são os princípios de projeto que ajudam a garantir a alta disponibilidade escolha três?

Dados é um dos principais ativos do século XXI, é o que direciona a tomada de decisão estratégica, o marketing e tantos outros aspectos de empresas. Nesse sentido, a segurança da informação também é uma temática que cresce e se difunde com essa nova cultura.

Esse é um assunto que desperta o interesse de inúmeras pessoas, não somente quem trabalha na área de TI. Operações de empresas inteiras dependem da sua capacidade de salvaguardar os dados dos seus clientes.

Um dos casos mais notórios dentro desse assunto é o escândalo do vazamento dos dados de cerca de 87 milhões de usuários do Facebook para a empresa Cambridge Analytica. Informações essas que foram utilizadas para influenciar a opinião de eleitores de vários países, ajudando a eleger candidatos, como é o caso do atual presidente dos Estados Unidos Trump.

Esse é só um exemplo e casos como esse podem acontecer a qualquer momento. Que tal então conhecer os princípios de segurança da informação a fim de não fazer parte dessa estatística? Continue lendo esse texto e descubra.

ENTENDENDO MELHOR O QUE É SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Não raro, ao se falar em segurança de informação no meio digital, isso é automaticamente associado a hackers, sistemas vulneráveis e vazamento de informação. Essa visão não está errada, contudo, esse é um assunto que pode ser um pouco mais complexo que bons antivírus e firewall.

Trata-se de sistemas, recursos, metodologias de armazenamento, compartilhamento e quaisquer ativos que sirvam para impedir que dados sejam acessados, alterados por pessoas não autorizadas ou ainda perdidos em desastres (que podem ser propositais).

Mas para alcançar esse objetivo, é preciso compreender e elevar a cultura interna para atender aos princípios básicos da segurança da informação. Esses são: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade ou não repúdio.

Como testar a acessibilidade digital do seu site;

Vamos adentrar nesses aspectos da segurança online agora!

OS PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DE DADOS

1# CONFIDENCIALIDADE

Esse princípio leva em consideração que os dados somente podem ser acessados pelos seus usuários legítimos e demais pessoas autorizadas, desde que previamente informado nos termos de serviço.

Esse conceito engloba a proteção dos dados dos usuários contra acessos não autorizados e medidas a fim de preservar a privacidade dos mesmos.

A única forma de cumprir esse princípio é através de autenticações, restringindo o acesso somente a indivíduos que saibam a senha ou tenha o nível de liberação para acessar tais dados. A confidencialidade não envolve somente dados de clientes, mas também da própria empresa!

2# INTEGRIDADE

A integridade dispõe sobre as condições dos dados, estes devem manter-se inalterados. O emissor (ou proprietário) deve ser capaz de emitir um documento e o mesmo ser disponibilizado para o destinatário sem a possibilidade de ter sido alterado proposital ou acidentalmente.

Quando funcionários excluem ou alteram dados importantes é considerada uma quebra desse princípio, isso também acontece quando um vírus é responsável pelas alterações, por exemplo.

Sendo assim, é necessário criar sistemas a fim de proteger documentos e também informações inseridas por usuários em plataformas.

A diferença entre Front-End, Back-End e Mobile;

3# DISPONIBILIDADE

Não adianta nada ter a informação se a mesma não é entregue aos usuários legítimos quando requisitadas. Sendo assim, é importante que os recursos estejam disponíveis para usuários e funcionários sempre.

É importante que os sistemas utilizados para armazenar e processar os dados estejam sempre funcionando corretamente.

Dessa forma, considerar sistemas de alta disponibilidade permite que as informações resistam a falhas de hardware, software e até mesmo de energia, estando sempre disponíveis para o usuário.

4# AUTENTICIDADE

Esse conceito se refere a confirmação de que o usuário é realmente quem alega ser, desde quem está emitindo a informação até quem irá recebê-la.

Essa garantia pode ser realizada de diversas formas, um exemplo bastante prático são os códigos de confirmação que são enviados por e-mail ou SMS após inserir uma senha. Outro exemplo é a autenticação biométrica e por senha para terá acesso a uma sala, combinando algo que você conhece com algo que você é.

5# IRRETRATABILIDADE OU NÃO REPÚDIO

A irretratabilidade tem foco na legitimidade do autor da informação, isso funciona como uma forma de rastrear todas as ações de um indivíduo dentro do sistema de forma que não seja possível negar a autoria de uma ação.

A criação e assinatura de um documento ou arquivo é um exemplo bastante prático.

Ficou clara a importância da segurança da informação? Esses princípios auxiliam empresas a estruturarem os seus serviços e organização a fim de manter os seus dados (e dos seus clientes) os mais seguro possíveis.

Esses são os princípios básicos no que concerne a segurança no ambiente digital e, para mais informações como essas, continuem acompanhando o nosso blog!

Quais são os princípios de projeto que ajudam a garantir a alta disponibilidade escolha três?