Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?

Pesquisa avalia impacto ambiental de diferentes meios de transporte

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?
Foto: CHUTTERSNAP, via Unsplash. Image

Um estudo desenvolvido pela Fundação Espaço ECO e pelo Instituto Akatu busca entender o impacto da mobilidade urbana a partir das condições brasileiras. A pesquisa usou a metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV) para analisar os diferentes meios de transporte usados nas cidades em toda a cadeia: produção do equipamento, transporte em toda cadeia, uso, manutenção e descarte.

A cidade de São Paulo foi escolhida como foco, graças à diversidade de alternativas de modais e hábitos de consumo da população, além do acesso a bases de dados existentes e secundários para reunir as informações que permitiram as análises.

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?

“O objetivo foi compreender e medir os impactos ambientais de produtos e processos. Assim, traduzimos a sustentabilidade para o dia a dia das pessoas”, comenta Rodolfo Viana, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO.

“Com esse estudo, indicamos caminhos para o consumidor diminuir o impacto ambiental de seu deslocamento como, por exemplo, a partir do compartilhamento de modais, utilização de combustíveis renováveis, realização de manutenções periódicas no equipamento, cuidado e descarte corretos dos equipamentos e peças e a priorização do uso do transporte público. Em cima disso, dentro de suas rotinas, os consumidores podem encaixar essas sugestões para melhorar o impacto ambiental da mobilidade urbana”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?
Foto: Lucian Alexe, via Unsplash. ImageThiago Soares on Unsplash

Prós e contras de cada modal

Na pesquisa com base na ACV, é considerado o desempenho ambiental de cada alternativa de transporte, sem considerar outros fatores na escolha do consumidor, como o econômico, o social, a conveniência, o conforto e a segurança. Os principais meios de transporte estudados foram a bicicleta, o patinete elétrico, motocicleta, carro, ônibus e metrô.

Cada um apresenta maior impacto ambiental em alguma parte do processo, seja na produção, devido aos materiais usados na base, ou no uso devido à queima de combustíveis fósseis, como também na manutenção ou descarte.

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?

A bicicleta, por exemplo, é um meio de transporte que não utiliza combustível para locomoção, mas a sua produção envolve materiais como o aço e alumínio, que geram impactos significativos. Se houver uma destinação correta ao fim da vida útil da bicicleta, com a venda de peças em bom estado e a reciclagem dos materiais, o consumidor consegue reduzir significativamente o impacto ambiental, pois evita a extração de novos recursos naturais.

As motocicletas e os carros geram maior impacto no uso e manutenção, devido à utilização de gasolina como combustível, cuja queima libera CO2, gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global e gera material particulado, responsável por fenômenos com a chuva ácida. Se a moto ou o carro permitir, o uso de combustíveis renováveis (como o álcool) é a melhor alternativa para reduzir os impactos: ao substituir a gasolina pelo etanol produzido a partir da cana de açúcar em um carro, é possível reduzir pelo menos 25% das emissões de CO2 na atmosfera.

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?
Foto: Ant Rozetsky, via Unsplash

Também é importante realizar manutenções regulares no carro ou na moto para se ter um melhor rendimento e eficiência no consumo do combustível, assim como privilegiar o uso compartilhado, o que significa compartilhar também o impacto ambiental, diminuindo a carga individual.

Os transportes coletivos, como ônibus e metrô, sendo um serviço público, circulam independentemente de quantos passageiros carregam. Como o ajuste de rotas para melhor distribuir o número de passageiros é um processo complexo e o poder de decisão individual em horários alternativos é limitado, a recomendação é que os consumidores optem pelos transportes públicos para tornar seu uso melhor aproveitado, diminuindo a carga ambiental individual e evitando emissões de gases poluentes de veículos privados.

Um novo modal que ganhou as avenidas de algumas capitais foi o patinete elétrico, meio de transporte que costuma ser utilizado para curtas distâncias. Neste caso, o impacto ambiental se concentra na produção, especialmente devido à bateria de lítio, que tem uma carga de impacto muito expressiva.

A comparação entre os usos individual e compartilhado apresenta diferenças a favor do individual, desde que feito um uso frequente. O principal cuidado por parte do consumidor para diminuir os impactos ambientais deve ser o aumento da vida útil da bateria de lítio: para isso, ela não deve ser carregada acima de 80% da carga máxima ou descarregada abaixo de 20%.

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transporte?
Patinete elétrico ganhou espaço entre os meios de transporte nas cidades. Foto: Jon Tyson, via Unsplash

Também é importante destinar corretamente o patinete ao final de sua vida útil, vendendo ou reciclando peças. Já no uso compartilhado, foi identificado uma diminuição da vida útil do patinete de até 50%, principalmente por falta de cuidado no uso. Portanto, o consumidor pode mudar este cenário cuidando dos equipamentos para que atendam a mais pessoas por mais tempo, diminuindo a carga ambiental individual.

O estudo busca ajudar a população a fazer escolhas conscientes e conhecer melhor os impactos ambientais dos principais meios de transporte utilizados. – Rodolfo Viana

É importante lembrar que a pesquisa não considerou as variáveis inseridas pela pandemia e considerou as bases de informações referentes ao ano de 2019. Veja quais são as recomendações para aos consumidores que buscam opções mais sustentáveis de transporte:

  • Compartilhar os modais;
  • Utilizar combustíveis renováveis;
  • Cuidar do equipamento durante o uso;
  • Fazer manutenções periódicas;
  • Descartar corretamente os equipamentos e peças ao fim da vida útil;
  • Privilegiar o uso do transporte público.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Via CicloVivo.

Cita: Natasha Olsen. "Pesquisa avalia impacto ambiental de diferentes meios de transporte" 31 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955947/pesquisa-avalia-impacto-ambiental-de-diferentes-meios-de-transporte> ISSN 0719-8906

Quais são os principais impactos ambientais causados pelos transportes?

Pode-se alocar como custos ambientais advindos dos transportes os impactos sonoros, as emissões de gases poluentes e o uso de matéria prima para fabricação de combustíveis fósseis que provocam danos para a saúde dos homens e animais, danos em culturas agrícolas, florestais e ainda danos com acidentes em pistas poluídas ...

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo uso de transportes poluentes especialmente aqueles que utilizam combustíveis fósseis?

Um dos principais problemas ambientais decorrentes da utilização destes combustíveis é a poluição atmosférica causada pela emissão de gases como os óxidos de enxofre e nitrogênio e dos gases estufa, como o dióxido de carbono e o metano.

Quais as consequências do transporte?

Os altos custos do transporte e a falta de acesso ao capital são responsáveis pela perda de milhões de postos de trabalho. Principalmente num ambiente de recessão econômica como a que o Brasil vive atualmente.