Quais são os principais motivos dos conflitos entre os povos da região do Mar Mediterrâneo?

Mestra em Geografia (Unicamp, 2017)
Bacharela em Geografia (USP, 2014)
Licenciada em Geografia (UEL, 2009)

Ouça este artigo:

O Mar Mediterrâneo é um mar continental localizado entre a África, a Europa e Ásia. Sua localização entre os três continentes faz dele um mar com destacada relevância histórica já que às suas margens floresceram importantes civilizações, como a civilização egípcia, grega, fenícia, romana e árabe.

Além disso, o Mediterrâneo foi uma importante rota de acesso ao Oriente durante a Idade Média, cujas rotas partiam da península itálica e seguiam por mar até o Oriente Médio para, então, penetrar no território asiático.

Quais são os principais motivos dos conflitos entre os povos da região do Mar Mediterrâneo?

Mapa do Mar Mediterrâneo. Ilustração: Map Resources / Shutterstock.com

Características Físicas

As águas do Mar Mediterrâneo conectam-se com o Oceano Atlântico por meio do Estreito de Gibraltar, localizado entre a Espanha e Marrocos. Através do Canal de Suez, inaugurado em 1869, o Mediterrâneo se liga ao Mar Vermelho e ao Oceano Indico.

Com área de 2,5 milhões de km², é o maior mar do mundo. Sua área é dividida em mares menores, como o Mar Egeu, Adriático e Jônico. Com profundidade média de 1.400 metros, seu ponto mais profundo está localizado a 5.200 metros de profundidade, na Fossa de Matapan na Grécia. Cerca de 70 rios deságuam no Mar Mediterrâneo dos quais se destacam: Nilo, Pó, Ebro e Ródano.

Suas águas são aquecidas pelas massas de ar quentes e secas oriundas do deserto do Saara. Pela influência de sua maritimidade, nas regiões costeiras predomina o clima mediterrâneo. O clima mediterrâneo é marcado por duas estações bem definidas: verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos.

Por estar em uma área de encontro entre a placa da Eurásia com a placa africana, a região sofre os efeitos da atividade tectônica, com a presença de terremotos e vulcões.

Aspectos Econômicos

O Mediterrâneo é rota de muitos navios comerciais por conectar importantes portos do Norte da África, da Ásia Central e do sul da Europa. Além disso, cruzam o mediterrâneo muitos navios turísticos em virtude da intensa atividade turísticas na região, com destaque para as Ilhas gregas, Ibiza, Menorca, etc.

Às margens do Mediterrâneo são plantadas oliveiras, vinhedos, trigo e diversos outros produtos beneficiados pelas suas características climáticas.

Cerca de 20% do território do Mar Mediterrâneo é destinado a extração de petróleo e gás natural. As reservas do Mediterrâneo são responsáveis por 4,6% das reservas mundiais de petróleo.

Questões ambientais

A intensa atividade humana no Mar mediterrâneo ao longo de milhares de anos tem levado a degradação ambiental de suas águas.

O mediterrâneo é o mar mais contaminado do mundo pela atividade petroleira e a expansão da extração de petróleo e gás natural nos últimos anos ameaça a biodiversidade na região, que abrigada cerca de 5% das espécies do planeta, dentre vegetais e animais.

Questões sociais e humanitárias

Quais são os principais motivos dos conflitos entre os povos da região do Mar Mediterrâneo?

Refugiados e imigrantes próximos à Ilha de Lesbos, na Grécia, em 2015. Foto: Ververidis Vasilis / Shutterstock.com

Com as guerras no Oriente Médio e na África, um número crescente de pessoas passou a se arriscar na perigosa travessia do Mar Mediterrâneo em barcos improvisados com o objetivo de chegar à Europa.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, pelo menos 33.761 pessoas morreram ou desapareceram tentando fazer a travessia entre 2010 e 2017. A onda migratória dos últimos anos é a maior vivida pela Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A chegada dos imigrantes tem provocado diversas manifestações na Europa quanto à necessidade de oferecer ajuda humanitária à essas pessoas. Entretanto, os governos dos países costeiros como Itália, Grécia e Espanha cobram da União Europeia a responsabilidade compartilhada pelo recebimento dos imigrantes. Como resposta, movimentos xenofóbicos e nacionalistas voltaram a crescer na Europa.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/mar-mediterraneo/

Quais os principais motivos dos conflitos entre os povos do mar Mediterrâneo?

Os motivos de tais conflitos foram diferentes para as duas civilizações. Cartago lutou para manter seu controle comercial sobre o mar Mediterrâneo, enquanto Roma lutou para expandir seus domínios políticos e militares sobre os povos da Península Itálica e, depois, por todo o litoral do Mediterrâneo.

Quais foram os motivos das Guerras Púnicas?

As Guerras Púnicas foram conflitos travados entre Roma e Cartago, nos séculos III a.C. e II a.C. Foram motivadas pela disputa entre as duas cidades pelo controle do comércio no mar Mediterrâneo bem como da Sicília. Ao final delas, os romanos conseguiram destruir Cartago, impondo-se como potência no mar Mediterrâneo.

Qual foi o principal motivo que desencadeou as Guerras Púnicas essas guerras forma favoráveis à expansão territorial romana explique?

Causas. As Guerras Púnicas tiveram como causa a rivalidade entre Roma e Cartago, pela hegemonia econômica, política e militar na Sicília e depois em todo o Mediterrâneo ocidental, importante meio de transporte de mercadorias naquela época.

Quais foram as principais consequências das Guerras Púnicas?

- Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo. - Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região. - Aumento do poder político e econômico de Roma na Europa e norte da África.