Quais são os fatores que influenciam na velocidade de movimentação dessas substâncias por difusão simples?

Qual a diferença entre difusão simples e facilitada?

A difusão simples é um modo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, do meio mais concentrado para onde há a concentração mais baixa da substância. Na difusão facilitada, ocorre o mesmo processo, entretanto, há o auxílio das permeases para a entrada da substância nas células.

As permeases são proteínas que atuam como carreadoras no transporte de substâncias para dentro das células. Por isso, chama-se de "difusão facilitada", as permeases facilitam esse processo de difusão.

O transporte passivo se diferencia do transporte ativo por não haver nada que movimente as substâncias, por conseguinte, não há gasto de energia metabólica para esse deslocamento.

Difusão SimplesDifusão Facilitada
O que é Transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Transporte passivo de substâncias através da membrana celular facilitada pelo auxílio das permeases.
Movimento Da área de maior concentração para a de menor concentração. Da área de maior concentração para a de menor concentração.
Velocidade de difusão Menor velocidade. Dependente do nível de concentração. Quanto maior a diferença de concentração, maior a velocidade de difusão. Maior velocidade. Dependente da quantidade de permeases. Quanto maior o número de carreadoras, maior a velocidade de difusão.
Proteínas auxiliares à difusão Não há. Aminoácidos e glicose.

Outro processo de transporte passivo é a osmose. Na osmose, em geral, ocorre a passagem de água de um meio hipotônico para um hipertônico.

O que é a difusão simples?

A difusão simples é o processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Nesse processo, os níveis de concentração é responsável pela velocidade da reação.

Quais são os fatores que influenciam na velocidade de movimentação dessas substâncias por difusão simples?

Diferente da difusão facilitada, nesse processo, não há o auxílio de proteínas para o transporte de substâncias. Assim, as moléculas são transportadas "naturalmente", através da permeabilidade da membrana celular, buscando o equilíbrio entre a concentração exterior e interior.

Desse modo, a velocidade tende a ser mais baixa em relação à difusão facilitada, pois dependerá dos níveis de concentração da substância a ser transportada. Maior concentração, maior o desequilíbrio, maior a velocidade de difusão.

O que é difusão facilitada?

Quais são os fatores que influenciam na velocidade de movimentação dessas substâncias por difusão simples?

A difusão facilitada ocorre quando há uma proteína que auxilia a passagem de substância pela membrana celular. A essas carreadoras de substâncias dá-se o nome de permeases.

As permeases são, em geral, glicose ou aminoácidos, capazes de selecionar e transportar as substâncias através da membrana.

Diferente do transporte ativo, onde esse transporte é realizado com gasto de energia (ATP), a difusão facilitada, permanece sendo um transporte passivo.

Entretanto, pela atuação das permeases, a velocidade de difusão é aumentada, não dependendo do gradiente de concentração.

As permeases facilitam o processo de difusão, aumentando sua velocidade até o ponto de saturação, em que essas moléculas encontram-se todas ocupadas nessa função.

Osmose

Há ainda um terceiro tipo de transporte passivo, a osmose. Ela ocorre através da passagem de um solvente - em geral, a água - de um meio para outro.

Nesse processo, a água é transportada através da membrana semipermeável, de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico).

É o que ocorre para a troca de nutrientes nas células animais e vegetais, por exemplo, no processo realizado pelas raízes das plantas.

Veja também a diferença entre:

  • Célula animal e célula vegetal
  • Células procariontes e células eucariontes
  • Células diploides e haploides
  • Mitose e Meiose
  • Seres Autótrofos e Heterótrofos

Quais são os principais fatores que influenciam na difusao?

Outro fator que influencia a velocidade de fluxo é o gradiente de concentração; quanto maior for, mais rápido será o fluxo. A composição do meio, variável para cada ambiente, também influencia no fluxo: a difusão do O2 ocorre em velocidades diferentes no ar e na água, por exemplo.

Qual a principal característica do transporte passivo?

O transporte passivo é o tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia. Não há gasto de energia porque as substâncias deslocam-se naturalmente do meio mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, a favor do gradiente de concentração.

Como ocorre o processo de transporte passivo?

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

Qual a principal diferença entre transporte passivo e ativo na membrana?

Podemos classificar o transporte através da membrana analisando-se o gasto de energia que uma célula apresenta ao transportar uma substância. Aquele transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e aquele que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.

Quando ocorre a difusão?

Difusão é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada (a favor do gradiente de concentração) de maneira aleatória e espontânea. ... A difusão é um processo que ocorre na célula quando esta é colocada em um meio com diferente concentração de soluto.

Qual o princípio de difusão simples?

A difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Com isso, não há gasto de energia e nem a necessidade de um carreador para as substâncias. ... A difusão deve-se pelo fato das partículas estarem em constante movimentação.

Quais fatores afetam a velocidade de difusão simples?

A velocidade do processo depende do tamanho das moléculas a serem transportadas e da solubilidade delas em lipídios. Quanto mais lipossolúvel uma molécula for, mais rápida será a sua penetração. Entre as substâncias que entram na célula por difusão simples, podemos citar o O2, CO2, ácido graxo e hormônios esteroides.

São fatores que influenciam na velocidade da difusão?

Resumidamente podemos dizer que são três fatores: superfície de contato, velocidade do fluxo e gradiente de concentração.

Quais são as duas condições principais para que ocorra difusão simples em uma célula?

a) A membrana deve ser impermeável à substância que deseja entrar ou sair da célula e deve haver diferença de concentração entre o meio externo e interno. b) A membrana deve ser permeável à substância que deseja entrar ou sair da célula e deve haver a mesma concentração no meio externo e interno.

Como funciona o processo de difusão simples?

O que é a difusão simples? É o processo no qual o soluto se move diretamente através da membrana plasmática, do meio mais concentrado para o menos concentrado, sem a ajuda de proteínas transportadoras.