Quais são as vantagens e as desvantagens da internet para comunicação?

O avanço da tecnologia é um fenômeno que nunca deixa de surpreender, principalmente no que diz respeito à web. Nos últimos anos, a Internet tem sido imprescindível na população e promete continuar sendo, mas seu uso gerou um debate inconclusivo sobre as vantagens e desvantagens da Internet que geram questionamentos.

Embora o número de prós e contras geralmente seja subjetivo ou dependa de cada pessoa, há alguns que se destacam, não só por serem gerais, mas por se basearem em fatos e lógicas.

Índice

  • 1 Quais são as vantagens da Internet?
    • 1.1 Comunicação mais eficaz
    • 1.2 Pesquisa direta de informação
    • 1.3 Diversidade de informação
    • 1.4 Tudo em tempo real
    • 1.5 Contribuições para o ensino
    • 1.6 Ofertas de empleo
  • 2 Principais desvantagens da Internet
    • 2.1 Subordinação
    • 2.2 A não garantia de privacidade
    • 2.3 Obtenha informações diretamente
    • 2.4 Veracidade
    • 2.5 Aprendendo pela web
    • 2.6 Problemas de conexão

Quais são as vantagens e as desvantagens da internet para comunicação?

Comunicação mais eficaz

Ao longo do tempo, desde o seu início, esta invenção tecnológica se encarregou de aprimorar os métodos de comunicação, hoje contando com milhares que atendem e se ajustam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Um grande ponto positivo é permitir a interação com uma ou mais pessoas - independentemente da distância - e através de várias plataformas que disponibilizam ferramentas para dinamizar o feedback, como software que permite partilhar, videoconferências individuais ou em grupo, controlar os outros equipamentos se assim o desejar, entre outras coisas.

Pesquisa direta de informação

A simplificação das opções de consulta de informação é uma das coisas que as pessoas mais destacam, devido à possibilidade de 'ir direto ao ponto' daquilo que procuram sem a necessidade de se aprofundar para encontrar o que é necessário.

No entanto, esse recurso, por sua vez, pode ser um pouco negativo.

Diversidade de informação

Graças à sua capacidade de armazenamento e colaboração em termos de conjuntos de dados, na Internet é possível encontrar um grande número de variações sobre um tema específico, que é um bom para a ação e o resultado de informar, questionar e indagar exaustivamente sobre algo.

Tudo em tempo real

Uma das coisas mais positivas que as pessoas concordam que a internet tem, é o fato de podermos saber o que está acontecendo em questão de segundos apenas usando um de seus buscadores. O que é sem dúvida uma vantagem da internet para quem quer manter o controle de algumas informações.

Contribuições para o ensino

Embora essa característica seja geralmente uma das mais polêmicas devido aos diferentes pontos de vista, não se pode negar que, de uma forma ou de outra, a internet tem trazido vantagens para a ação de aprender ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, não é mais necessário aparecer em uma sala de aula ou estabelecer uma relação aprendiz-instrutor de física para aprender algum treinamento complementar ou específico. Facilmente através dos diversos softwares, tanto o conhecimento teórico quanto o prático podem ser transmitidos.

Ofertas de empleo

Devido à sua evolução, uma das vantagens da Internet é que a rede e seus gatilhos permitem a realização de trabalhos via web, não só de trabalho tecnológico ou pertinentemente digital, mas também de serviços administrativos e demais áreas que migraram do físico para o virtual , sendo tão útil e importante.

Na verdade, essa modalidade segundo os apoiadores é muito vantajosa nos dias de hoje porque não só é possível para os contratantes, mas também para os contratantes; Existem softwares que atendem às necessidades dos empreendedores, dando-lhes a possibilidade de criar um projeto, um grupo de trabalho e até mesmo estabelecer um escritório puramente virtual com pessoas remotas.

Principais desvantagens da Internet

Quais são as vantagens e as desvantagens da internet para comunicação?

Subordinação

Um dos contras que mais se destacam quem questiona o uso da internet é a dependência que esta invenção cria nos indivíduos, pela característica de simplificar o fazer e encontrar, que se torna um hábito e hábito quase indispensável.

Sem qualquer matiz exagerado, o equilíbrio entre o físico e o virtual é perdido; fazer parte ou tentar adaptar-se -o menos- ao segundo. Um dos exemplos mais usados ​​é o desenvolvimento de relações interpessoais entre pessoas que nunca tiveram um encontro face a face, fato que muitos qualificam como uma perda de essência daquilo que tal coisa traz para o indivíduo física e espiritualmente.

A não garantia de privacidade

Devido à sua utilidade, uma grande quantidade de dados pessoais e secretos é tratada na Internet não só de cada pessoa, mas de organizações públicas e privadas, o que representa um risco para o responsável ou protagonista da informação.

Embora haja uma variedade de métodos que aumentam a segurança de mensagens e / ou arquivos por meio da criptografia de conteúdo, não há garantia de cem por cento de que será impossível divulgar qualquer informação.

Obtenha informações diretamente

Embora em algum ponto isso seja bom, também pode ser bastante prejudicial. O hábito de encontrar o que procura imediatamente costuma ter consequências como desinformação, hábito de não se aprofundar ou questionar qualquer redação, incapacidade analítica, hábito de copiar e colar, o que leva ao uso de plágio com frequência.

É preciso também fazer exceção do baixo rendimento que um mal acostumado pode começar a executar. O que é bastante prejudicial para alunos que estão em treinamento completo.

Veracidade

Na acomodação de tanta informação, variações desta e até de uma coisa específica, podem haver muitas coisas falsas ou erradas, visto que não são apenas os dados de obras formadas, mas também a opinião e a pesquisa de pessoas físicas.

Essa desvantagem também inclui a capacidade de relatar em tempo real, uma vez que não há certeza ou maneira de verificar se o que está sendo lido é verdadeiro ou falso.

Aprendendo pela web

Embora ao longo dos anos haja mais quem aposta nesta forma atual de ensino, também há quem não a recomende por motivos de crença nos métodos tradicionais ou por falta de confiança nas capacidades.

Um dos problemas mais comuns são os instrutores que não são treinados e dão uma educação dolorosa, que geralmente é uma farsa.

Problemas de conexão

Sem dúvida este é o problema mais corrigido devido ao facto de não ter sinal ou de ser pouco, influencia a utilização do mesmo como um todo, impossibilitando qualquer funcionalidade.

Em suma, são muitas as vantagens e desvantagens da internet, que podem ser percebidas por diferentes pontos de vista e em diferentes áreas. No entanto, os pontos discutidos podem ser vistos da perspectiva de um usuário comum.


O conteúdo do artigo segue nossos princípios de Ética editorial. Para relatar um erro, clique Clique aqui.

Você pode estar interessado

Quais as vantagens e desvantagens da internet para comunicação?

Vantagens como amplo acesso a informação, comodidade, conveniência e segurança. Desvantagens como perda do contato social e presencial, exposição a conteúdos indevidos por crianças, etc.

Quais são as principais desvantagens da internet?

Custos e dificuldades de acesso Para finalizar, a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos têm para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar. Em algumas regiões é difícil conseguir conexão de banda larga e quando conseguem são caras e as vezes ruim.

Quais as vantagens das redes de comunicação?

Os principais benefícios de uma rede bem estruturada são:.
A acessibilidade..
A redução de custos..
O compartilhamento de dados..
A segurança de rede..
A agilidade..
A rapidez..

Quais as vantagens e desvantagens?

Comparação das Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica.