O que são alimentos in natura alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

O que são alimentos in natura alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

Os alimentos podem passar por vários tipos de processamento até chegar a nossa mesa. Você sabe quais são esses tipos? E para quais devemos dar prioridade? É isso que o capítulo “a escolha dos alimentos” do Guia Alimentar da População Brasileira mostra! Já conhecemos um pouquinho dos alimentos in natura aqui. Agora vamos conversar um pouco sobre os alimentos processados e ultraprocessados.

O que são alimentos in natura alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

Alimentos processados: São os alimentos in natura e os minimamente processados que receberam sal, açúcar, vinagre ou óleo para, principalmente, durarem mais tempo. Na sua fabricação são empregadas técnicas como cozimento, fermentação, salmoura, entre outras. 

Alimentos ultraprocessados: São formulações industriais à base de ingredientes extraídos ou derivados de alimentos (como óleos, gorduras, açúcar, amido modificado) ou, ainda, sintetizados em laboratório (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, entre outros). Os rótulos podem conter listas enormes desses ingredientes e a maioria deles tem a função de aumentar o tempo de durabilidade do alimento e torná-lo mais atraente modificando aspectos como cor, textura, aroma e sabor. Nos alimentos ultraprocessados  ingredientes in natura ou minimamente processados aparecem em proporção reduzida ou nem sequer aparecem.

O que são alimentos in natura alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

Como diferenciar?

Leia a lista de ingredientes!

Quanto mais extensa ela for e quanto mais nomes estranhos ela tiver maiores as chances desse alimento ser ultraprocessado. Quer ver?

Alimentos ultraprocessados normalmente contêm mais de cinco ingredientes e entre eles nomes pouco familiares como gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessante, aromatizante e corante. Esses alimentos devem ser consumidos com muita moderação já que tem calorias em excesso, com grandes quantidades de sal, gorduras e açúcares; prejudicam a sensação de saciedade; e são extremamente saborosos (graças a grande quantidade de aditivos).

O que são alimentos in natura alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

A alimentação é mais que uma simples ingestão de nutrientes. Está ligada ao consumo de alimentos que contenha vários elementos benéficos à saúde. A ingestão desses nutrientes, vindos da alimentação, é essencial para uma boa saúde. Ingerir vitaminas e minerais, por exemplo, isolados na forma de medicamentos ou suplementos não é a mesma coisa que buscar tais elementos nos alimentos. Vários estudos indicam que o efeito positivo sobre prevenção de doenças advém do alimento em si e das combinações de nutrientes e outros compostos químicos que fazem parte da matriz do alimento, mais do que nutrientes isolados.

Não basta pegar um alimento e ingeri-lo. É muito importante ficar atento sobre a forma que este alimento se encontra para o consumo. Nos tipos in natura, processados e ultra-processados a biodisponibilidade ou perda de nutrientes pode variar muito. Saber diferenciá-los poderá levar a uma mudança de comportamento para um melhor hábito alimentar.

IN NATURA ou MINIMAMENTE PROCESSADOS: não contém sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

– In natura: são diretamente obtidos de plantas ou animais e adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Exemplos: frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos, ovos.

– Minimante processados: são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas como limpeza, remoção de partes comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação. Exemples: grãos secos, cortes de carnes congelados ou resfriados, leite pasteurizado, chá, café, farinhas, massas frescas, carnes resfriadas ou congeladas, canela, ervas frescas ou secas.

ALIMENTOS PROCESSADOS: são fabricados pela indústria com adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Este método altera de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam. Ex: pães, carne seca, toucinho, sardinha e atum enlatados, extrato ou concentrado de tomate, vegetais em conserva.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: são nutricionalmente desbalanceados. Formulações industriais que contém pouco ou nenhum alimento inteiro e muitos aditivos, como corantes e conservante. Tem o objetivo de aumentar a vida de prateleira dos alimentos. Ex: Salchicha, biscoito, sorvete, molho pronto, misturas para bolo, macarrão instantâneo, refrigerante, salgadinhos de pacotes, guloseimas em geral, nuggets, pizza, doces.

Uma dica superinteressante é criar o hábito de ler rótulos de alimentos. Quanto maior a lista de ingredientes, mais processado ou ultraprocessado estes são.

Por Magno Luiz, Nutricionista e Educador Físico.

O que são alimentos in natura alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

O que são alimentos in natura processados e ultra processados?

Alimentos processados são produzidos principalmente com adição de açúcar, sal ou outra substância de uso culinário em alimentos in natura ou minimamente processados. Alimentos ultraprocessados são aqueles que envolvem diversas técnicas de processamentos e ingredientes que muitas vezes, são exclusivamente industriais.

O que são os alimentos in natura?

Alimentos in natura A escolha mais saudável na montagem do cardápio. São aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração. Entram nesta categoria folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Quais são os alimentos in natura processados?

"Os alimentos in natura são frutas, legumes, verduras, raízes, tuberculos, ovos. Os minimamente processados são os grãos secos, como arroz, feijão, as raízes e tubérculos lavados e já descascados, cortes de carne resfriados e congelados e os leites pasteurizados."

O que são os alimentos ultraprocessados?

O que são alimentos ultraprocessados? Alimentos ultraprocessados são formulações industriais, geralmente feitas de partes de alimentos. São feitos, por exemplo, com o açúcar extraído de um alimento, com amido extraído de outro alimento, com a proteína isolada de outro alimento.