Quais são as vitaminas hidrossolúveis explique?

As vitaminas são substâncias que o corpo não é capaz de produzir, sendo necessária a sua ingestão.

As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo é, normalmente, incapaz de produzir, porém são de suma importância para o funcionamento do organismo. Por serem diferentes quimicamente, não são consideradas um grupo particular de substâncias.

Costuma-se dividir as vitaminas em dois grupos principais: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis dissolvem-se em água e devem ser ingeridas diariamente, uma vez que não são armazenadas pelo organismo. As lipossolúveis, por sua vez, são aquelas que se dissolvem em lipídios e outros solventes orgânicos e são armazenadas pelo organismo, não sendo necessária, portanto, a sua frequente ingestão.

Normalmente as vitaminas são utilizadas em pequenas quantidades pelo corpo e atuam como coenzimas, ajudando em reações enzimáticas. Podem ser retiradas naturalmente dos alimentos, entretanto, hoje é comum encontrá-las em farmácias, que as comercializam como uma forma de complementação para pessoas que possuem uma dieta deficiente.

A deficiência dessas substâncias, problema conhecido como avitaminose, pode causar danos à saúde, portanto, é importante ficar atento às recomendações. Veja a seguir as principais vitaminas existentes e sintomas provocados por sua deficiência:

Vitaminas hidrossolúveis

Vitaminas do Complexo B:

Vitamina B2: A falta dessa vitamina provoca inflamação nos lábios e fissuras na região da boca. Dose diária recomendada: 1,7 mg.

Vitamina B6: A deficiência dessa vitamina provoca irritabilidade, convulsão, doenças de pele, apatia e distúrbios nervosos. Dose diária recomendada: 2,0 mg.

Vitamina B12: Sua falta desencadeia distúrbios nervosos e anemia perniciosa, que gera a redução do número de glóbulos vermelhos. Dose diária recomendada: 2,0 µg.

Vitamina C:Sua deficiência relaciona-se com uma doença conhecida como escorbuto, que provoca sangramento nas gengivas, fraqueza e lesões na mucosa do intestino. Dose diária recomendada: 60 mg.

Vitaminas lipossolúveis

Vitamina A: Sua deficiência está relacionada com a incapacidade de enxergar em ambientes pouco iluminados (cegueira noturna) e com o surgimento de pele áspera e enrugada. Dose diária recomendada: 1,0 mg.

Vitamina D:A falta dessa vitamina relaciona-se com o enfraquecimento e o surgimento de deformidades nos ossos, um problema conhecido como raquitismo. Dose diária recomendada: 5,0 µg.

Vitamina E:A deficiência de vitamina E provoca irritabilidade, esterilidade, abortos e anemia. Dose diária recomendada: 10,0 mg.

Vitamina K: A falta de vitamina K está relacionada com uma diminuição da capacidade de coagulação sanguínea, o que pode levar a hemorragias. Dose diária recomendada: 45 µg.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As vitaminas são essenciais à sobrevivência do homem. Portanto, devem estar presentes na nossa alimentação diária. Mas a absorção das vitaminas ingeridas pelo organismo, está ligada à solubilidade das mesmas. As vitaminas então, subdividem-se em duas classes: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis

: como o próprio nome já diz, elas se dissolvem na água. Por outro lado, estas vitaminas não se dissolvem em gorduras, e como nosso organismo contém muitas substâncias orgânicas na forma gordurosa, eis o problema!

Quais são as vitaminas hidrossolúveis explique?

A presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garantem que ela se dissolva em meio aquoso. Devido a essa facilidade em se dissolver, as vitaminas hidrossolúveis são rapidamente eliminadas pelo organismo através da urina. Se não somos capazes de absorver grande quantidade destas vitaminas, precisamos então consumi-las com mais frequência para que elas não faltem em nosso corpo. A falta de vitamina C pode resultar na doença escorbuto.

Vitaminas lipossolúveis

: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto este tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas.

Quais são as vitaminas hidrossolúveis explique?

Vitamina A

A vitamina A não é solúvel em água em virtude de sua cadeia, que é extensa e conta com apenas um grupo OH. O consumo excessivo desta vitamina pode ser perigoso, pois ela fica retida no fígado causando diversos males, entre eles, dor de cabeça e insônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


  Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Quais são as vitaminas hidrossolúveis?

São hidrossolúveis as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As vitaminas do complexo B, são: B1, ou tiamina; B2, ou riboflavina; niacina, que inclui o ácido nicotínico e a nicotinamida; B6, que agrupa a piridoxina, piridoxal e a piridoxamina; B12 ou cobalamina; ácido fólico; ácido pantotênico e biotina.

Quais são as vitaminas hidrossolúveis resposta?

No total tem-se descritos atualmente 13 vitaminas para os seres humanos, sendo 9 hidrossolúveis (as 8 vitaminas do complexo B e a vitamina C) e 4 lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). A diferença na maneira como elas podem ser solubilizadas tem grande importância para entender seu metabolismo e seu funcionamento.

O que são e quais são as vitaminas hidrossolúveis?

São elas as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Estas são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas.

Quais são as vitaminas lipossolúveis?

Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e outros solventes orgânicos, porém não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático.