Quais são as reflexões você faz a partir do filme Patch Adams relacionado ao aspecto de humanização em saúde?

Quais são as reflexões você faz a partir do filme Patch Adams relacionado ao aspecto de humanização em saúde?

O que quer dizer o filme O amor é contagioso?

Lembro-me do filme “O Amor é Contagioso” que retratou a vida de Patch Adams, penso que o mesmo conceito deveria ser trazido para o mundo jurídico. A mensagem transmitida é de que os pacientes não deveriam ser tratados somente como números, mas como pessoas e, por isso, tratadas com dignidade.

Qual o sentido do cuidar para Patch Adams?

Para ele, mais do que espalhar alegria e carinho, é preciso agir para mudar o mundo. Adams acredita e defende que todas as pessoas devem se esforçar ao máximo para ajudar o próximo, independentemente do lugar e como. Patch Adams também afirma que a verdadeira missão de um médico é cuidar e não curar as pessoas.

Qual a principal mensagem do filme O amor é contagioso?

O Amor é Contagioso é um filme emocionante e alegre, nos faz refletir sobre nossa postura diante dos pacientes que cuidamos todos os dias, uma pitada de humor e empatia em nosso trabalho pode ajudar muito Mostrando a alegria de fazer seus pacientes felizes, dizendo que: você prefere terminar a vida, com alegria, coisas ...

Qual é a mensagem do filme Patch Adams?

Patch tenta nos passar a mensagem de que temos que fazer nossas vidas valerem a pena, temos que ser felizes enquanto a tempo ... E a mensagem deixada de patch foi a seguinte : você prefere terminar a vida, com alegria, coisas legais e humor, ou continuar a desgraça que é morrer, na tristeza, na ruindade? ...

Qual o gênero do filme O amor é contagioso?

Romance ComédiaDramaComédia dramática Patch Adams/Gêneros

O que ensina o filme Patch Adams?

No filme Patch Adams, o amor é contagioso, o protagonista Hunter (que optou por ser chamado de Patch) é um estudante de medicina que acredita que os pacientes não devem ser tratados pela patologia e sim pela pessoa que se é. ... O filme é, portanto, propício para o estudo das emoções por dois fatores.

O que o verdadeiro Patch Adams pensa sobre o filme feito por Hollywood?

Assim como na medicina, a indústria do cinema está infectada pelo dinheiro e pelo poder. Apenas os filmes independentes não são feitos para vender ingressos. Mas, como o que vende em Hollywood é humor ou violência, minha história tinha de ser transformada em comédia.

Quais são as reflexões você faz a partir do filme Patch Adams relacionado ao aspecto de humanização em saúde?

1. Que reflexão você faz a partir do filme Patch Adams relacionado ao aspecto da humanização em saúde? R: A reflexão do filme sentimentos que um médico raramente consegue levar a um paciente, além dos remédios.

O que é verdade no filme Patch Adams?

O longa-metragem é inspirado na história real de Hunter Doherty "Patch" Adams, um médico americano que revolucionou o atendimento a pacientes em hospitais do mundo inteiro em 1971, com a fundação do Instituto Gesundheit.

Qual o gênero do filme Patch Adams?

Romance ComédiaDramaComédia dramática Patch Adams/Gêneros

Autores

  • Mari Rosa Silva SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS-UNCISAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106022

Resumo

Fazer uma reflexão sobre a obra “Patch Adams: o amor é contagioso” em face da formação médica e de aspectos que perpassam demais profissionais de saúde, abordando as relações de poder no cenário hospitalar e a figura do palhaço. Como percurso metodológico, foi realizada uma análise acerca dessas relações expressas na obra cinematográfica. O longa-metragem é uma produção que relata a formação médica pelo Serviço de Saúde dos Estados Unidos, nos anos 90, a qual perpassa alguns ensinamentos até este momento. Dito isso, o filme é utilizado como meio de promover o debate sobre a figura do palhaço de hospital e a concepção de que ele irá resolver demandas da saúde em geral. Como resultado deste trabalho, foi analisado o modo de produzir a saúde na sociedade, ampliando o conhecimento de que é preciso repensar o modelo assistencial hegemônico, priorizando prestar um serviço acolhedor e individualizado de assistência interdisciplinar e transdisciplinar em saúde ao paciente.

Biografia do Autor

Mari Rosa Silva SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS-UNCISAL

enfermeira, especialista em saúde da criança, docente da Uncisal, menstranda em Ensino na Saúde da famed/Ufal. Doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Referências

Patch Adams: O amor é contagioso. Direção Tom Shadyac. Roteiro Stev Oedekerk. Gênero comédia dramática. Ano: 1998. Duração: 1h25 min.

Normas Regulamentadoras 32 [internet]. 2020 [citado 2020 jan. 24]. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/livreto_nr32_0.pdf.

Foucault M. O nascimento do hospital. In:_____. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Grall; 1979. p. 278-295

Merhy EE. O conhecer militante do sujeito implicado: o desafio de reconhecê-lo como saber válido. In: Franco TB, Peres MAA, organizadores. Acolher Chapecó: uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho. São Paulo: Hucitec Editora; 2004. p. 21-45.

Feuerwerker LCM. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida; 2014.

Adams P. Patch Adams: o amor é contagioso. Ilustração de Jerry Van Amerongen. Trad. Fabiana Colasanti. Rio de Janeiro: Sextante; 1999.

Sorrisso de Plantão [internet]. 2021 [citado 2021 jan. 24]. Disponível em: www.sorrisodeplantao.com.br.

Silva M, Sampaio J, Santos E. O nível de empatia de participantes do projeto de extensão universitária sorriso de plantão e sua contribuição para a formação em saúde. Revista Contexto & Saúde. 2019; 19(36): 79-90.

Doutores da Alegria [internet]. 2021 [citado 2021 jan. 24]. Disponível em: www.doutoresdaalegria.org.br.

Spinoza B. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2013.

Deleuze G. Espinosa e Filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien. Rio de Janeiro: Editora Escuta; 2002.

Marx K. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

Feuerwerker LCM, Merhy EE. Atenção domiciliar na configuração de redes substitutivas: a desinstitucionalização das práticas e a invenção da mudança na saúde. Rev Panam Salud Pública. 2008; 24(3): 180-8.

Feuerwerker LCM. Cadeia do cuidado em saúde. São Paulo: Hucitec Editora; 2011.

Guattari F, Rolnik S. Micropolítica: cartografias do desejo. 7ª ed. Petrópolis: Vozes; 2005.

Merhy EE. O cuidado é um acontecimento e não um ato. In: Franco TB, Merhy EE, organizadores. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde. Textos reunidos. São Paulo: Hucitec; 2013. p. 172-182.

Gomes RM, Schraiber LB. Humanization-alienation dialectic as a tool for the critical comprehension of health practices dehumanization: some conceptual elements. Interface – Comunic., Saude, Educ. 2011; v. 15, n. 37: p. 339-50.

Ayres JRM. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade. 2004; v. 13, n. 3: p. 16-29.

Masetti M. Boas Misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar. São Paulo: Palas Athena; 2003.

Coe R. Sociologia de la Medicina. 3ª ed. Madrid: Alianza Universidad; 1984.

Merhy EE, Cecilio LCO. Algumas reflexões sobre o singular processo de coordenação dos hospitais [internet]. 2021 [citado 2021 jan. 24]. Disponível em: http://www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/concurso/coordenacaohospitalar.pdf.

Melo DL, Silva MR. Sorriso de Plantão: um sentimento que não pode parar. Arapiraca: Editora Eduneal; 2019.

Quais são as reflexões você faz a partir do filme Patch Adams relacionado ao aspecto de humanização em saúde?

Como Citar

SILVA, M. R. S. (2021). Análise crítica e reflexiva do filme ”Patch Adams: o amor é contagioso” faces das relações de poder no cenário hospitalar. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106022. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106022

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Licença

Copyright (c) 2021 Revista Portal: Saúde e Sociedade

Quais são as reflexões você faz a partir do filme Patch Adams relacionado ao aspecto de humanização em saúde?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.

Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à  revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é  licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html

O autor deve declarar que o artigo é original  e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.

Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.

Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.

Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.

Qual a mensagem central do filme Patch Adams para nossa vida?

Ele enfatiza a ideia de que não é só a ciência e a medicina que podem salvar vidas, mas também o amor, atenção e a compaixão, mostrando nos que somente atraves do amor e alegria se constroi e reconstroi vidas.

Quais comportamentos de Patch expressam a humanização?

Patch destacou-se por defender a idéia de que princípios como alegria, humor, amor, cooperatividade e criatividade devem estar presentes na boa medicina, sendo ele hoje o principal nome relacionado à luta pela humanização na saúde.

Quais lições você pode aprender com o filme Patch Adams?

7 Lições Que Podemos Aprender Com o Filme Patch Adams.
1 – Nunca é Tarde Para Seguir Sua Missão. ... .
2 – O Contato Humano Faz Toda a Diferença. ... .
3 – Ser Feliz é uma Questão de Escolha. ... .
4 – Ver a Vida Com Leveza Nos Torna Fortes. ... .
5 – Os Amigos Tornam a Vida Mais Feliz. ... .
6 – Ouse Ser Diferente. ... .
7 – O Amor é Contagioso..

Qual a principal mensagem do filme Patch Adams O amor é contagioso?

A mensagem transmitida é de que os pacientes não deveriam ser tratados somente como números, mas como pessoas e, por isso, tratadas com dignidade. Ele se negava a se referir aos pacientes como números.