Quais as semelhanças e diferenças entre o colonialismo e neocolonialismo?

Quais as semelhanças e diferenças entre o colonialismo e neocolonialismo?
Diferença entre pós-colonialismo e neo-colonialismo - Vida

Contente

  • Diferença chave - pós-colonialismo vs neo-colonialismo
     
  • O que é pós-colonialismo?
  • O que é Neo Colonialismo?
  • Quais são as semelhanças entre o pós-colonialismo e o neo-colonialismo?
  • Qual é a diferença entre o pós-colonialismo e o neo-colonialismo?
  • Resumo - Pós-colonialismo vs Neo-colonialismo

O pós-colonialismo e o neo-colonialismo são dois períodos literários e sociais da história da humanidade. Ambos os períodos referem-se ao período posterior ao período colonial ocidental. O pós-colonialismo se refere à abordagem teórica que mostra a condição política ou social das ex-colônias e o neocolonialismo se refere ao uso de pressões econômicas, políticas, culturais ou outras para controlar ou influenciar outros países, especialmente as ex-colônias dependentes do Oeste. Ambos indicam as transformações socioculturais nos países que já foram colônias do Ocidente. A principal diferença entre o pós-colonialismo e o neocolonialismo é que o pós-colonialismo se refere ao estudo das questões relacionadas ao colonialismo e ao período de descolonização, enquanto o neocolonialismo se refere ao uso das forças econômicas e sócio-políticas influentes pelo Ocidente para espalhar sua hegemonia para outras partes do mundo.

1. Visão geral e diferença chave
2. O que é pós-colonialismo
3. O que é neo-colonialismo
4. Semelhanças entre o pós-colonialismo e o neo-colonialismo
5. Comparação lado a lado - Pós-colonialismo vs Neo-colonialismo na forma tabular
6. Resumo

O que é pós-colonialismo?

O pós-colonialismo é o período em que a descolonização começou a surgir nos países outrora colonizados pelo Ocidente. Este período destaca basicamente as lutas de libertação dos indígenas das colônias, o uso da literatura como resposta aos colonizadores, etc.

O pós-colonialismo é a abordagem teórica que se preocupa com a condição política ou social das ex-colônias. Por isso, enfoca o estudo da colonização, a descolonização que envolve a reconstituição e reconstituição das culturas nativas e também o processo de neocolonização. O pós-colonialismo analisa as preocupações metafísicas, éticas e políticas sobre identidade cultural, gênero, nacionalidade, raça, etnia, subjetividade, linguagem e poder.

Assim, essa teoria refere-se à manifestação das consequências da colonização nos estados colonizados pelo Ocidente. A exploração dos recursos naturais, a escravidão, as injustiças enfrentadas pelos indígenas, as corrupções político-sociais e culturais dos colonizadores foram expressas por esses oprimidos por meio de sua literatura.

Quais as semelhanças e diferenças entre o colonialismo e neocolonialismo?

As figuras literárias conhecidas como Gayatri Spivak, Homi. K Bhaba, Franz Fanon e Edward Said podem ser destacados como os pioneiros dessa teoria. Entre eles, Edward Said é considerado o pioneiro dos estudos pós-coloniais.

O que é Neo Colonialismo?

Neo-colonialismo significa basicamente o período após a descolonização. As transformações na ordem mundial imperial e as alterações sociopolíticas nas colônias após o período de descolonização podem ser definidas como o período neocolonial. O termo ‘Neo Colonialismo’ foi cunhado pelo político ganense Kwame Nkrumah.

Portanto, com a descolonização e a independência dessas ex-colônias, elas precisavam do apoio econômico das nações poderosas para se desenvolver. Os ex-colonizadores aproveitaram para se envolver nos aspectos econômicos, sociais e culturais desses países em desenvolvimento que já foram colônias. O neocolonialismo se refere à política de uma nação poderosa em buscar hegemonia política e econômica sobre uma nação independente ou área geográfica estendida, sem necessariamente reduzir a nação ou área subordinada ao status legal de uma colônia.

Quais as semelhanças e diferenças entre o colonialismo e neocolonialismo?

Neocolonialismo é o uso do capitalismo, da globalização e do poder cultural imperial para influenciar um país em desenvolvimento pelos países superpotências no mundo. Assim, em vez de capturar e subjugar formalmente esses países em desenvolvimento como fizeram antes no período colonial, eles se envolvem nas atividades sócio-políticas e econômicas desses países em desenvolvimento para espalhar sua hegemonia e, assim, indiretamente sitiar o controle dos outros países em desenvolvimento.

Quais são as semelhanças entre o pós-colonialismo e o neo-colonialismo?

  • Ambos lidam com o período após a descolonização
  • Ambos mostram os aspectos socioculturais da necessidade de espalhar a hegemonia das nações poderosas para outras nações em desenvolvimento.

Qual é a diferença entre o pós-colonialismo e o neo-colonialismo?

Pós-colonialismo vs Neo-colonialismo

O pós-colonialismo é a abordagem teórica que se preocupa com a condição política ou social das ex-colônias. O neo-colonialismo é a política dos poderosos países desenvolvidos que usam a influência econômica, social, política e cultural para espalhar sua hegemonia às colônias anteriores, sem rebaixar seu status nacional de colônias.
Teorias
O pós-colonialismo lida com as teorias de descolonização, alteridade, diáspora, igualdade de gênero, feminismo, racismo, recuperação da identidade nacional perdida, criticando as práticas brutais dos colonizadores. O neo colonialismo lida com as teorias do capitalismo, do imperialismo cultural e econômico.

Resumo - Pós-colonialismo vs Neo-colonialismo

O pós-colonialismo e o neocolonialismo são duas teorias que tratam das questões que surgiram após o período de descolonização no mundo. O pós-colonialismo trata de mostrar as consequências da colonização e das lutas de libertação dos estados antes subjugados pelos colonizadores, enquanto o neocolonialismo se refere a uma política teórica usada pelas nações poderosas para espalhar indiretamente sua hegemonia em outras partes do mundo a partir do período de descolonização até os dias atuais. Isso pode ser identificado como a diferença entre pós-colonialismo e neocolonialismo.

Baixe a versão em PDF de Post Colonialism vs Neo Colonialism

Você pode baixar a versão PDF deste artigo e usá-la para fins off-line de acordo com a nota de citação. Faça o download da versão em PDF aqui. Diferença entre pós-colonialismo e neo-colonialismo

Referências

1.Graham Huggan, ‘The Neocolonialism of Postcolonialism: A Cautionary Note’, disponível aqui.

Cortesia de imagem:

1. “Kwame nkrumah” (CC BY-SA 3.0) via Commons Wikimedia
2. “Edward Said Crop” do usuário: Briantrejo (CC BY-SA 3.0) via Commons Wikimedia

Quais as semelhanças e diferenças entre colonialismo e neocolonialismo?

"No colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e portanto interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata", diz o professor.

Qual a semelhança entre colonialismo e imperialismo?

Enquanto o imperialismo e o colonialismo resultam na dominação política e econômica de uma nação sobre outras, existem diferenças sutis, mas importantes entre os dois sistemas. Em essência, o colonialismo é a prática física da expansão global, enquanto o imperialismo é a ideia que impulsiona essa prática.

Quais as principais diferenças entre o imperialismo e neocolonialismo?

O imperialismo também é conhecido como neocolonialismo por ter a mesma motivação da fase colonialista: a exploração de novos territórios. Porém, o neocolonialismo foi executado em lugares distintos dos territórios colonizados nos séculos XVI e XVII.

Quais as diferenças do colonialismo?

"No Colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e, portanto, interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no Neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata", diz o professor.