Quais são as principais características produtivas nos pampas argentinos e no Sul do Brasil?

A Argentina é um país sul-americano, atualmente figura como uma economia emergente. Dentre os setores da economia que compõe o PIB da nação, está a agropecuária, que responde por aproximadamente 7%. No território argentino habitam cerca de 39 milhões de pessoas, desse total, 10% trabalha no setor agropecuário.

A estrutura fundiária argentina acompanha a mesma realidade dos países latinos, isto é, uma profunda concentração de terras nas mãos de uma minoria da população. Os produtos oriundos da agropecuária respondem por cerca de 50% de tudo que é exportado, isso mostra a importância do setor para a economia. Dentre os produtos mais exportados estão o trigo, o milho e a carne.

Ao longo do território argentino existem duas zonas agropecuárias de grande relevância: a região pampeana e a extrapampeana. Na região pampeana são encontradas extensas terras de grande fertilidade, a área abrange cidades como Buenos Aires, Santa Fé, Rosário e Baía Blanca.

Essa região se destaca principalmente na produção de trigo e milho. Na pecuária, as principais criações são de gado e ovinos. A grande produção se deve, especialmente, pela característica topográfica plana, que favorece a mecanização plena e eleva a produtividade da agricultura e da pecuária. A região pampeana responde por 50% dos produtos oriundos da agricultura; 66%, do gado e 50%, do ovino.
Além dos produtos agropecuários citados, a Argentina produz também algodão, cana-de-açúcar, vinha e oliveira, frutas, uva e erva-mate.

O Pampa é um bioma situado no centro-sul do continente americano e possui um clima tipicamente subtropical. Tem como características geográficas o relevo suave ondulado, as precipitações constantes e a vegetação de gramíneas. No Brasil, o Pampa cobre parte significativa do estado do Rio Grande do Sul.

Saiba mais: Pantanal — o bioma brasileiro que sofre influência do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica

Resumo sobre Pampa

  • O Pampa é um tipo específico bioma que possui uma vegetação formada por espécies de gramíneas e herbáceas.

  • Sua vegetação possui uma localização geográfica específica, ocorrendo em partes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

  • Ocorre em uma parte pequena e específica do país, no estado do Rio Grande do Sul.

  • Seu clima é predominantemente subtropical, registrando temperaturas amenas e precipitações bem distribuídas anualmente.

  • Sua hidrografia é bastante densa e formada por rios importantes regionalmente, como o Prata e o Uruguai.

  • Seu relevo é do tipo suave ondulado, com pequenas variações de altitude e declividade.

  • Possui grande importância ambiental, uma vez que guarda grande diversidade de espécies de animais e vegetais.

  • Seu aproveitamento econômico, especialmente por atividades agropecuárias, gera inúmeros impactos ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é Pampa?

O Pampa, também conhecido como Campos, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, é um bioma localizado no centro-sul do continente americano. No Brasil, ele ocorre somente no estado do Rio Grande do Sul. Sua vegetação é composta basicamente por gramíneas. É um bioma bastante homogêneo, caracterizado pela presença do clima subtropical, pelo relevo suave ondulado e pela grande reserva de água. O Pampa é bastante explorado economicamente, especialmente pelas atividades agropecuárias.

Características do Pampa

→ Localização do Pampa

Está localizado em uma zona geográfica específica, no centro-sul da América do Sul, na região de confluência entre as fronteiras de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No caso específico do Brasil, o Pampa ocorre somente em parte do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul.

→ Clima do Pampa

É o subtropical, marcado pela ocorrência de temperaturas amenas na maior parte do ano e pela frequência constante de chuvas. Esse bioma também ocorre em zonas de clima temperado do continente sul-americano.

O Pampa apresenta um clima bastante específico, com forte influência da umidade, que interfere nos demais indicadores climáticos locais. As médias térmicas são amenas, sendo especialmente baixas durante o inverno, com maiores elevações termais no verão.

→ Hidrografia do Pampa

O bioma possui uma rede hidrográfica considerável, formada por rios pequenos e médios, possuindo assim uma ampla disponibilidade de água. Essa região é composta por duas bacias hidrográficas de grande importância regional: a Costeira do Sul e a do rio da Prata. Os principais rios que banham a região são o Prata e o Uruguai. A formação hidrográfica do Pampa facilita a instalação de hidrovias e hidrelétricas.

→ Relevo do Pampa

É do tipo suave ondulado, ou seja, formado por regiões de planícies com presenças pontuais de colinas. Tradicionalmente, esse relevo recebe o nome de coxilhas. Suas características geomorfológicas indicam uma zona bastante homogênea, pouca declivosa e recortada, com forte influência dos processos deposicionais, formando planícies e colinas diversas. O Pampa é um bioma extremamente suscetível ao processo de arenização.

→ Flora do Pampa

É bastante homogênea, sendo composta especificamente por espécies vegetais de gramíneas e herbáceas, com altura mediana e estrutura vegetacional uniforme. Nesse bioma, ocorre de forma bastante pontual espécies de maior altura, como algumas árvores e arbustos.

→ Fauna do Pampa

É bastante diversa, composta por diversas espécies de aves, roedores e pequenos mamíferos. São animais encontrados no Pampa: o veado-campeiro, o furão, a ema e o perdigão. O bioma possui ainda algumas espécies endêmicas, como o beija-flor-de-barba-azul e o sapinho-de-barriga-vermelha.

Importância do Pampa

Quais são as principais características produtivas nos pampas argentinos e no Sul do Brasil?
A atividade pecuária extensiva é típica no Pampa.

O Pampa é um bioma bastante específico, tendo características geográficas particulares, em uma zona de clima tipicamente subtropical. Portanto, é um bioma de elevado valor ambiental, e, por consequência, com grande diversidade de espécies. Está situado em uma zona de grande disponibilidade hídrica, com reservas importantes de água.

Ademais, o Pampa possui uma importância econômica muito forte, uma vez que é uma região tradicionalmente atrelada à produção de alimentos, especialmente por meio da criação de animais e da plantação de cereais. Ele possui grande importância para a economia dos chamados países platinos, que têm uma forte base econômica primária.

Saiba também: Mata Atlântica — o bioma essencial para a manutenção da vida no litoral brasileiro

Degradação ambiental do Pampa

O Pampa é um bioma extremamente degradado em razão da sua elevada exploração econômica. Sua ocupação foi iniciada especialmente durante o período de colonização da América do Sul. A partir de então, a região foi utilizada especialmente para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, com destaque para a pecuária extensiva e o cultivo de grãos.

Desse modo, são registrados no referido bioma inúmeros impactos ambientais, notadamente atrelados à utilização desenfreada dos recursos naturais locais. São exemplos desse cenário o desmatamento da vegetação nativa, as queimadas empreendidas para a formação de pastagens, a compactação do solo gerada pelo pisoteio dos animais, a contaminação da água resultante de agrotóxicos, entre outros. Ainda, o Pampa é muito suscetível ao processo de arenização do solo. 

Qual são as características produtivas nos Pampas argentinos e no Sul do Brasil?

Embora os solos do Pampa não sejam muito férteis, há uma prática agrícola monocultora cada vez mais intensa. Apesar disso, a principal atividade econômica da região é a pecuária, facilitada pelo relevo plano levemente ondulado.

Quais são as características produtivas no Sul do Brasil?

Mesmo com os problemas apontados, a região Sul continua desempenhando um grande papel na produção agrícola, pelo menos 70% do trigo e da soja do Brasil são oriundos dessa parte do país, além da produção de uva que responde por 65% do que é produzido nacionalmente, incluindo cerca de 50% do milho e do arroz.

Qual a principal atividade econômica dos Pampas gaúchos?

Desde a colonização, a pecuária extensiva sobre os campos nativos tem sido a principal atividade econômica da região.

Quais são as principais características dos Pampas?

Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.