Quais são as fases de desenvolvimento da personalidade segundo Freud?

Qual é a teoria de desenvolvimento de Freud?

Na psicologia de Sigmund Freud, Desenvolvimento psicossexual é o elemento central da teoria psicanalítica dos instintos, para a qual os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios.

Show

Quais são as fases do desenvolvimento da personalidade?

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio.

Quais as principais características da fase do desenvolvimento de Freud que representa a adolescência?

Na teoria de desenvolvimento psicossexual de Freud, a adolescência é marcada pela fase genital. Nessa fase, haveria um retorno ao complexo de Édipo, que surge na fase fálica.

São as três fases do desenvolvimento libidinal segundo Freud?

Há uma fixação numa fase anterior infantil e a sexualidade infantil é autoerótica, narcísica, pré-genital e anárquica. Para se atingir a fase adulta tem que se passar por todas as fases e por todos os recalcamentos que isso implica.

Qual é a teoria de Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Como a psicanálise explica o desenvolvimento humano?

Freud, pela teoria psicanalítica, afirma que os teóricos psicanalíticos também olham o desenvolvimento humano como um processo constituído de estágios. … No início do desenvolvimento humano a criança passa por esse estágio completando cada tarefa ou diminuindo a ansiedade da melhor maneira possível.

Como se dá o desenvolvimento da personalidade?

“O desenvolvimento da personalidade envolve uma série de conflitos entre o indivíduo, que quer satisfazer os seus impulsos instintivos, e o mundo social (principalmente a família), que restringe este desejo.” (CLONINGER, 1999, p.

Quais são os fatores que influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade?

Crescimento e desenvolvimento

  • Fatores genéticos e biológicos.
  • Fatores psicológicos – a história pessoal do indivíduo, experiências de vida, etc.
  • Fatores ambientais – cultura, classe social, família, contato com coetâneos, etc.

O que é a adolescência para Freud?

Segundo Freud a adolescência seria esse período que marca o fim do período de latência (com a puberdade), e faz a transição para a fase genital (vida adulta). A partir dessa teoria Freud coloca a genitalidade como sendo um marco da vida adulta.

Como a psicanálise vê a adolescência?

Na psicanálise de Freud com Lacan, a adolescência corresponde a uma etapa lógica de articulação do sujeito na estrutura, marcada pelo encontro com o sexo e com a falta no Outro.

Quais as fases do desenvolvimento psicossexual segundo a psicanálise ortodoxa?

Desenvolvimento Psicossexual: conceito e fases

  • Fase oral – 0 meses a 1 ano.
  • Fase anal do desenvolvimento psicossexual – 1 a 3 anos.
  • Fase fálica do desenvolvimento psicossexual – 3 a 6 anos.
  • Fase de latência do desenvolvimento psicossexual – 6 anos até puberdade.

Quais são as fases do complexo de Édipo?

Normalmente, o Complexo de Édipo surge durante a chamada “Fase Fálica”, que sucede a “Fase Oral” e “Fase Anal”, de acordo com a psicanálise freudiana.

Qual a principal obra de Freud?

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Quem foi Freud e quais suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Para a Psicanálise, a formação da personalidade coincide com a formação e estruturação da mente. Vamos entender como Freud compreende a personalidade e a estrutura mental.

Freud teve duas posições durante sua obra. Elas são chamadas de primeira e segunda tópicas ou, respectivamente, modelo topográfico e modelo estrutural.

    • Um ser dividido, com o início da formação de personalidade na infância
    • O principal conceito freudiano: o inconsciente
    • A formação da personalidade, segundo a Teoria Topográfica
    • Os Sistemas Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente
  • A formação da personalidade segundo a Teoria Estrutural
    • 1. O ID
    • 2. O EGO
    • 3. O SUPEREGO
    • Relações entre os três componentes da psique na formação da personalidade
    • É necessário esforço para tornar consciente os conteúdos do inconsciente
    • O propósito da psicanálise
    • Conclusão

Um ser dividido, com o início da formação de personalidade na infância

O interessante é vermos que, para Freud, o ser humano não é um indivíduo. Isso porque ele está “dividido”. Seus desejos, suas razões e seus apelos morais não coincidem. Pois são formados em momentos diferentes da vida, usando estruturas mentais diferentes.

A infância tem papel essencial na formação da personalidade. Para Freud, a infância já é um lugar da sexualidade, do desejo, das pulsões. E os eventos da infância, mesmo quando “esquecidos” (recalcados), podem perdurar por toda nossa vida, guiando nossas percepções, emoções e crenças.

O principal conceito freudiano: o inconsciente

Freud valorizava de forma bastante especial o inconsciente, o qual considerava que regia o comportamento humano.

Baseado na sua experiência clínica, Freud, acreditava que a fonte das perturbações emocionais estava nas experiências traumáticas reprimidas nos primeiros anos de vida.

Freud desenvolveu a psicanálise, uma terapêutica que tem por possibilitar às pessoas o conhecimento de seus próprios conflitos emocionais inconscientes.

Para Freud a formação da personalidade dá-se nos primeiros anos de vida, quando as crianças lidam com os conflitos entre os impulsos biológicos inatos, ligados às pulsões e às exigências da sociedade.

Quais são as fases de desenvolvimento da personalidade segundo Freud?


A formação da personalidade, segundo a Teoria Topográfica

A Teoria Topográfica é uma teoria criada por Freud no livro “A Interpretação dos Sonhos”. Nessa teoria, Freud divide o aparelho psíquico em três sistemas mentais correlacionados entre si e entre à consciência: Consciente, Pré-consciente e Inconsciente.

Os Sistemas Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente

1. Para Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, que inclui todas as coisas das quais temos consciência em um dado momento. É a capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias.

2. Pré-Consciente é uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com facilidade. São as porções da memória que nos são facilmente acessíveis. É no pré-consciente que estão os pensamentos, as ideias, as experiências, os conhecimentos, as lembranças de ontem, que podem ser trazidas à consciência, com algum esforço.

3. O sistema inconsciente abriga elementos instintivos, que não são acessíveis pela consciência. Há também o que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido nem perdido, entretanto não é possível ser lembrado.

A formação da personalidade segundo a Teoria Estrutural

Falaremos agora da Teoria Estrutural, conhecida como a Segunda Tópica, que é a fase mais madura da obra freudiana.

As observações feitas por Freud revelaram uma série interminável de conflitos psíquicos. A um instinto opunha-se outro. Eram proibições sociais que bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações que se chocavam.

Freud tentou ordenar este caos aparente propondo três hipotéticas instâncias da formação da personalidade: id, ego e superego.

1. O ID

É no Id que estão as pulsões. O Id é irracional, ilógico e impulsivo. O Id busca o prazer, desconsiderando as consequências. Ele quer a satisfação imediata de seus impulsos. O Id pode ser comparado a um cavalo que tem muita força, mas que depende do cavaleiro para usar adequadamente essa força.

Os conteúdos do Id são quase todos inconscientes, e isto inclui as configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, da mesma forma como o material que não foi aceito pela consciência.

Um pensamento ou uma lembrança, que foi excluído da consciência, mas que se encontra na área do Id, será capaz de influenciar toda vida mental de uma pessoa.

2. O EGO

O Ego está em contato com a realidade. Funciona a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes. O Ego protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações. O Ego tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade (autopreservação).

Ego tem a função controlar as exigências dos instintos do Id, decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas, adiando-as para momentos mais favoráveis ou as suprimindo inteiramente. O ego busca o prazer e evita o desprazer.

Assim, o ego é originalmente criado pelo Id, na tentativa de melhor enfrentar as necessidades de reduzir a tensão e aumentar o prazer. Contudo, para fazer isto, o Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas.

3. O SUPEREGO

O Superego se desenvolve a partir do Ego e atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego.

Nele estão os códigos morais, modelos de conduta e os parâmetros que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de ideais.

Enquanto consciência pessoal, o Superego age tanto para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, porém, ele também pode agir inconscientemente. As restrições inconscientes são indiretas e podem aparecer sob a forma de compulsões ou proibições.

O Superego tem a capacidade de avaliar as atividades da pessoa, independentemente das pulsões do Id para tensão-redução e independentemente do Ego, que também está envolvido na satisfação das necessidades.

Relações entre os três componentes da psique na formação da personalidade

A meta fundamental da psique é manter e/ou recuperar um nível aceitável de equilíbrio dinâmico que maximiza o prazer e minimiza o desprazer.

Todo o processo inicia-se no Id, que é de natureza primitiva, instintiva. 0 ego, surge do id e existe para lidar com a realidade das pulsões básicas do id e também atua como mediador entre as forças que operam no Id e no Superego e as exigências da realidade externa.

O Superego, surge do ego, e age como um freio moral ou uma força contrária aos interesses do ego. Ele determina normas que definem e limitam a flexibilidade do Ego.

É necessário esforço para tornar consciente os conteúdos do inconsciente

O id é inteiramente inconsciente, o ego e o superego o são em parte. “Grande parte do ego e do superego pode permanecer inconsciente e é normalmente inconsciente. Isto é, a pessoa nada sabe dos conteúdos dos mesmos e é necessário despender esforços para torná-los conscientes” (1933, livro 28, p. 89 na ed. bras.)

O propósito da psicanálise

Nesses termos, o propósito prático da psicanálise “é, na verdade, fortalecer o ego, fazê-lo mais independente do superego, ampliar seu campo de percepção e expandir sua organização, de maneira a poder assenhorear-se de novas partes do id”.

Conclusão

Em suma, a teoria de Freud constituiu uma importante contribuição histórica para entendermos a formação da personalidade, que é o mesmo que a formação do sujeito.

Fez-nos tomar consciência dos pensamentos e emoções inconscientes, da ambivalência das relações precoces de pais e filhos, e da presença, desde o nascimento, de pulsões sexuais.

Assim, o método psicanalítico influenciou muito a psicoterapia atual, bem como as ciências humanas e médicas.

Autora: Adriane Queder, especialmente para o site do Curso de Formação em Psicanálise Clínica.

Quais são as fases do desenvolvimento da personalidade segundo Freud?

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.

Quais são as 3 partes estruturantes de nossa personalidade em Freud?

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego.

Qual é o estágio do desenvolvimento da personalidade o qual segundo Freud é a principal fonte de prazer e alimentação?

Durante a fase oral, a principal fonte de interação da criança ocorre através da boca, de modo que o reflexo de enraizamento e sucção é especialmente importante. A boca é vital para a alimentação, e o bebê recebe prazer da estimulação oral por meio de atividades gratificantes como degustação e sucção.

Como se forma a personalidade psicanálise?

A personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos damos conta, como as sensações, percepções, memórias, sentimentos e fantasias.