Quais os fatores que influenciam a expectativa de vida de uma população?

O aumento da expectativa de vida é crescente no país. Isso significa que, a cada ciclo de 365 dias, espera-se que os brasileiros consigam viver por mais anos. A partir deste cenário, é comum que as pessoas pensem em questões financeiras, afinal, um planejamento para 50 anos não vai se encaixar em 70, por exemplo.

Para falarmos um pouco mais sobre isso, criamos este post especial que aborda os impactos do aumento da expectativa de vida para o setor financeiro. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, é só continuar a leitura!

Qual era a expectativa de vida no Brasil nos últimos anos?

Quais os fatores que influenciam a expectativa de vida de uma população?

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, a expectativa era que os brasileiros vivessem até 76,6 anos, 3 meses a mais do que os dados de 2018. Para ter uma ideia, a expectativa de vida no país em 1940 era de 45,5 anos, 30 a menos do que em 2015, que era 75,5 anos. De acordo com o IBGE esse número vem crescendo desde então.

Por que a expectativa de vida aumentou?

Você já percebeu que há uma tendência que a expectativa de vida, ao nascer, se comporte de forma crescente ao passar dos anos. A partir dessa constatação, é comum que surja uma dúvida a muitas pessoas de por que esse aumento acontece.

Na verdade, não existe um único motivo específico para o aumento. Diversos fatores fazem com que haja essa elevação, como o avanço da medicina e das condições sociais.

Avanços da medicina

A saúde é um dos principais fatores que fazem com que uma pessoa viva mais. Os avanços da medicina fizeram com que muitas doenças pudessem ser combatidas. O antibiótico, por exemplo, que é um importante medicamento, começou a ser utilizado somente na década de 1940.

Além disso, a tecnologia com a produção de máquinas e aparelhos cada vez mais modernos e funcionais também permite que os diagnósticos possam ser feitos de maneira mais precisa.

Condições sociais

As condições sociais também são importantes para o aumento da expectativa de vida. Lugares que possuem uma melhor condição, como taxas mais elevadas de saneamento básico entre as cidades, maior nível de educação, menor índice de violência e poluição, por exemplo, tendem a ter uma expectativa mais duradoura.

Como o aumento da expectativa de vida impacta o setor financeiro?

No Brasil, espera-se que as pessoas vivam até 76,6 anos. Contudo, muito antes disso, elas já podem se aposentar. O valor da aposentadoria, entretanto, geralmente é insuficiente para cobrir todos os gastos de que um idoso necessita.

Além disso, muitos trabalhadores informais não contarão com a aposentadoria do governo, precisando buscar melhores alternativas privadas. A partir dessa expectativa, é necessário que as pessoas refaçam constantemente o seu planejamento financeiro para que desfrutem de uma vida e de uma aposentadoria tranquila.

Qual é a relação entre o aumento da expectativa de vida e a procura de seguros de vida?

Quais os fatores que influenciam a expectativa de vida de uma população?

O seguro de vida é um dos itens que têm entrado no novo planejamento financeiro familiar. Isso porque o aumento da expectativa de vida vem acompanhado de outras mudanças sociais, como a construção de famílias menores e a participação mais igualitária de ambos os sexos no mercado de trabalho.

A partir dessas características, é comum vermos famílias compostas por dois adultos que sustentam, além de si, os seus filhos e os seus pais. Para garantir que todos estejam assistidos em caso de acidentes, imprevistos, doenças ou fatalidades, as pessoas têm optado pelo seguro de vida.

O aumento da expectativa de vida torna necessário que as famílias tenham um bom planejamento financeiro desde cedo. Isso permite que, além de viver mais anos, elas também tenham mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade para aproveitar muito!

Então, gostou de saber um pouco mais sobre a relação entre o aumento da expectativa de vida e as finanças? Agora você já sabe que é necessário planejar a aposentadoria e se prevenir em caso de imprevistos para desfrutar de uma longevidade tranquila.

Por isso, confira o post especial que preparamos para você sobre o que analisar ao escolher um seguro para a terceira idade!

Curtiu esse artigo? Compartilhe com os seus amigos:

Quais os fatores que impactam a expectativa de Vida Mundial?

Quais os fatores que impactam a expectativa de vida mundial Enquanto Andorra, na Europa, tem o maior índice de expectativa de vida no mundo com 84,8. Os habitantes de Lesoto, na África tem o pior, 45,4 anos Cristine Fogliati Aexpectativa de vida, é o número médio de anos que uma população vive.

Qual é o maior índice de expectativa de vida no mundo?

Enquanto Andorra, na Europa, tem o maior índice de expectativa de vida no mundo com 84,8. Os habitantes de Lesoto, na África tem o pior, 45,4 anos A expectativa de vida, é o número médio de anos que… Open in app Home Notifications Lists Stories Write Published in Jornalismo de Dados — UniRitter Cristine Fogliati Follow Jun 10, 2017 3 min read Save

Quais são as dietas típicas de pessoas com expectativa de vida alta?

Além de serem mais familiares e aderirem a esportes, sua dieta típica é a mediterrânea, aderida por outros países com expectativa de vida alta, como a Espanha (82,5 anos, conforme dados de 2013). Dieta Mediterrânea/Flickr/Pierina Mariani

Quais são os fatores que influenciam a expectativa de vida da população?

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

O que é necessário para aumentar a expectativa de vida?

A prática de exercícios físicos regulares aliada a uma boa alimentação pode trazer benefícios ainda maiores e que também impactam na expectativa de vida. Evitar alguns hábitos também pode ser interessante para o aumento da longevidade. Entre os principais estão o excesso no consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

O que é expectativa de vida da população?

A expectativa de vida – também chamada de esperança de vida – é um dado estatístico que procura estimar por quanto tempo se espera que as pessoas de uma determinada faixa de idade vivam em um determinado lugar.

Quais fatores estão relacionados ao aumento da expectativa de vida nos países pobres?

Já os países pobres apresentam índices de expectativa de vida baixos. Isto ocorre em função das péssimas condições de trabalho, pobreza da população, condições de vida inadequadas e sistemas de saúde e educação precários. Logo, são países que apresentam também IDH baixo.