Quais são as principais adaptações agudas imediatas e crônicas do organismo ao exercício físico?

Grátis

4 pág.

Quais são as principais adaptações agudas imediatas e crônicas do organismo ao exercício físico?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

EXERCÍCIO FÍSICO, ADAPTAÇÕES CRÔNICAS, 
 SISTEMA CÁRDIOVASCULAR 
Aluno(a): Humberto De Freitas Júnior Período: 3° Turno: Noturno 
Durante muito tempo o treinamento resistido, também conhecido como musculação, foi desaconselhado e contra-indicado para indivíduos portadores de diversas cardiopatias, pelo fato de, durante a execução dessa modalidade de exercícios, a freqüência cardíaca e a pressão arterial poderia sofrer uma elevação exacerbada (26) o que representaria um risco potencial para o rompimento de aneurismas cerebrais preexistentes (21).
    No entanto, o baixo índice de acidentes cardiovasculares durante os exercícios resistidos (18), e um melhor conhecimento da fisiologia do exercício por parte dos profissionais da área de saúde pode trazer uma maior tranqüilidade quanto à utilização dos exercícios resistidos em diversas populações. Assim, essa atividade passou a ser considerada adequada e aconselhada a vários grupos de indivíduos, como idosos (22, 7, 1), portadores de doença cardiovascular (45, 36) e adultos saudáveis (2, 20).
    Considerando os ganhos musculoesqueléticos provocados por esses exercícios (14), o interesse por parte de muitos estudiosos em esclarecer melhor a importância dos exercícios resistidos nas cardiopatias vem crescendo expressivamente. O fato de os exercícios resistidos poderem induzir um grande aumento na pressão arterial e freqüência cardíaca durante a execução de exercícios com carga máxima talvez explique o conceito equivocado que alguns profissionais de saúde ainda têm no sentido de que o treinamento resistido seria uma atividade de alto risco cardiovascular.
  A adaptação é um fenômeno biológico fundamental que tem grande relevância prática nas atividades físicas e no esporte. Nesse sentido, o treinamento físico regular provoca uma série de estímulos que produzem modificações e adaptações estruturais e funcionais (44).
    As adaptações (respostas) fisiológicas do exercício físico são decorrentes do processo de treinamento físico e podem ser de ordem aguda ou crônica. As adaptações agudas, também denominadas “respostas agudas”, são aquelas que ocorrem em associação direta com a sessão de exercício e podem ser subdivididas em imediatas ou tardias (3). As respostas agudas imediatas são as que ocorrem nos períodos pré-imediato e pós-imediato rápido, até alguns minutos após o término do exercício (3), como as elevações na freqüência cardíaca, na pressão arterial e na temperatura corporal.
    Já as adaptações agudas tardias são aquelas observadas ao longo das primeiras 24 ou 48 horas, às vezes até 72 horas, após uma sessão de exercícios e podem ser exemplificadas pelas reduções nos níveis tencionais e pelo aumento da sensibilidade .
 RELATORIO 2
 As adaptações cardiovasculares causadas pelo exercício aeróbio dinâmico se dão em sua maioria pelo aumento da atividade nervosa simpática e pela redução da parassimpática, que ocorrem principalmente por causa da ativação do comando central e de macanorreceptores musculares e articulares, essas alterações neurais resultam no aumento da frequência cardíaca, do volume sistólico e, consequentemente do débito cardíaco, e ainda, durante a prática de exercício aeróbio ocorre vasodilatação na musculatura ativa provocada, principalmente pela liberação de óxido nítrico, o que promove queda da resistência vascular periférica, dessa forma, durante o exercício aeróbio observa-se aumento da pressão arterial sistólica e manutenção ou queda da pressão arterial diastólica. Todas essas adaptações permitem dizer que o exercício aeróbio caracteriza-se por ser um exercício que promove sobrecarga volumétrica no sistema cardiovascular, ou seja, promove, sobretudo, aumento no fluxo sanguíneo, que resulta no aumento da cavidade da câmara ventricular esquerda promovendo assim hipertrofia ventricular esquerda excêntrica”.
   Em contrapartida, durante a prática do exercício anaeróbio, em especial, o treinamento com pesos, a ação mecânica da musculatura promove aumento da pressão intramuscular e comprime os vasos arteriais dentro do músculo ativo. A partir da intensidade de 15% de 1 RM já é possível verificar impedimento progressivo do fluxo sanguíneo muscular e, em intensidades superiores a 70% de 1RM, ocorre à oclusão vascular completa, desta maneira, a saída de metabolitos lactato, hidrogênio, fosfato, adenosina, potássio, entre outros produzidos no exercício é impedida, fazendo-os se acumular no músculo, o que estimula os quimiorreceptores musculares e resulta no aumento da atividade nervosa simpática, levando ao aumento da frequência cardíaca e da contratilidade do coração.
 Neste tipo de modalidade de exercício, em paralelo as ativações neurais, a oclusão do fluxo sanguíneo muscular diminui o retorno venoso e aumenta a pós-carga, o que faz com que o volume sistólico não sofra alterações importantes, podendo até diminuir um pouco, assim, o débito cardíaco aumenta pouco, sobretudo em virtude do aumento da frequência cardíaca. Entretanto, a resistência vascular periférica aumenta expressivamente, provocando grande elevação da pressão arterial tanto sistólica quanto diastólica, dessa maneira, os exercícios do tipo anaeróbio com pesos caracterizam-se por promoverem grande sobrecarga de pressão ao sistema cardiovascular, que resulta em espessamento da parede ventricular esquerda sem diminuição da dimensão interna da cavidade desenvolvendo hipertrofia ventricular esquerda concêntrica 
   Salienta dizendo que “em geral, na maioria dos tipos de exercícios físicos ou programas de condicionamento físico.
 RELATÓRIO 3
 O envelhecimento é composto por uma base de alterações nas composições fisiológicas, juntas de transferência do nível de equilíbrio do corpo. Essas alterações são graduais, porém progressivas, e resultam num aumento na prevalência de enfermidades agudas e crônicas (CLARCK e SIEBENS, 2002).
Nas últimas décadas têm-se observado um envelhecimento das pessoas, a nível mundial, ligado ao acréscimo da expectativa de vida. O Brasil acompanha essa tendência. Zimerman (2009) comenta que envelhecer é algo natural, conquanto, apresenta dificuldades para muitos, pois traz relativas mudanças. O autor mostra que estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2003, no Brasil, em 2020, os idosos chegarão a 25 milhões de pessoas, em um aglomerado de 219,1 milhões representando 11,4% da população.
Em 2050, espera-se que a média de vida nos países desenvolvidos será de 87,5 anos para os homens e 92,5 para as mulheres (contra 70,6 e 78,4 anos em 1998). Já nos países em desenvolvimento, será de 82 anos para homens e 86 para mulheres, logo, 21 anos de diferença do que os 62,1 e 65,2 atuais.
O aumento da população com mais de 65 anos acarreta desafios importantes para o sistema de saúde pública e para profissionais de educação física, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfim, a todos os profissionais da área da saúde. Isso porque o envelhecimento traz consigo uma série de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Uma vez que a probabilidade de certas doenças aumentarem com a idade, reforçamos a necessidade de não olhar para a velhice como a chegada delas. O envelhecer apresenta diversas mudanças, mostra diminuições e comprometimentos, é sabido que muitos delas recebem contribuição do mau uso de algumas qualidades físicas.
Logo, para que o envelhecimento ocorra de uma maneira quantitativa e qualitativa, ou seja, saudável, é necessário que algumas ações sejam tomadas. Entre elas estão a alimentação saudável, não tabagismo, repouso diário entre 7 e 8 horas e o estilo de vida ativo. O exercício físico é capaz de levar a pessoa a ter um estilo de vida cada vez mais saudável e associado a uma boa alimentação traz excelente benefícios.

Quais as adaptações agudas e crônicas ao exercício físico no sistema nervoso?

RESPOSTAS ADAPTATIVAS AO EXERCÍCIO FÍSICO Exemplos: aumento da frequência cardíaca e da pressão; aumento da temperatura corporal; aumento da frequência respiratória. ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física.

O que são adaptações agudas imediatas?

As respostas agudas imediatas são as que ocorrem nos períodos pré-imediato e pós-imediato rápido, até alguns minutos após o término do exercício (3), como as elevações na freqüência cardíaca, na pressão arterial e na temperatura corporal.

Quais os efeitos agudos e crônicos do exercício físico?

Este, para reparar os “danos” causados pelo exercício, estimula ou suprime diversas substâncias produzidas pelo nosso corpo e essas substâncias, uma vez suprimidas ou produzidas para atingir um tecido alvo, gerarão efeitos agudos, que se estimulados repetidamente, se tornarão crônicos.

Quais são as adaptações crônicas?

As adaptações crônicas do débito cardíaco máximo, ou seja, o aumento no débito cardíaco máximo observado em um exercício máximo esta atrelado a um aumento no volume sistólico, pois a frequência cardíaca máxima não modificara-se com o capaz de ter qualquer significado fisiológico.