Quais são as medidas de prevenção e manutenção dos recursos naturais renováveis?

A preocupação em relação à preservação dos recursos naturais é cada vez maior, mas pesquisas mostram que ainda estamos distantes de viver em uma sociedade sustentável. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2017, divulgados pelo Instituto Trata Brasil, revelaram que o desperdício de água no país chega a 38,29%. Isso significa que a cada 100 litros, 38 ficam perdidos no caminho. Isso sem falar nas perdas de água causadas pelos maus hábitos dos usuários.

A má gestão desses recursos naturais pode resultar em um futuro complicado, pois não leva em conta uma verdade básica: boa parte desses recursos simplesmente acaba.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre como cada um pode contribuir para que os recursos naturais sejam utilizados de uma forma mais sustentável e inteligente. Conheça as principais práticas que podem garantir meios de subsistência para as próximas gerações!

Entenda o que são os recursos naturais 

Os recursos naturais são elementos disponíveis na natureza utilizados pelo ser humano para suprir as suas necessidades básicas e de produção. Eles podem ser:

  • minerais (rochas, areia);
  • biológicos (animais, vegetais);
  • hídricos (mares e rios);
  • energéticos (luz solar, vento).

Assim, eles fornecem os insumos essenciais para o desenvolvimento humano, econômico e social.

Apesar dessa grande importância, muitos desses recursos não se renovam, ou seja, acabam. Com base nessa característica, esses elementos são divididos em duas grandes categorias:

  • recursos naturais renováveis: são elementos que podem ser reutilizados ou reaproveitados após o seu uso, como a água, o solo, o ar, sendo necessária ou não a ação do homem para essa renovação acontecer;
  • recursos naturais não renováveis: são insumos que não podem ser renovados em curto ou médio prazo. É o caso dos minérios e do petróleo, por exemplo.

Em vista disso, torna-se fundamental utilizar esses elementos de maneira sustentável, garantindo que eles continuem existindo para fornecer meios de subsistência para as próximas gerações.

A urgência de pensar no consumo dos recursos naturais

Ser consciente no consumo dos recursos naturais e adotar práticas sustentáveis não se limita apenas aos elementos não renováveis. Afinal, mesmo aqueles que se renovam na natureza, quando utilizados em larga escala, podem se tornar escassos. Como assim?

Por exemplo, a água pode ser reutilizada. Mesmo após misturar-se a dejetos e virar esgoto, ela pode ser direcionada às estações, onde passa por diversas etapas de tratamento até ser despejada novamente no meio ambiente. Então, desde a retirada nos mananciais, passando pelo consumo e pelo tratamento, ela pode voltar a seguir o seu fluxo natural para ser reutilizada.

Mas se o desperdício for grande, ou a poluição inutilizar fontes de água doce e a demanda for maior do que a capacidade dela se renovar, em algum momento não haverá mais, assim como já acontece em diversas regiões do mundo.         

O caminho, portanto, está no consumo consciente dos recursos naturais — e isso é urgente! Segundo informações levantadas pelo Global Footprint Network (GFN), divulgado pela Agência Brasil, a humanidade já está consumindo mais recursos do que o planeta é capaz de gerar. Isso significa que o ser humano está causando uma sobrecarga por meio das suas atividades. O motivo disso, segundo a instituição, está no padrão de consumo que está crescendo.

Além disso, segundo o Panorama Global sobre Recursos 2019, publicado pela ONU, desde 1970 a extração de recursos mais que triplicou. Ainda, a extração e o processamento de alimentos, combustíveis e materiais são responsáveis pela metade da emissão dos gases de efeito estufa, e são geradores de mais de 90% de problemas hídricos e danos à biodiversidade.

Em outras palavras, o ritmo de consumo da humanidade está insustentável, e é preciso tomar medidas urgentes para frear a perda de recursos. Saiba, então, quais práticas podem ser adotadas nesse sentido.

3 práticas para um uso sustentável dos recursos naturais 

1. Redução do consumo

Todos os dias, o consumidor é persuadido a fazer compras por impulso. Equipamentos de última geração, acessórios da moda, alimentos industrializados e coloridos, seja o que for, são muitos os atrativos que levam a compras motivadas pela emoção, e não pela necessidade. Segundo um estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 37% dos consumidores admitiram que tinham comprado algum item que não precisavam nos últimos 30 dias.

Essas compras sem necessidade se refletem em um impacto muito negativo aos recursos naturais. Basta pensar em toda a linha de produção por qual o produto passou até chegar às suas mãos e quanta matéria-prima foi necessária. Somente uma calça jeans, por exemplo, gasta cerca de 10.850 litros de água para ser confeccionada.

Ao planejar as compras, você pensa na necessidade de ter um item e qual é o seu impacto ambiental, garantindo escolhas mais conscientes e sustentáveis.

2. Redução do desperdício

O descarte incorreto e o excesso de resíduos gerados pelas pessoas são grandes vilões do meio ambiente. Como vimos, o crescimento no padrão do consumo ao longo das décadas tornou a capacidade de o planeta gerar recursos simplesmente insustentável. O relatório Estado do Mundo 2010 apontou que o homem extrai 60 bilhões de toneladas de recursos naturais a cada ano, um valor 50% maior do que três décadas anteriores.

Mesmo levando em consideração o aumento da população mundial, a intensidade no consumo não tem ocorrido em ritmo proporcional. E isso leva a grandes problemas no outro lado da cadeia de consumo: o desperdício e o descarte incorreto do lixo. Nesse sentido, a solução é simples, mas desafiadora: reduzir o desperdício por meio do consumo consciente.

3. Valorização de práticas sustentáveis nas empresas

Analisando o Balanço Energético Nacional 2019, percebemos a participação majoritária do setor privado no consumo de energia no Brasil:

  • transportes: 32,7%;
  • indústrias: 31,7%;
  • setor energético: 11,2%;
  • serviços: 4,9%;
  • agropecuária: 4,1%.

Em contrapartida, as residências são responsáveis por apenas 9,9% do total de gasto energético no país. No entanto, implementar estratégias sustentáveis é dever de todos. Isso inclui:

  • reduzir o uso do papel;
  • economizar energia;
  • economizar na conta de água;
  • adotar práticas de reciclagem;
  • adquirir equipamentos com melhor eficiência energética;
  • adotar o uso de transportes alternativos, como trabalhar de bicicleta ou transporte coletivo;
  • não poluir;
  • respeitar as leis ambientais.

É claro que as estratégias que visam promover o consumo consciente para a preservação dos recursos naturais não se limitam a essas. Mas é necessário estar ciente de que chegamos a um nível de exploração dos bens naturais que está perto de um ponto irreversível em muitos aspectos. Tomar essas iniciativas desde já é uma ação ética, social e inteligente, pois expressa respeito pelo nosso planeta e todos os seus recursos que poderão garantir nossa qualidade de vida no futuro.

Gostou do conteúdo? Então, continue a pesquisa e saiba mais sobre o papel da água no desenvolvimento sustentável!

O que podemos fazer para preservar os recursos naturais renováveis?

Veja como cada pessoa pode contribuir para preservar os recursos naturais.
CONSUMO CONSCIENTE. ... .
DICAS. ... .
Diminuindo o consumo de água: ... .
Para detectar um vazamento: ... .
- Reduzindo energia elétrica: ... .
Coleta seletiva de lixo: ... .
PRÁTICA DE CIDADANIA. ... .
PRINCÍPIOS..

Quais as principais medidas de prevenção dos recursos naturais?

É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:.
Economizar água..
Evite o consumo exagerado de energia..
Separar os lixos orgânicos e recicláveis..
Diminuir o uso de automóveis..
Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas..
Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis..

O que podemos fazer para preservar os recursos naturais renováveis e não renováveis?

A melhor maneira de preservar esses recursos é começar um processo de substituição, que vem ocorrendo a passos lentos durantes as últimas décadas. Hoje em dia, o uso de carvão (precursor da Revolução Industrial) perdeu espaço para o petróleo e o gás natural, que são os dois principais recursos utilizados atualmente.

Quais medidas de prevenção e manutenção dos recursos naturais renováveis podemos usar para evitar a extinção deste?

A coleta seletiva é um caminho excelente para a redução de resíduos e descarte inadequado de lixo em aterros sanitários, rios e mares. Trata-se do combate a um dos maiores problemas ambientais que o planeta enfrenta atualmente e que afeta animais, seres humanos e o meio ambiente como um todo.