Quais são as implicações dos princípios da formação integral e de um currículo centrado em competências nas práticas escolares de avaliação?

Curr�culo por Compet�ncias

Marise Nogueira Ramos

O �curr�culo por compet�ncias� � o meio pelo qual a pedagogia das compet�ncias se institucionaliza na escola, com o objetivo de promover o encontro entre forma��o e emprego. O fundamento do �curr�culo por compet�ncias� � a redefini��o do sentido dos conte�dos de ensino, de modo a atribuir sentido pr�tico aos saberes escolares, abandonando a preemin�ncia dos saberes disciplinares para se centrar em compet�ncias supostamente verific�veis em situa��es e tarefas espec�ficas. Essas compet�ncias devem ser definidas com refer�ncia �s situa��es que os alunos dever�o ser capazes de compreender e dominar. Somente ap�s essas defini��es � que se selecionam os conte�dos de ensino. Em s�ntese, em vez de partir de um corpo de conte�dos disciplinares existentes, com base no qual se efetuam escolhas para cobrir os conhecimentos considerados mais importantes, a elabora��o do �curr�culo por compet�ncias� parte da an�lise de situa��es concretas e da defini��o de compet�ncias requeridas por essas situa��es, recorrendo �s disciplinas somente na medida das necessidades exigidas pelo desenvolvimento dessas compet�ncias.

Do ponto de vista da hierarquiza��o do saber, o discurso sobre as compet�ncias pode ser compreendido como uma tentativa de substituir uma representa��o hier�rquica estabelecida entre os saberes e as pr�ticas, notadamente aquela que se estabelece entre o �puro� e o �aplicado�, entre o �te�rico� e o �pr�tico� ou entre o �geral� e o �t�cnico� por uma representa��o da diferencia��o que seria essencialmente horizontal e n�o mais vertical.

Ao discutir a elabora��o de �curr�culos por compet�ncias� no ensino profissionalizante, Jim�nez (1995) compreende que as compet�ncias definidas como refer�ncias para o curr�culo correspondem a unidades para as quais convergiriam e se entrecruzariam um conjunto de elementos que as estruturam (conhecimentos, habilidades e valores). Considerar a compet�ncia como unidade e ponto de converg�ncia entre conhecimentos, habilidades e valores congrega a id�ia de que a compet�ncia constitui uma unidade e de que os elementos isolados perdem esse sentido. A autora indica duas caracter�sticas que se encontram impl�citas em qualquer defini��o de compet�ncia: por um lado, centrar-se no desempenho; por outro, recuperar condi��es em que este desempenho � relevante.

O desempenho � compreendido como a express�o concreta dos recursos que o indiv�duo articula quando realiza uma atividade. Uma forma��o que persiga o desenvolvimento de compet�ncias para o desempenho pressup�e selecionar conhecimentos dos quais os estudantes necessitam para aplicar em esquemas operat�rios, para entender o que significam e como funcionam, facilitando a a��o em situa��es diversas. Isto implica deixar de fazer a separa��o entre o saber e o saber- fazer para centrar o esfor�o em resultados de aprendizagem nos quais se atinge uma integra��o entre ambos.

Incorporar condi��es nas quais o desempenho � relevante remete �s condi��es em que se promove e se demanda que o indiv�duo ponha em jogo seus recursos. Essa concep��o requer que a elabora��o dos curr�culos ocorra por contato direto com as situa��es de trabalho, o que exige que um dos procedimentos pr�vios � elabora��o curricular pela escola seja a an�lise dos processos de trabalho para os quais se pretende formar. Quando aplicados aos sistemas de forma��o, desta an�lise resultam os documentos referenciais. Na Fran�a, eles foram chamados de referenciais de diploma, para a escola, e de referenciais de emprego ou de atividades profissionais, para a empresa. No Brasil, foram elaboradas diretrizes e referenciais curriculares nacionais produzidos pelo Minist�rio da Educa��o.

Para an�lise dos processos de trabalho, ainda que exista uma variedade de metodologias, estas se originam de tr�s matrizes principais: a condutivista, a funcionalista e a construtivista. A matriz condutivista compreende a compet�ncia, sobretudo, como uma habilidade que descreve o que a pessoa pode fazer. Assim definida, as compet�ncias s�o caracter�sticas que diferenciam um desempenho superior de um desempenho m�dio ou pobre. Por isto, a an�lise parte da pessoa que faz bem seu trabalho de acordo com os resultados esperados.

A an�lise funcional se origina no pensamento funcionalista da sociologia, tendo sido acolhida pela nova teoria dos sistemas sociais. Por essa teoria, a an�lise funcional n�o se refere somente ao sistema em si, mas tamb�m � sua rela��o com o em torno (mercado, tecnologia, rela��es sociais e institucionais etc.). A an�lise do processo de trabalho � feita estabelecendo-se uma rela��o entre problemas e resultados. As compet�ncias s�o deduzidas das rela��es entre resultados e habilidades, conhecimentos e atitudes dos trabalhadores.

Esta foi a perspectiva adotada pelo Minist�rio da Educa��o no Brasil para a elabora��o dos referenciais curriculares nacionais do ensino t�cnico. Estes ficaram organizados em matrizes ou quadros de compet�ncias por �reas profissionais, nas quais se definiram fun��es, subfun��es que caracterizam o processo de trabalho; compet�ncias e habilidades (�saber-fazer�) requeridas pelos trabalhadores; bases instrumentais, cient�ficas e tecnol�gicas, correspondentes aos conte�dos de ensino ou �saberes� necess�rios ao desenvolvimento das respectivas compet�ncias e habilidades. As unidades de aprendizagem, preferencialmente aut�nomas, organizadas como m�dulos, teriam esses par�metros como base. � conclus�o de cada m�dulo poder-se-ia adquirir um t�tulo que habilitaria o trabalhador ao exerc�cio de determinadas fun��es e/ou subfun��es.

A matriz construtivista desenvolvida por Bertand Schwartz, na Fran�a, tem como finalidade evidenciar as rela��es m�tuas e as a��es existentes entre os grupos, seu em torno, as situa��es de trabalho e as situa��es de capacita��o (Schwartz apud Mertens, 1996). Ou seja, as compet�ncias n�o s�o deduzidas � parte das necessidades e propostas formativas. O m�todo recha�a a defasagem entre a constru��o das compet�ncias e a implementa��o de uma estrat�gia de capacita��o. Com isto, as compet�ncias n�o s�o deduzidas somente a partir da fun��o ocupacional, mas concedem igual import�ncia � pessoa, aos seus objetivos e �s suas possibilidades.

Os referenciais curriculares explicitam os elementos que dever�o compor o curr�culo para se lograr o desenvolvimento das compet�ncias requeridas pelo trabalho. Tanguy & Rop� (1997) descrevem a metodologia de constru��o do referencial de diploma: enuncia-se a compet�ncia global visada (em termos de ser �capaz de�); depois, as capacidades gerais implicadas nessa compet�ncia global (que se exprimem geralmente por quatro verbos de a��o ou sin�nimos: informar-se, organizar, realizar, comunicar); depois, as capacidades e compet�ncias terminais e, enfim, os �saberes� e o �saber-fazer� que � compet�ncia global s�o associados. Ao termo desse conjunto de procedimentos, os referenciais de diplomas apresentam-se, � primeira vista, sob forma de quadros que relacionam, de um lado, as fun��es e atividades principais descritas no referencial do emprego com as capacidades e compet�ncias terminais; de outro, as compet�ncias terminais com os �saberes� e �saber-fazer� tecnol�gicos associados. Essa codifica��o dos diplomas de ensino t�cnico e profissionalizante repousa, em �ltima inst�ncia, sobre uma lista de �saber-fazer�. Esses saber-fazer, unidades de base desse ordenamento t�cnico, s�o eles mesmos definidos por uma seq��ncia de rela��es de encaixe. Como explica Tanguy (1997), com base na regulamenta��o educacional francesa, eles s�o estabelecidos com base na lista de tarefas e fun��es elaborada no referencial de atividades profissionais, podendo ser apreendidos com a express�o �ser capaz de�. Concretamente s�o descritos por um verbo de a��o e pelos objetos aos quais a a��o se aplica.

Cr�ticas � tamanha racionaliza��o pedag�gica n�o s�o raras. Malglaive (1994), por exemplo, argumenta que os �saber-fazer�, evid�ncia expl�cita das compet�ncias, como a��es observ�veis, s�o governados por outras a��es, inobserv�veis: as a��es mentais. Assim, capacidade e atividade correspondem a duas formas de a��o: a a��o mental, impl�cita, n�o observ�vel, correspondente � cogni��o; e a a��o manifesta, expl�cita, observ�vel, correspondente � atividade. Ainda que sejam mecanismos espec�ficos, capacidade e atividade ou cogni��o e a��o formam uma unidade. N�o obstante, os referenciais curriculares cindem esta unidade. Al�m disto, afirmar que algu�m deve ser �capaz de� n�o diz nada do conte�do dessa capacidade. Conforme afirma o mesmo autor, as listas de compet�ncias nas quais se tenta basear o curr�culo n�o dizem nada sobre o que devem adquirir os estudantes para serem capazes de fazer o que se pretende que eles fa�am. Por isto, � preciso aceitar que o desenvolvimento de compet�ncias � uma conseq��ncia e n�o o conte�do em si da forma��o, e que os efeitos pretendidos com a pr�tica pedag�gica podem se constituir no m�ximo como horizontes, cujos limites se alargam permanentemente na propor��o de novas aprendizagens. Sendo assim, o curr�culo mant�m-se baseado em saberes de refer�ncia, oriundos dos campos das ci�ncias e das profiss�es. Pelas cr�ticas apresentadas anteriormente, o chamado �curr�culo por compet�ncias� dificilmente escapa da condi��o de ser um construto elaborado com base em objetivos de ensino e de aprendizagem, diferindo muito pouco da l�gica que orientou sua pr�pria g�nese: a adequa��o da educa��o aos princ�pios da efici�ncia social.

Deluiz (2001) discute a possibilidade de constru��o de uma matriz cr�tico-emancipat�ria, cujos fundamentos te�ricos estariam no pensamento cr�tico-dial�tico, pretendendo n�o s� ressignificar a no��o de compet�ncia, atribuindo-lhe um sentido que atenda aos interesses dos trabalhadores, mas tamb�m apontar princ�pios orientadores para a investiga��o dos processos de trabalho. Em converg�ncia com esta proposi��o, Ramos (2005) apresentou como princ�pio epistemol�gico do curr�culo a compreens�o totalizante dos processos de trabalho, incorporando na an�lise, al�m da dimens�o cient�fico-tecnol�gica, as dimens�es �tico-pol�ticas, s�cio-hist�ricas, ambientais, culturais e relacionais do trabalho.

Ocorre, entretanto, que essa perspectiva, por se tratar de uma concep��o te�rico-metodol�gica e �tico-pol�tica da forma��o de trabalhadores, n�o � redut�vel a metodologias de an�lises de processo de trabalho. Ademais, a descri��o precisa, definitiva, exaustiva, de qualquer processo de trabalho, n�o capta suas m�ltiplas determina��es e, menos ainda, a complexidade da a��o humana que est� em jogo na sua realiza��o. Conclu�mos, ent�o, que a possibilidade virtuosa de relacionar as atividades pedag�gicas �s situa��es de trabalho e � pr�tica social em geral est� no horizonte e, ao mesmo tempo, no limite em que essas rela��es possam se constituir em refer�ncias para a forma��o plena dos trabalhadores, orientadas pela amplia��o de seus conhecimentos, capacidades e atividades intelectuais.

Para saber mais

DELUIZ, N. O modelo das compet�ncias profissionais no mundo do trabalho e na educa��o: implica��es para o curr�culo. Boletim T�cnico do Senac, mar., 2001 (N�mero especial)

JIM�NEZ, M. del C. El punto de vista pedag�gico. In: ARG�ELLES, A. (Org.) Competencia Laboral y Educaci�n Basada en Normas de Competencia. M�xico: Editorial Limusa, 1995.

MALGLAIVE, G. Compet�ncia e engenharia de forma��o. In: PARLIER, M. & WITTE, S. (Orgs.) La Compet�nce: mythe, construction ou realit�? Paris: L'Harmattan, 1994.

MERTENS, L. Sistemas de Compet�ncia Laboral: surgimiento y modelos. M�xico: Cinterfor/OIT, 1996. (Resumo Executivo) RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organiza��o do curr�culo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. & RAMOS, M. (Orgs.) Ensino M�dio Integrado: concep��o e contradi��es. S�o Paulo: Cortez, 2005.

TANGUY, L. Racionaliza��o pedag�gica e legitimidade pol�tica. In: TANGUY, L. & ROP�, F. (Orgs.) Saberes e Compet�ncias: o uso de tais no��es na escola e na empresa. S�o Paulo: Papirus, 1997, p. 25-68.

Quais são os princípios de uma prática docente que visa à formação integral do aluno?

Quais são os princípios da Educação Integral?.
Centralidade do Estudante..
Aprendizagem permanente..
Perspectiva inclusiva..
Gestão democrática..

Quais são os princípios educativos que norteiam as práticas educativas?

Além disso, aponta outras diretivas em sua proposta educacional: a politecnia, a ampliação do tempo, espaço e oportunidade, a escola como eixo integrador da comunidade e a construção de projeto pedagógico a partir de um conselho gestor multidisciplinar.

Quais são os quatro princípios da educação?

O relatório que aponta para a importância da educação ao longo da vida traz a discussão dos “quatro pilares” fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O que vc aprendeu sobre formação integral no contexto do currículo em ação?

A formação integral sob os preceitos do currículo em ação, prioriza mais que conteúdo ou notas quantitativas que objetivamente descrevem o aprendizado; o foco é na prática efetiva do que se aprende, ou seja, sua utilidade real para a vida do discente.