Quais as principais características dos bolcheviques e quais eram os seus líderes?

A Revolução Russa de outubro de 1917 foi a consequência do acirramento dos conflitos sociais na Rússia e da incapacidade do Governo Provisório, instituído em fevereiro de 1917, em retirar o país da I Guerra Mundial, em distribuir terras aos camponeses e em acabar com a fome que assolava a população russa.

O Governo Provisório foi ocupado em sua maior parte do tempo por Kerenski, um quadro do partido menchevique, que teve que governar com a existência de um poder paralelo criado pelos operários russos. Os sovietes eram conselhos formados por trabalhadores, que haviam aparecido pela primeira vez em 1905 e representavam uma forma de democracia direta exercida pelos trabalhadores. Já em fevereiro de 1917, eles foram constituídos novamente. Os sovietes assumiam funções executivas e legislativas, sendo que os proprietários dos meios de produção estavam impedidos de participar. Os primeiros sovietes surgiram na cidade de Petrogrado, atual São Petersburgo, e sua existência em paralelo ao Governo Provisório, entre fevereiro e outubro de 1917, constituiu o período denominado de duplo poder, em que a burguesia e os latifundiários estavam representados no Governo Provisório e os trabalhadores nos sovietes.

Os trabalhadores também desenvolveram conselhos nas fábricas abandonadas pelos proprietários. Através desses conselhos, os trabalhadores passaram a gerir e a controlar a produção. Essas ações levaram os trabalhadores a desenvolverem a reivindicação da instituição do controle operário, com o objetivo do poder econômico ficar nas mãos dos trabalhadores.

Nos campos, os camponeses passaram a ocupar as terras dos latifundiários, principalmente após setembro de 1917, quando se aproximava o período de se iniciar as plantações de inverno. Apesar de estarem realizando a reforma agrária na prática, os camponeses pretendiam que todas as terras pertencentes à nobreza fossem distribuídas, ampliando esse processo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A necessidade de distribuição de terras agravou-se quando uma grande quantidade de soldados voltou para os campos após as deserções em massa ocorridas nas frentes de batalhas da I Guerra Mundial. A fome e o frio aliados à inexistência de um motivo de estarem lutando levaram esses soldados a abandonar seus postos de combate.

Frente a toda essa situação, os bolcheviques passaram a apoiar todas essas reivindicações populares. Após a chegada de Lênin à Rússia, em abril de 1917, a hesitação do partido bolchevique em relação às estratégias a adotar no processo revolucionário foi superada. Com as palavras de ordem de “Todo Poder aos Sovietes” e “Pão, Terra e Paz”, os bolcheviques pretendiam alcançar o poder e resolver os problemas referentes à reforma agrária, ao controle operário, à fome e à saída da guerra.

Após os fracassos de golpe de Estado de alguns setores ligados à nobreza em agosto de 1917, os bolcheviques conseguiram ampliar seu apoio popular e chegaram à presidência do soviete de Petrogrado, o mais importante da Rússia. Na presidência, Trotsky conseguiu arregimentar grupos de operários e soldados desertores para formar uma milícia, que foi denominada de Guarda Vermelha.

Com a criação da Guarda Vermelha, os bolcheviques puderam se lançar à tomada do poder. Em 25 de outubro de 1917 (7 de novembro no calendário gregoriano), os bolcheviques conseguiram tomar de assalto o Palácio de Inverno, sede do governo, e vários outros departamentos públicos. Formaram um novo governo baseado nos sovietes e centralizado pelo Conselho dos Comissários do Povo. Teve início com este ato a Revolução Bolchevique.

*Créditos da imagem: CatchaSnap e Shutterstock.com
 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Saiba quem foram os bolcheviques e atuação na revolução russa de 1917.


Quais as principais características dos bolcheviques e quais eram os seus líderes?

Poster Bolchevique da época da Revolução Russa

O que é - significado

A palavra bolchevique significa “maioria” no idioma russo. Essa palavra passou a ser usada, no começo do século XX, para designar os integrantes mais radicais do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo). Esse partido foi fundado em 1898 e se opunha ao regime czarista de Nicolau II na Rússia.

Ideias defendidas no contexto da Revolução Russa:

Os bolcheviques eram favoráveis a uma mudança radical na Rússia, com a queda do czarismo e implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista. Para eles, o novo governo russo, pós-revolução, deveria ser composto por uma união entre os operários e os camponeses. Os bolcheviques tinham, portanto, uma posição bem diferente dos mencheviques (“minoria”), liderados por Martov, que buscavam medidas de transição de caráter reformistas. Os mencheviques defendiam primeiro a instalação da democracia e só depois o socialismo.

Os bolcheviques na Revolução Russa

Foram os bolcheviques, liderados por Lênin, que assumiram o comando político da Rússia após a Revolução Russa de outubro de 1917. O lema bolchevique era “paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.

Eles adotaram uma série de medidas revolucionárias e de caráter socialista: nacionalização de bancos, redistribuição de terras entre os camponeses, controle das fábricas pelos operários, instalação de regime unipartidário no controle do governo (Partido Comunista Russo).

Entre os principais líderes dos bolcheviques, que participaram da Revolução Russa de 1917, podemos citar: Avel Enukidze, Mikhail Kalinin, Nikolai Bukharin, Mikhail Tomsky, Lashevich, Lev Kamenev, Preobrazhensky, Serebryakov, Lênin e Aleksei Rykov

Partido Comunista

No ano seguinte à Revolução Russa, os bolcheviques adotaram o nome de Partido Comunista Russo. Já em 1922, com a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o nome do partido mudou para Partido Comunista da União Soviética.

Quais as principais características dos bolcheviques e quais eram os seus líderes?
Nikolai Bukharin: líder bolchevique que participou da Revolução Russa de 1917.

Última revisão: 27/03/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Bolcheviques Temas Relacionados
  • • A Revolução Russa de 1917
  • • Lênin
  • • Mencheviques
  • • Socialismo e suas principais características
Bibliografia Indicada

Os sovietes traídos pelos bolcheviques (Série Estudos Libertários - Bolso) 
Autor: Rocker
Editora: Hedra
Temas: Revolução Russa.


Quais as principais características dos bolcheviques?

Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.

Quem são os líderes dos bolcheviques?

Stálin, Lênin e Trotsky, os principais comunistas que defendiam as ideias bolcheviques. O objetivo dos bolcheviques era instaurar o comunismo na Rússia, independente do pensamento de Marx.