Quais são as grandezas físicas fundamentais e derivadas

Verbos auxiliares constituem uma conjugação composta quando combinados com as formas nominais de um verbo principal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Assista a esta videoaula e observe como são empregados comumente na língua portuguesa.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um padrão internacional de medição formado por uma base de unidades para sete grandezas da Física: massa, comprimento, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.

Esse padrão de sistema métrico foi criado na França no ano de 1960 durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM).

Uma grandeza é definida como aquilo que pode ser quantificado. A unidade é a representação estabelecida para designar as medidas das grandezas. Por exemplo, quilograma (kg) é a unidade atribuída à medição da grandeza massa no SI.

Unidades do Sistema Internacional

A partir da criação de um padrão com um pequeno grupo de grandezas, chamadas de grandezas fundamentais, foi possível organizar as várias grandezas físicas conhecidas. Essa base é importante principalmente para o desenvolvimento científico e tecnológico.

As 7 unidades de base do SI são todas definidas em termos de constantes fundamentais. São elas:

  • Metro (m): é a unidade da grandeza comprimento e corresponde à distância percorrida, no vácuo, pela luz em 1/299 792 458 de segundo.
  • Quilograma (kg): é a unidade da grandeza massa e seu valor é derivado da constante de Planck, cujo valor é 6,62607015 x 10-34 J.s.
  • Segundo (s): é a unidade da grandeza tempo e corresponde à duração de 9 192 631 770 períodos da radiação na transição entre dois níveis hiperfinos do átomo de césio-133 no estado fundamental.
  • Ampere (A): é a unidade da grandeza corrente elétrica estabelecida em termos de carga elementar, cujo valor é 1,602176634 x 10-19 C.
  • Kelvin (K): é a unidade da grandeza temperatura termodinâmica fixada em termos da constante de Boltzmann, cujo valor é 1,380649 x 10-23 J.K-1.
  • Mol (mol): é a unidade da grandeza quantidade de matéria expressa em termos da constante de Avogadro, cujo valor é 6,02214076 x 1023 mol-1.
  • Candela (cd): é a unidade da grandeza intensidade luminosa definida em termos da eficácia luminosa, cujo valor é 683 lm.W-1.

Tabela de grandezas fundamentais do SI

Grandeza fundamentalUnidade baseSímbolo da unidadeMassaquilogramakgTemposegundosComprimentometromCorrente elétricaampereAIntensidade luminosacandelacdQuantidade de substânciamolmolTemperatura termodinâmicakelvinK

Grandezas derivadas

As grandezas derivadas são aquelas que podem ser expressas utilizando as unidades de base e símbolos das operações de multiplicação e divisão.

Por exemplo, no Sistema Internacional a energia é uma grandeza medida pela unidade joule (J). O joule pode ser escrito em termos de unidades fundamentais da seguinte forma:

1 J = 1 kg.m2/s2

Lê-se: Um joule equivale a um quilograma metro quadrado por segundo ao quadrado.

Exemplos de grandezas e unidades derivadas do SI

Grandeza derivadaUnidade derivadaSímbolo da unidadeExpressão em unidades de base do SIÁreametro quadradom2—Volumemetro cúbicom3—Velocidademetro por segundom/s—Aceleraçãometro por segundo ao quadradom/s2—ForçanewtonNkg . m . s-2PressãopascalPakg . m-1. s-2EnergiajouleJkg . m2. s-2PotênciawattWkg . m2. s-3

Saiba mais sobre as Unidades de Medida.

Prefixos para unidades

Para expressar grandezas com valores muito grandes ou muito pequenos fazemos uso da notação científica, que utiliza o padrão x . 10n, onde

Quais são as grandezas físicas fundamentais e derivadas

Carolina Batista

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Para compreender o que são as grandezas fundamentais e derivadas, vamos utilizar como base de explicações uma partida de futebol.

Vamos supor que a partida está zero a zero e aos 45 minutos do segundo tempo, uma falta é marcada na entrada da área. O time adversário discute com o árbitro, saí cartão amarelo e a torcida fica na expectativa pra comemorar o gol. Os dez passos regulamentares de distância da bola e a barreira são dados. Daí, o cobrador bate a falta. Gol? Que nada, a bola bate na barreira que se adiantou em 1 metro.

Talvez se as medidas ali fossem mais precisas, o batedor teria mais chances de fazer o gol. Por muito tempo as pessoas mediam várias coisas do mesmo jeito que um árbitro de futebol mede a distância da barreira, ou seja, elas usavam partes do corpo como instrumentos de medida. Usavam o pé, o braço, o dedo, o palmo, a perna, a distância de um passo, etc...

Até hoje você encontra uns dizendo que uma mesa tem tantos palmos, o monitor tem tantas polegadas, etc..

Conforme o comércio foi crescendo ficou evidente que alguns padrões, grandezas e unidades de medida fossem especificadas.

Grandeza Física

A grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido, que por sua vez pode ser representado por um número e uma unidade.

Lembra da cobrança da falta? A bola deve estar pesando entre 400g e 500g, a uma distância de 9,15m da barreira e o jogo deve durar 90min. Só nesse exemplo temos três grandezas físicas e suas unidades:

No caso da bola - grandeza física: a massa, unidade: o grama.
No caso da posição da barreira em relação a bola – grandeza física: comprimento, unidade: metro.
No caso da duração do jogo – grandeza física: o tempo, unidade: segundo.

Grandezas fundamentais

Além de serem grandezas físicas, a massa, o tempo e a distância são exemplos de grandezas fundamentais. Mas não para por aí, o Sistema Internacional de Unidades (SI) define ainda mais grandezas fundamentais, que a partir delas surgem as derivadas. As sete grandezas fundamentais são:

Comprimento: unidade metro (m)
Tempo: unidade segundo (s)
Massa: unidade quilograma (kg)
Temperatura: unidade Kelvin (K)
Corrente elétrica: unidade Ampère (A)
Quantidade de matéria: unidade mol (mol)
Luminosidade: unidade candela (cd)

Grandezas derivadas

As grandezas derivadas surgem a partir das fundamentais. Por exemplo, um campo de futebol deve ter pelo menos 8.250 m2 de área. O metro quadrado é uma unidade derivada do metro, ou seja, a área é uma grandeza derivada do comprimento, que é uma grandeza fundamental.

A velocidade que um jogador corre de um lado pro outro no campo de futebol é definida a partir da distância e do tempo, duas grandezas fundamentais. Sua unidade, nesse caso é o Km/h.

A área e a velocidade são apenas dois exemplos, veja outros a partir apenas do metro:

Área: unidade metro quadrado (m2)
Volume: unidade metro cúbico (m3)
Velocidade: unidade metro por segundo (m/s)
Aceleração: unidade metro por segundo ao quadrado (m/s2)
Densidade: unidade quilograma por metro cúbico (Kg/m³)

São dezenas de outras grandezas derivadas que você encontra em tudo quanto é canto.

Finalizando, as grandezas não podem ser medidas perfeitamente, mas existem tipos de medição adequados para cada caso.

Quais as grandezas físicas fundamentais é derivadas?

Tabela com as dimensões de base das grandezas físicas de derivada. ... Dimensões..

Quais são as grandezas físicas derivadas?

Já as grandezas derivadas, são definidas em função das grandezas básicas. Exemplo: massa (M), comprimento (L), tempo(T) são grandezas básicas. Velocidade(LT -1), aceleração(L T -2), força(M L T -2) são exemplos de grandezas derivadas, definidas em função de grandezas básicas.

O que são grandezas fundamentais é o que são grandezas derivadas?

a) GRANDEZA FUNDAMENTAL: grandeza primitiva. Exemplos: comprimento, massa, tempo, temperatura, etc. b) GRANDEZA DERIVADA: grandeza definida por relações entre as grandezas fundamentais. Exemplos: velocidade, aceleração, força, trabalho, etc.

Quais são as 4 grandezas fundamentais?

Em Física, chamamos aquilo que pode ser medido como grandeza. E a partir de alguns padrões estabelecidos, um número mínimo de grandezas fundamentais. Assim a medida do tempo é feita por meio da contagem de fenômenos periódicos.