Quais são as doenças que causam insônia?

Milhares de pessoas em todo o mundo não conseguem dormir à noite, mas não sabem as causas da insônia. Esse é um distúrbio que as afeta diretamente, influenciando em suas vidas pessoas e profissionais. O que poucos sabem, porém, é que os motivos para esse distúrbio podem estar relacionados a diversos fatores. Entre eles, encontram-se desde sua alimentação até o estilo de vida, passando pela carreira e estresse.

Para descobrir as 10 principais causas da insônia, confira os parágrafos a seguir. Neles, tente identificar quais podem ser as justificativas para sua falta de sono e descubra como melhorar suas noites.

Antes de se aprofundar nas causas da insônia, é preciso primeiro entender melhor o distúrbio em si. Dessa forma, pode-se definir a insônia como a dificuldade em iniciar ou mesmo manter o sono. Segundo a Associação Brasileira do Sono, ABS, cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com esse problema, o que justifica uma investigação mais completa sobre o tema.

Quais são as doenças que causam insônia?

Assim, de acordo com o site do Doutor Drauzio Varella:

“A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.”

Sabendo disso, fica simples entender que esse é um sintoma que pode indicar um alerta a respeito do bem-estar físico e mental do indivíduo. Não à toa, deve-se compreender as possíveis justificativas para a insônia. Em seguida, se faz necessário buscar resolver tais tópicos a fim de reconquistar suas boas noites de sono.

Quais as possíveis causas da insônia?

Como já mencionado acima, milhões de pessoas possuem algum problema para dormir pela noite. O que poucas delas sabem, entretanto, é que existem inúmeras causas para a insônia. Por conta disso, é preciso analisar quais são as possíveis justificativas para o distúrbio e verificar qual a mais provável para seu caso. Para isso, confira 10 dos principais motivos para o surgimento do problema e descubra o que fazer para melhorar sua situação.

01. Alimentação desequilibrada

Alguns dos maiores vilões de uma boa noite de sono estão em seus hábitos alimentares, o que pode surpreender os desavisados. Em geral, existem alimentos que te deixam mais alerta, o que pode dificultar seu sono. Bons exemplos são a cafeína, os energéticos, chocolate e alguns tipos de chá.

Quais são as doenças que causam insônia?

Com isso em mente, o ideal é evitar a ingestão de tais substâncias algumas horas antes de seu horário de dormir. Especialistas costumam indicar não consumir nada deste tipo a partir das 16 horas para um sono tranquilo.

02. Uso de medicamentos

Muitas vezes, para se livrar de um problema, acaba-se causando outros, mesmo que de forma indireta. Essa, aliás, é uma das principais causas da insônia, estando diretamente ligada à energia noturna.

Quais são as doenças que causam insônia?

Alguns remédios para gripe e descongestionantes, por exemplo, podem agir em seu corpo da mesma forma que a cafeína. Por conta disso, se faz preciso conversar com seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, em especial se já houver uma tendência de perda de sono.

03. Estresse constante

Não há nenhuma dúvida de que o seu psicológico influencia de forma direta a sua noite de sono. Um dos principais causadores das noites em claro é o estresse, que pode ser proveniente de inúmeras situações. Problemas no trabalho, preocupações financeiras ou mesmo familiares podem impedir que você durma com mais tranquilidade.

Quais são as doenças que causam insônia?

Logo, resolver tais pendências é necessário para descansar melhor. Se não for possível, entenda que esse não é o momento de pensar nisso. Tente relaxar e coloque na cabeça que você somente se preocupará com elas na manhã seguinte.

04. Traumas recentes

Seguindo a lógica do tópico acima, alguns traumas podem fazer com que seus níveis de estresse subam drasticamente. A morte de uma pessoa próxima, um acidente ou mesmo o medo de que algo assim aconteça são grandes causas da insônia.

Quais são as doenças que causam insônia?

Normalmente, fatores como esses te deixam em estado de alerta, agindo assim como inibidores do sono. A depender do caso, pode ser indicado tomar um chá de camomila, um banho morno ou mesmo algum medicamento calmante. Isso tudo, é claro, com o suporte de um especialista.

05. Ansiedade extrema

Ainda na linha dos distúrbios mentais, a ansiedade surge como uma das principais causas da insônia. Em especial, ela se caracteriza pelo pensamento constante em momentos futuros e, portanto, incertos. Indivíduos com uma mente ansiosa tendem a deitar na cama e pensar em inúmeros cenários e situações.

Quais são as doenças que causam insônia?

Dessa forma, não descansam a cabeça, estando em um estado de alerta que os impede de relaxar e, então, cair no sono. Novamente, as dicas acima e o contato com um especialista surgem como a melhor opção.

06. Transtornos do sono

Por mais estranho que possa parecer, algumas das causas da insônia, um transtorno do sono, podem ser outros transtornos do sono. Explica-se: há um conjunto de distúrbios relacionados a uma boa noite de descanso, os quais interferem na forma como um indivíduo dorme.

Quais são as doenças que causam insônia?

Muitos deles, porém, interferem na constância do sono, refletindo assim na própria insônia. Exemplos disso são a apneia, o transtorno do pesadelo e a síndrome das pernas inquietas. Para identificá-los, se faz preciso consultar um especialista do sono para entender mais afundo a situação.

07. Dores crônicas

Há inúmeros casos de pessoas que se queixam da falta ou da má qualidade de seu sono. A justificativa para esse problema, porém, não está no ato de descansar em si, mas sim em outros aspectos de seu corpo. Dores crônicas surgem, então, como grandes causadoras da insônia, já que impedem que a pessoa consiga atingir um estado de pleno relaxamento.

Quais são as doenças que causam insônia?

Aqui, o foco está nas dores físicas, que podem ser procedentes de acidentes, traumas ou mesmo desgaste e idade. Em todos os casos, entretanto, e preciso solucionar primeiro a dor, para em seguida verificar o sono.

08. Desequilíbrio hormonal

Muitas pessoas podem ter como causas da insônia o desequilíbrio hormonal, que afeta diretamente em seu descanso. Em geral, essa é uma situação vivida por indivíduos do sexo feminino durante a menstruação ou ao longo do processo da menopausa.

Quais são as doenças que causam insônia?

A queda do estrogênio é um dos principais fatores, sendo este o hormônio que regula o sono das mulher de acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP. A reposição hormonal, porém, deve ser feita com acompanhamento médico.

09. Estilo de vida

Engana-se quem pensa que apenas aspectos psicológicos ou físicos influem em uma boa noite de sono. O seu estilo de vida pode ser o grande vilão de suas noites, já que é o que definirá a forma como você chega à cama para dormir.

Quais são as doenças que causam insônia?

A falta de exercícios físicos, por exemplo, interfere na produção de hormônios que podem te ajudar nesse momento. Da mesma forma, ficar com o olho na televisão, celular ou outras telas também prejudica a qualidade de seu sono. O indicado, aqui, é evitar tais dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar.

10. Hábitos irregulares

Por fim, os seus próprios hábitos de vida podem influenciar negativamente na maneira como seu corpo descansa à noite. O ideal, segundo especialistas, é regular os horários de seu dia, o que auxilia a mente a se desligar quando preciso.

Quais são as doenças que causam insônia?

Assim, determinar uma hora para dormir é o mais correto, bem como para acordar. Com essas regras, o seu corpo segue uma programação, o que te auxilia a dormir melhor, sempre com qualidade e tranquilidade.

O que fazer para evitar as causas da insônia?

Não há dúvida alguma de que as causas da insônia influenciam seriamente a vida de milhares pessoas. Mais do que apenas não conseguir pegar no sono, tais problemas podem interferir em diversos aspectos da vida do indivíduo. Sendo assim, tratar de tais distúrbios é extremamente importante para uma melhor qualidade de vida.

Nesse momento, entretanto, o mais indicado é buscar por profissionais altamente capacitados para te darem as instruções.

Qual a doença que dá insônia?

Além disso, há doenças que podem desencadear ou agravar os episódios de Insônia, como a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), Depressão, Transtorno de Ansiedade, Fibromialgia e doenças da glândula tireoide, por exemplo.

Quando a insônia é preocupante?

Nos quadros mais graves, os efeitos da insônia estão bem presentes no cotidiano e resultam em acidente doméstico no trabalho e no trânsito. Nessas circunstâncias, a pessoa tem sintomas associados à fadiga, déficit de atenção, dificuldades de orientação espacial e alterações do humor, entre outros.