Quais os principais representantes da ginástica artística feminina do Brasil?

olympic-channel

Campeão Olímpico das argolas teve virose que o tirou das últimas competições e comprometeu sua preparação. Flavia Saraiva, Caio Souza e Arthur Nory confirmados em Liverpool, assim como a medalhista Olímpica de ouro do salto. Evento distribui primeiras vagas para Paris 2024.

Brazil ginástica artística equipe
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A seleção brasileira de ginástica artística está convocada para o Campeonato Mundial de 2022 em Liverpool, na Inglaterra, de 29 de outubro a 6 de novembro.

A competição distribuirá as primeiras vagas da ginástica artística para os Jogos Olímpicos Paris 2024. As três equipes mais bem colocadas no feminino e no masculino se classificam.

Veja quais são os ginastas confirmados para Liverpool abaixo.

PARIS 2024 | Veja o sistema de classificação da ginástica artística

Mundial de ginástica artística: equipe feminina mira vaga

As seguintes atletas foram convocadas para o Mundial de Liverpool:

  • Rebeca Andrade
  • Flavia Saraiva
  • Julia Soares
  • Carolyne Pedro
  • Lorrane Oliveira

Campeã Olímpica e mundial do salto em 2021, Rebeca Andrade, 23, lidera a seleção brasileira em Liverpool. Neste ano, ela competiu em dois eventos internacionais. O primeiro foi o Pan-Americano no Rio de Janeiro, em que foi ouro nas barras assimétricas e por equipes. Já na Copa do Mundo de Paris, ela conquistou a prata nas barras.

Rebeca se poupou nestas competições do salto e do solo, aparelhos que exigem mais do seu físico. Resta saber se a estratégia será repetida no Mundial, que pode classificar a equipe feminina para os Jogos Olímpicos, o que não aconteceu em Tóquio 2020.

Nos Jogos realizados em 2021, Rebeca representou a equipe feminina junto a Flavia Saraiva, 23, que está plenamente recuperada de uma lesão no pé e também tenta elementos mais difíceis para compor suas séries.

Julia Soares, 17, que se destacou no Pan deste ano e e foi campeã sul-americana no individual geral, levará sua forte série de trave para Liverpool.

Lorrane Oliveira, 24, que também retornou de lesão em 2022 e é colega de Flamengo de Rebeca e Flavia, é forte especialmente nas barras assimétricas.

A quinta atleta é Carolyne Pedro, 24, que compôs a equipe campeã do Pan de ginástica deste ano e foi prata no individual geral nos Jogos Sul-americanos.

A reserva da seleção brasileira será Christal Bezerra. Jade Barbosa segue sem atuar nesta temporada e não vai ao Mundial.

Arthur Nory, Lucas de Souza,Yuri Monteverde, Francisco Barreto e Diogo Brajão, da Ginástica Artística brasileira nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022.
Arthur Nory, Lucas de Souza,Yuri Monteverde, Francisco Barreto e Diogo Brajão, da Ginástica Artística brasileira nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. (Miriam Jeske/COB)

Mundial de ginástica artística: Zanetti desfalca time

Os seguintes ginastas representam o Brasil em Liverpool:

  • Arthur Nory
  • Caio Souza
  • Diogo Soares
  • Lucas Bittencourt
  • Yuri Guimarães

Medalhista de ouro e prata nas argolas, Arthur Zanetti está fora do Mundial. Ele sofreu com uma virose que o tirou da Copa do Mundo em Paris e dos Jogos Sul-americanos, prejudicando sua preparação.

Invicto em todas as competições em que disputou o individual geral neste ano, Caio Souza, 29, chega embalado ao Mundial, depois de ter conquistado o ouro nas barras paralelas e a prata no salto na Copa do Mundo em Paris. Suas chances são especialmente grandes no salto.

Arthur Nory, 29, será o único medalhista Olímpico do time. O atleta do Pinheiros também é campeão mundial da barra fixa.

Membro da equipe que esteve em Tóquio 2020, Diogo Soares, 20, é um ginasta generalista, que costuma disputar todos os aparelhos em alto nível.

Aos 28 anos, Lucas Bittencourt conquistou a prata na barra fixa na Copa do Mundo de Ojisek neste ano. Ele também fez parte do time do Pan e dos Jogos Sul-americanos em 2022.

O estreante da equipe é Yuri Guimarães, que treina com Zanetti em São Caetano do Sul. Já o reserva será Patrick Sampaio, do Pinheiros.

Adicione esses aos seus favoritos

Rebeca ANDRADERebeca ANDRADE

Flavia SARAIVAFlavia SARAIVA

Arthur ZANETTIArthur ZANETTI

Ginástica ArtísticaGinástica Artística

Conteúdo relacionado

Mais de

Você também pode gostar

Quem são os representantes do Brasil na ginástica artística?

Mundial de ginástica artística: Zanetti desfalca time.
Arthur Nory..
Caio Souza..
Diogo Soares..
Lucas Bittencourt..
Yuri Guimarães..

Quais os principais representantes da ginástica artística feminina e masculina do Brasil?

Seleção Brasileira de Ginástica Artística - lista atualizada de acordo com critérios técnicos.
Daniele Matias Hypólito (SBC).
Fabiane Valentin de Brito (CEGIN).
Flávia Lopes Saraiva (CRF).
Jade Fernandes Barbosa (CRF).
Rebeca Rodrigues de Andrade (CRF).
Thaís Fidélis dos Santos (CEGIN).
Carolyne Mercer Winche Pedro (CEGIN).

Quais são os maiores atletas da ginástica brasileira?

Jade Barbosa 🥉 bronze no salto do Mundial de Roterdã, na Holanda, em 2010. Diego Hypolito 🥉 bronze no solo do Mundial de Tóquio, no Japão, em 2011. Arthur Zanetti 🥈 prata nas argolas do Mundial de Tóquio, no Japão, em 2011. Arthur Zanetti 🥇 ouro nas argolas do Mundial da Antuérpia, na Bélgica, em 2013.

Quais são os principais ginastas medalhistas do Brasil?

Veja os sete medalhistas brasileiros da história do Mundial de....
Daiane dos Santos..
Arthur Zanetti..
Daniele Hypolito..
Diego Hypolito..
Jade Barbosa..
Arthur Nory..
Rebeca Andrade..