Quais são as consequências da modernização das atividades no campo?

Os efeitos da modernização do campo são marcados por pontos positivos e negativos. Houve, em geral, um conjunto de transformações estruturais no cerne do espaço geográfico.

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário. É claro que desde a constituição da agricultura o homem foi gradativamente desenvolvendo novas ferramentas e procedimentos mais avançados, mas quando falamos em modernização, falamos em um processo recente que gerou impactos em larga escala.

Historicamente, a mecanização do campo foi tida como uma consequência direta das revoluções industriais, pois essas proporcionaram um avanço nos meios de produção, atingindo o meio agrário. Foi ao longo do século XX que tais transformações ocorreram de maneira mais intensa, proporcionadas tanto pelo desenvolvimento de maquinários quanto pelas novas técnicas de manipulação dos bens de cultivo, muitos deles atrelados à Revolução Verde.

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos. Outro ponto positivo foi a menor necessidade de utilização de agrotóxicos nas lavouras em razão da melhoria genética das plantas, embora eles ainda sejam utilizados em larga escala.

Dos pontos negativos do processo de mecanização do campo – ou as críticas geralmente direcionadas a tal ocorrência – destaca-se o desemprego estrutural gerado entre os trabalhadores rurais. Houve uma significativa substituição do homem pela máquina nos sistemas de cultivo, o que intensificou a prática do êxodo rural, apesar de a modernização agrícola não ter sido a única responsável por esse processo.

Quais são as consequências da modernização das atividades no campo?

Existem ainda as críticas direcionadas às transformações genéticas das plantas, outra faceta da modernização agrária. Muitos segmentos da sociedade enxergam de forma cética a produção de alimentos transgênicos ou, em alguns casos, o uso em demasia de produtos químicos, tais como os defensivos agrícolas e os agrotóxicos em geral. Tais críticas, inclusive, aumentaram a visibilidade das práticas da agricultura familiar, que em geral é menos mecanizada, e, principalmente, da agricultura orgânica, cujo princípio é a mínima utilização de produtos químicos no processo produtivo.

Por fim, destaca-se como desvantagem da modernização do campo o aumento das áreas de cultivo, com o consequente avanço sobre o meio natural. No Brasil, o avanço da fronteira agrícola ou agropecuária proporcionou o avanço do espaço geográfico sobre áreas naturais, ocasionando a diminuição do ambiente original de vários grupos de vegetação, notadamente o Cerrado e a Mata Atlântica.

Embora existam problemas e críticas, o processo de mecanização e modernização das atividades agrícolas foi uma importante forma de produzir-se mais e melhor no meio rural. O Brasil, por exemplo, é hoje uma grande potência agrícola, sendo o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar, laranja e outros, além de um dos maiores exportadores de soja.

Fonte: Brasil Escola. Por: Me. Rodolfo Alves Pena.


Quais são as consequências da modernização das atividades no campo?

Quais as consequências da mecanização do campo?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

Quais os pontos positivos e negativos da mecanização do campo?

Graças a esse processo de mecanização agrícola, aliado à revolução verde, temos hoje uma maior produtividade no campo. ... Outra consequência que pode ser considerada negativa do processo de mecanização do campo é o aumento do processo de êxodo rural.

Quais os efeitos da modernização no campo?

Além da produção em larga escala, há uma série de outros efeitos positivos da modernização do campo, como os avanços no meio de produção, desenvolvimento de máquinas potentes, novas técnicas de manipular os bens de cultivo, aumento da produtividade e melhorias genéticas nas plantas, entre diversos outros exemplos.

Quais são as consequências da modernização da agricultura?

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.

Quais as vantagens da mecanização do campo?

Economia de tempo. É inegável a otimização do tempo que a mecanização garante ao processo produtivo. Em todas as etapas, da preparação do solo à colheita, o uso de máquinas torna o trabalho mais ágil. Em produções de alta escala, as atividades seriam praticamente inviáveis sem o uso dessas tecnologias.

Quais são as desvantagens da tecnologia no campo?

Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia no campo?

As vantagens da tecnologia no campo

  • Otimização do tempo. O tempo é otimizado à medida que a tecnologia consegue trazer mais performance nas operações. ...
  • Redução das perdas. ...
  • Aumento da produtividade. ...
  • Maior sustentabilidade. ...
  • Monitoramento em tempo real.

Quais são os principais impactos causados pela modernização da atividade agrícola no Brasil?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

Quais foram os três fatores essenciais para a modernização no campo brasileiro?

Três fatores que foram essenciais para que houvesse a modernização do campo brasileiro podem ser: aumento da produção agrícola, fertilização do solo e utilização de máquinas que tornassem o processo mais rápido e eficaz.

O que é a modernização da agricultura?

O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.

Quais os pontos negativos do processo de mecanização do campo?

  • Dos pontos negativos do processo de mecanização do campo – ou as críticas geralmente direcionadas a tal ocorrência – destaca-se o desemprego estrutural gerado entre os trabalhadores rurais.

Como analisar os efeitos da mecanização do campo sobre a natureza e a sociedade?

  • Convém, portanto, analisar os efeitos da mecanização do campo sobre o espaço geográfico e a composição da natureza e das sociedades.

Quais são os efeitos da mecanização do campo?

  • A respeito dos efeitos da mecanização do campo, assinale a alternativa incorreta. a) O processo de mecanização do campo possibilitou a inserção de novas e avançadas práticas agropecuárias. b) Destacam-se dois processos de modernização do campo ao longo da história: a Revolução Agrícola e a Revolução Científica.

Como entender as demandas do mercado?

  • Como um profissional da área do Marketing, entender as demandas do mercado em relação a certos produtos ou serviços é essencial para tracejar e arquitetar estratégias que impactam de forma eficaz seu público-alvo e consumidor.

Quais são as desvantagens da mecanização do campo?

As desvantagens estão ligadas ao desemprego gerado pela mecanização, afinal haverá uma queda muito grande na quantia total de funcionários necessitados no chão da empresa, tanto no arado, plantio ou colheita já que as máquinas estarão fazendo o serviço.

Quais foram as vantagens e desvantagens da modernização no campo?

A modernização da agricultura possibilita maiores produções e redução de custo das safras, além de possibilitar correções de solo e semelhantes. Porém, essa modernização oferece um risco ao posto de trabalho de diversos indivíduos que dependem da agricultura para sobreviver.

Quais são as desvantagens da tecnologia no campo?

Mesmo que a tecnologia tenha sido utilizada para suprir a falta de mão de obra, em muitos casos ela também pode estar causando o efeito inverso: a cada 1% de área mecanizada na colheita de cana-de-açúcar, por exemplo, cerca de 2,7 mil pessoas ficam desempregadas.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia no campo?

Os benefícios da tecnologia no campo.
1) Capacidade de planejamento e antecipação. ... .
2) Acompanhamento em tempo real. ... .
3) Ganho de produtividade. ... .
4) Possibilidade de projeções. ... .
5) Agilidade no manejo agrário. ... .
6) Acesso a novidades e tendências..