Quais são as competências profissionais mais exigidas pelo mercado atualmente?

Se você quer crescer na carreira, prepare-se para desenvolver as sete competências mais exigidas no mercado de trabalho. Confira a lista foi feita com consultoria da especialista Renata Filippi, da STATO.

  • Quais são as competências mais exigidas no mercado
    • 1. Agilidade na tomada de decisão
    • 2. Espírito empreendedor
    • 3. Foco em resultados
    • 4. Orientação para custos
    • 5. Resiliência
    • 6. Senso de urgência
    • 7. Visão sistêmica

Quais são as competências mais exigidas no mercado

1. Agilidade na tomada de decisão

Segundo Renata, quando oportunidades de negócios surgirem, sejam relacionadas aos mercados locais ou externos, o profissional deve estar preparado para analisar sua relevância e decidir qual é o melhor rumo rapidamente. “Isso envolve inclusive a necessidade de assumir riscos, uma vez que a maior competitividade global versus a menor competitividade nacional em diversos setores pode acarretar em perda do timing perfeito para investimentos em inovação ou fechamento de grandes contratos, por exemplo.”

2. Espírito empreendedor

“Mudança, boa ou ruim, gera oportunidades”, afirma Renata. Nesse cenário, profissionais com uma competência mais empreendedora e que são mais criativos, enxergam oportunidades mesmo em mercados declinantes e difíceis e, por isso, vão levar vantagem.

3. Foco em resultados

Com o mercado seguindo um caminho de poucos investimentos, é muito importante que o profissional pense em resultados de curto e médio prazo. Isto faz com que ele tenha uma vantagem sobre os demais.

4. Orientação para custos

Essa competência complementa o foco em resultados mencionado acima, mas devemos ressaltar o lado mais controlável do resultado, que é o custo. “As receitas podem ser bastante incertas em um ambiente empresarial, principalmente em empresas que apresentam orçamento base zero”, afirma Renata.

5. Resiliência

Profissionais positivistas, que sabem enfrentar as barreiras do mercado sem desistir, enxergando oportunidades na crise serão mais disputados pelas empresas. Seja mais resiliente!

6. Senso de urgência

Nos cenários mais difíceis, tudo parece ser urgente. Então, o profissional precisa ter senso de urgência para identificar as prioridades e tomar atitudes com agilidade.

7. Visão sistêmica

Independentemente da área em que o profissional atua, Renata afirma que é necessário que ele tenha uma visão sistêmica do negócio da organização e direcione corretamente sua equipe neste contexto.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Quais são as principais competências exigidas hoje no mercado?

Quais são as competências mais exigidas no mercado.
Agilidade na tomada de decisão. ... .
Espírito empreendedor. ... .
Foco em resultados. ... .
Orientação para custos. ... .
Resiliência. ... .
Senso de urgência. ... .
Visão sistêmica..

Quais as competências mais exigidas no mercado de trabalho?

Trabalho em equipe Outra competência profissional que os gestores de RH devem analisar é a capacidade de trabalhar em equipe dos colaboradores. Essa habilidade é uma das mais procuradas pelas empresas.

Quais as competências e habilidades exigidas ao profissional da atualidade?

Confira abaixo quais são elas:.
Conhecimento de novas tecnologias e tendências. ... .
Aprendizado constante. ... .
Relacionamento e comunicação interpessoal. ... .
Trabalho em equipe. ... .
Visão global. ... .
Automotivação. ... .
Equilíbrio emocional. ... .
Capacidade de inovação..