Quais as contribuições da teoria de Piaget para o exercício docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.759

Palavras-chave:

Construtivismo. Formação de professores. Epistemologia genética.

Resumo

O artigo discute a importância do conhecimento e do aprofundamento do referencial construtivista de Jean Piaget e suas principais contribuições para a formação do pedagogo e sua prática docente. Mediante a análise das respostas de estudantes de Pedagogia a um questionário avaliativo, o texto apresenta as percepções dos alunos sobre o estudo continuado da epistemologia genética. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Quais as contribuições da teoria de Piaget para o exercício docente?

Biografia do Autor

Eliane Giachetto Saravali, Universidada Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Centro Universitário doTriângulo

Referências

ASSIS, Orly Z. Mantovani de. Uma nova metodologia de educação pré-escolar. 6.ed. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1989. 55p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. 225p.

BORGES, Roberta. A construção da noção de família em crianças pré-escolares. 2001. Dissertação (Mestrado) -Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2001.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina de Assis. 11.ed. Campinas: Papirus, 1990. 124p.

KAMII, Constance;DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Tradução: Marina Carrasqueira. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991. 355p.

PIAGET, J. O jogo e a higiene mental da criança, 1943. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 20, 2003, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2003. p.17-19

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1966. 389p.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972. 80p.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. 9.ed. Tradução: Dirceu Lindoso e Rosa Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1988. 184p.

SARAVALI, E.G. As idéias das crianças sobre seus direitos: a construção do conhecimento social numa perspectiva piagetiana. 1999, 243f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

VINHA, T. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. 1997. 1104f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

ZAIA, L. L. A solicitação de meio e a construção das estruturas operatórias em crianças com dificuldades de aprendizagem. 1996. 255f. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

Quais as contribuições da teoria de Piaget para o exercício docente?

Como Citar

Saravali, E. G. (2008). Contribuições da teoria de Piaget para a formação de professores. ETD - Educação Temática Digital, 5(2), 23–41. https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.759

Licença

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Quais as principais contribuições da teoria de Piaget para a educação?

"A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Como as ideias Piagetianas são úteis a prática docente?

Piaget traz contribuições significativas para algumas áreas específi- cas do conhecimento humano, caracterizando o processo de aprendizagem e mostrando o que pode e o que deve ser feito para desenvolver o ensino ativo de forma que o aluno se sinta envolvido no processo de construção do seu conhecimento.

Qual é o papel do professor na teoria de Piaget?

A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.

Qual é a importância da teoria de Piaget?

A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.