Quais processos e transformações estão envolvidos na digestão?

Você já parou para imaginar o que acontece com o alimento que ingerimos depois que ele passa pela garganta? Como nosso corpo aproveita esse alimento? Dois processos devem ocorrer perfeitamente para que nosso organismo utilize os nutrientes da melhor maneira possível: a digestão e o metabolismo. Leia este ARTIGO e saiba mais.

Digestão

A digestão é a transformação do alimento que ingerimos em algo que seja assimilável pelo nosso organismo. O processo consiste em duas etapas: a digestão mecânica e a digestão química.

Digestão Mecânica

Na digestão mecânica, o alimento é mastigado e reduzido a pequenos pedaços que, com o auxílio da língua e dos dentes e facilitado pelo contato com a saliva, passa pelo tubo digestivo.

Ao chegar ao esôfago, já na forma de bolo alimentar, o alimento é conduzido mediante movimentos involuntários deste órgão para o estômago, onde irá começar seu processo de digestão química.

Digestão Química

É nessa etapa que enzimas presentes no suco digestivo irão transformar a composição química do alimento, reduzindo-os a partículas menores (alguns alimentos como a água, sais minerais e vitaminas, exceto a B12, não sofrem alteração).

No entanto, macromoléculas como os lipídios, as proteínas e os carboidratos devem ser transformados em moléculas menores e menos complexas.

  • Proteínas são transformadas em péptidos, polipéptidos e aminoácidos;
  • Lipídios em ácidos gordos e glicerina;
  • Carboidratos em açúcares simples (glicose, frutose e galactose).

Metabolismo

Muitas pessoas relacionam o metabolismo somente com as ações de engordar ou emagrecer. No entanto, é muito mais do que isso. Podemos dizer que metabolismo é o conjunto de transformações moleculares que ocorrem no nosso organismo.

Logo, a relação que se faz com o ganho e a perda de peso não é de todo errada, pois se refere a capacidade e a velocidade que o corpo tem de, entre outras coisas, queimar gordura. Dividimos as reações metabólicas em dois tipos:

Catabolismo

A reação catabólica é a que ocorre a quebra ou desconstrução de moléculas. A energia resultante da quebra de glicose ou de gordura é aproveitada pelo nosso organismo. Outro exemplo desse tipo de reação é a transformação de proteínas em aminoácidos.

Anabolismo

A reação anabólica é, ao contrário da catabólica, a que que sintetiza moléculas maiores a partir de percursoras menores. Para que ocorra, essa reação gasta energia e pode ser caracterizada pelo acúmulo de gordura e pela própria síntese de proteínas a partir de aminoácidos.

Potássio

O potássio é uma substância que tem papel fundamental na manutenção de uma boa digestão e de um bom metabolismo. O déficit ou o acúmulo de potássio no organismo pode causar uma série de complicações para a saúde, por isso, é recomendado que se faça um exame de sangue que calcule os níveis de potássio com certa frequência para manter as funções do corpo atuando normalmente.

Referências

http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/digestao-passo-passo

https://www.infoescola.com/bioquimica/metabolismo/

http://anaterranutri.blogspot.com/2012/08/metabolismo-e-digestao.html

https://www.todamateria.com.br/digestao/

Sistema digestivo: saiba cada etapa desse processo

  • Como funciona o sistema digestivo?
  • Diferença entre sistema digestório e trato digestório
  • Boca
  • Faringe e esôfago
  • Estômago
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso
  • Absorção e formação das fezes
  • Regulação nervosa e hormonal
  • Doenças do sistema digestivo ou digestório

Para que possamos crescer, renovar as células e desenvolver nossos organismos, precisamos nos alimentar e contar com o bom funcionamento do sistema digestório. É graças à alimentação que os seres vivos conseguem obter matéria-prima para a manutenção do corpo e realização de suas atividades.

Essa transformação da comida em nutrientes utilizáveis e absorvíveis pelos organismos e a eliminação de partículas não utilizáveis leva o nome de digestão e é realizada pelo nosso sistema digestivo ou sistema digestório.

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.

Ele é composto por um tubo de 10 a 12 metros que se inicia na boca e termina no ânus. Conta também com os órgãos anexos, como o fígado e o pâncreas, que contribuem com a produção de enzimas digestivas.

Quais processos e transformações estão envolvidos na digestão?

Diferença entre sistema digestório e trato digestório

Quais processos e transformações estão envolvidos na digestão?

Apesar dos nomes parecidos, o sistema digestivo ou sistema digestório e o trato digestório englobam órgãos diferentes do corpo humano e é preciso entender essa diferença.

O sistema digestório, como o próprio nome diz, engloba todo o sistema envolvido no processo de digestão dos alimentos. Então, estão incluídos os seguintes órgãos:

  • Boca
  • Faringe
  • Esôfago
  • Estômago
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso
  • Reto
  • Ânus

Já o trato digestório engloba os órgãos por onde o alimento passa depois que é ingerido pela boca, até a sua eliminação pelo ânus. Os órgãos do trato digestório são:

  • Boca
  • Faringe
  • Esôfago
  • Estômago
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso
  • Reto
  • Ânus

Boca

O processo digestivo se inicia na boca, quando os dentes cortam e trituram a comida. A língua também desempenha a função de manipular o alimento e misturá-lo à saliva. A saliva umidifica-o, facilitando o percurso para o esôfago.

Anexas à boca, existem três glândulas salivares, que são os órgãos produtores de saliva. Além de proteger a boca contra bactérias e umedecer sua mucosa, esse líquido lubrifica e dilui o alimento para facilitar sua passagem pela faringe e pelo esôfago

Faringe e esôfago

Após a mastigação, o alimento é engolido e passa pela faringe, e depois, pelo esôfago. O principal papel desses dois órgãos é transportar a comida até o estômago através de contrações involuntárias chamadas de movimentos peristálticos.

Nesse momento, a epiglote, uma pequena estrutura de cartilagem, funciona como uma “válvula” e fecha a entrada da laringe (glote) que impede a comida de seguir pelo sistema respiratório.

Estômago

No estômago, o alimento se mistura a uma solução aquosa chamada de suco gástrico, que contém ácido clorídrico. A principal enzima do suco gástrico é a pepsina. Utilizada para digerir proteínas, essa enzima começa a quebrar as ligações químicas entre certos aminoácidos.

O bolo alimentar, após receber as enzimas do estômago, passa a ser chamado de quimo. Seu aspecto é uma massa branca e pastosa e pode permanecer no estômago de 2 a 4 horas.

Intestino delgado

Nos seres humanos, o intestino delgado mede aproximadamente 6,5 metros de comprimento e divide-se em três partes: duodeno (os 25 cm iniciais), o jejuno e o íleo.

No duodeno são lançadas as secreções produzidas pelo fígado e pelo pâncreas, controladas por mensagens nervosas e hormônios.

O pâncreas estimula a secreção do suco pancreático, que neutraliza a acidez do quimo e também desempenha função enzimática.

O pâncreas ainda é responsável pela lipase, ou seja, a quebra de gorduras (triglicerídios) em ácidos graxos, glicerol e monoglicerídeos.

Já a bile é lançada no intestino para atuar como um “detergente”, transformando gorduras em minúsculas gotículas que se misturam com a água e formam uma emulsão.

A parte mais longa do intestino delgado, formada pelo jejuno e pelo íleo, é onde termina a digestão dos alimentos.

Nessa fase, o suco intestinal é lançado no alimento: a maltase, que hidrolisa a maltose em glicose; a sacarose, que transforma sacarose em glicose e frutose; a lactase, que quebra a lactose em glicose e galactose, entre outros.

Intestino grosso

O intestino grosso é formado, entre outras partes, pelo ceco, no qual está o apêndice, pelo colo e pelo reto. A função desse órgão é transformar, transportar e evacuar o bolo fecal, por isso, ele tem boa capacidade de absorção e secreção de muco.

O colo é a maior parte, no qual ocorre absorção de água e dos sais minerais não absorvidos anteriormente. Nele, há bactérias que fazem parte da flora intestinal que participam da formação de fezes e da produção de vitaminas do complexo B e vitamina K.

Absorção e formação das fezes

Desde o início da digestão na boca até a excreção das partes indesejáveis pelo organismo, o alimento fica dentro do corpo humano cerca de 72 horas.

Depois de todas as quebras produzidas na boca, estômago e intestinos, o que restou do alimento é excretado pelo ânus em forma de fezes.

Ao produzir cerca de 30 gramas de fezes, o cérebro envia uma mensagem ao esfíncter interno (uma válvula no fim do reto) para que ele se abra e deixa as fezes descerem.

Nós não conseguimos controlar o esfíncter, mas controlamos o externo, que é a última parte antes do ânus. Por isso, conseguimos controlar a necessidade de defecar.

Regulação nervosa e hormonal

Todo o processo do sistema digestivo é controlado pelo sistema nervoso e por hormônios. A fome, o cheiro e o gosto dos alimentos estimulam o cérebro a emitir sinais nervosos que vão, por sua vez, estimular as glândulas salivares e estomacais que irão lançar a saliva, as enzimas digestivas e o ácido clorídrico.

É no controle das secreções necessárias para a digestão que os hormônios com a gastrina vão agir. Na vesícula biliar, os hormônios estimulam a contração da sua musculatura e a expulsão da bile para o duodeno.

Doenças do sistema digestivo ou digestório

Existem várias doenças que acometem o sistema digestivo, como por exemplo, a prisão de ventre, apendicite, úlcera péptica, câncer, faringite, gastrite, cárie, entre outras.

Uma das principais causas de perda dos dentes, a cárie começa quando as bactérias que vivem na boca se misturam a restos de comida e à saliva e formam uma película que adere aos dentes.

As bactérias vão liberar ácidos que corroem o esmalte do dente, o que pode levar a sua destruição. Para evitar essa doença, é preciso diminuir a alimentação de comidas ricas em açúcares e escovar os dentes sempre após cada refeição.

Já a úlcera péptica acontece no revestimento do estômago, devido ao descontrole na quantidade de ácido clorídrico despejado nesse órgão.

Os sintomas mais comuns são queimação, azia e náuseas. O tratamento é feito com medicamentos que protegem a mucosa do estômago.

Interessante, não é mesmo? Agora que você já conhece um pouco mais sobre o sistema digestivo, que tal se cadastrar gratuitamente no Stoodi e ter acesso a outros conteúdos como esse? Não perca tempo:

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Quais processos e transformações estão envolvidos na digestão?

Quais os processos ocorrem na digestão?

Como ocorre a digestão? A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.

Quais transformações o alimento sofre durante o processo digestivo?

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.

Quais são os processos de transformação dos alimentos no corpo humano?

A transformação dos alimentos Para executar estas transformações, o aparelho digestivo realiza três tipos distintos de actividades, que tornam máximo o aproveitamento dos nutrientes: secreção, movimento e absorção.

Quais são as quatro etapas do processo da digestão?

As quatro grandes etapas do processo de nutrição de um ser humano são ingestão, digestão, absorção e eliminação. A primeira acontece quando colocamos o alimento na boca e, pela mastigação, rea- lizamos uma ação mecânica sobre este, quebrando-o em partes menores e mais fáceis de serem deglutidas.