Quais países foram os primeiros a se industrializar?

1431 palavras 6 páginas

Os pioneiros na industrialização

Reino Unido

O Reino Unido foi o pioneiro no processo de industrialização. Mas, por que ele, e não outro como, por exemplo, os Estados Unidos? O Reino Unido tinha as condições básicas que eram necessárias para a industrialização. Condições em sentido econômico, político, social e natural.

O Reino Unido, em 1968, passou a se tornar a mais antiga monarquia parlamentar do mundo. O rei perdeu o poder político, que ficou sob os cuidados do Parlamento. A crescente burguesia mercantil passou a controlar o Estado britânico, usando para apoiar seus objetivos econômicos. A revolução burguesa foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial quase um século depois.

Durante o capitalismo comercial, o Reino Unido acumulou reservas de riquezas, que foram fundamentais para o processo da Revolução Industrial. Mais do que em qualquer outro país, a acumulação de capitais foi intensa. Essas reservas foram bem utilizadas para a instalação de industrias, ampliação de redes de transportes, extração de recursos minerais, etc. Todos esses fatores juntos, foram fundamentais em avanços técnicos nas indústrias importantes da Primeira Revolução Industrial.

Mas o Reino Unido tinha ainda a vantagem de possuir grandes reservas de carvão mineral, essenciais para o uso de máquinas a vapor. Graças às reservas de ferro e carvão, houve a expansão na siderurgia, e, portanto, o crescimento de outros ramos, como o naval, ferroviário, etc.

O Reino Unido já possuía as principais condições para ocorrer a Revolução Industrial: disponibilidade de matéria-prima e energia, acúmulo de capital, avanços tecnológicos. E o Estado já estava sob o comando da burguesia. Faltava apenas a força de trabalho.

Em fins do século XVII, os camponeses foram sendo expulsos do campo, para trabalhar nas cidades. Motivo: com a Lei do Cercamentos, as terras foram sendo privatizadas, e a atividade agrícola foi substituída pela criação de


Relacionados

  • Países pioneiros no processo de industrialização

    578 palavras | 3 páginas

    Rodrigues Turma: 201I 1) Cite os países pioneiros no processo de industrialização e os de industrialização tardia? Os países pioneiros na industrialização foram: Inglaterra (berço da revolução industrial), França, Alemanha, Estados Unidos e muitos outros. Os de industrialização tardia foram o Brasil, Argentina, México, China e outros também. 2) Principais fatores responsáveis pelo pioneirismo inglês na revolução Industrial? A Inglaterra foi pioneira na industrialização. Isso ocorreu porque esse país….

  • países pioneiros no processo de industrialização

    2846 palavras | 12 páginas

    PAÍSES PIONEIROS NO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Entre os países pioneiros no processo de industrialização encontram-se o Reino Unido, França, a Bélgica e os Estados Unidos. Os dois mais importantes são: o Reino Unido, o precursor de todos, e os Estados Unidos, a maior potência econômica mundial. O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar, entretanto, com o tempo seu PIB foi ultrapassado por outros países que iniciaram o processo de industrialização….

  • INDUSTRIALIZAÇÃO

    831 palavras | 4 páginas

    INDUSTRIALIZAÇÃO A Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia. O processo industrial ocorria, primeiramente, nos países considerados desenvolvidos e, por último os países emergentes, cujo desenvolvimento se intensificou após a Segunda Guerra Mundial (1945), esse é o caso do Brasil….

  • Resumo Kemp

    1513 palavras | 7 páginas

    Resumo: industrialização britânica e europeia- Kemp A Grã-Bretanha foi o pioneiro dos países industriais, o palco clássico para a transformação de uma economia agrária tradicional numa sociedade urbana ajustada na tecnologia da máquina. Algumas das condições que a Grã-Bretanha apresentava para desenvolver uma economia industrial são: *A sua posição no comércio mundial, em especial seu domínio sobre as navegações, que lhe concedia uma situação privilegiada para o desenvolvimento da economia….

  • países de industrialização tardia

    336 palavras | 2 páginas

    Teixeira Países de industrialização tardia Escola Estadual Dr. Ytrio Correia Aluno: Richard Almeida Teixeira Países de industrialização tardia Alto Garças, de setembro de 2014 Sumario Introdução A Alemanha e o Japão se industrializaram na segunda metade do século XIX, por este motivo são considerados países de industrialização tardia em comparação aos pioneiros Alemanha foi marcada foi….

  • Industrializa o trab djeine

    6204 palavras | 25 páginas

    Industrialização: fatores histórico-geográfico Processos históricos-geográficos fizeram parte da trajetória da produção industrial no passado e vêm transformando profundamente o espaço geográfico e os modos de vida de diferentes sociedades há quase três séculos. Para entender essas transformações, é necessário recorrer a alguns aspectos históricos-geográficos do modo de produção capitalista, que pode ser dividido em três fases ou períodos: o capitalismo comercial, o capitalismo industrial e….

  • geografia

    284 palavras | 2 páginas

    Rodrigues Turma: 201I 1) Cite os países pioneiros no processo de industrialização e os de industrialização tardia? Os países pioneiros naindustrialização foram: Inglaterra (berço da revolução industrial), França, Alemanha, Estados Unidos e muitos outros. Os de industrialização tardia foram o Brasil, Argentina, México, China e outros também. 2)Principais fatores responsáveis pelo pioneirismo inglês na revolução Industrial? A Inglaterra foi pioneira na industrialização. Isso ocorreu porque esse país….

  • Pioneirismo na industrialização

    1829 palavras | 8 páginas

    Os Pioneiros na Industrialização Resumo: Nesta lição será destacado sobre dois países que foram os primeiros a se industrializar, como eles se industrializaram, que fatores foram necessários e como estão suas situações hoje. PRÉ-REQUISITO: Estar atento as lições anteriores. Os pioneiros na industrialização Reino Unido O Reino Unido foi o pioneiro no processo de industrialização. Mas, por que ele, e não outro como, por exemplo, os Estados Unidos….

  • Industrialização Clássica Na Europa

    998 palavras | 4 páginas

    contato com os países europeus que na época estavam em plena industrialização. Industrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição... 1101 Palavras5 Páginas Beteira 32 INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA: EUROPA E ESTADOS UNIDOS Realizamos esse trabalho para obtenção parcial de nota da disciplina de Geografia do 2º período do ao letivo de 2014. BARRA DO CORDA 2014 INTRODUÇÃO A industrialização clássica ocorreu….

  • geografia

    3757 palavras | 16 páginas

    INDICE Capitulo 1 - O processo de desenvolvimento do capitalismo – pagina 2 Capitulo 2 - A globalização – pagina 3 Capitulo 3 - Desenvolvimento Humano: As diferenças entre os países e os objetivos do milênio – pagina 4 Capitulo 4 - Ordem Geopolítica e economia: do pós-guerra aos dias de hoje – pagina 5 Capitulo 5 - Conflitos armados no mundo – pagina 6 Capitulo 6 - A geografia das indústrias – pagina 7 Capitulo 7 - Países pioneiros no processo de industrialização – paginas 8, 9 e 10….

Outros Trabalhos Populares

Quais foram os primeiros países a se industrializar?

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra por volta de 1760 até 1850, quando se iniciou a Segunda Revolução Industrial.

Quais foram os primeiros países a se industrializar e porquê?

REINO UNIDO E FRANÇA: OS PRIMEIROS PAÍSES A SE INDUSTRIALIZARO Reino Unido foi o primeiro país a se industrializar porque foi nesse país que, pela primeira vez na história, se reuniram as condições fundamentais para a eclosão do processo de industrialização, tais como: maior acúmulo de capitais durante o capitalismo ...

Quais foram os 6 primeiros países a se industrializar?

A Revolução Industrial foi iniciada na Grã-Bretanha em meados do século XVIII, precedendo o resto do mundo por cerca de um século. Na segunda metade do século XIX, a Revolução Industrial não mais se restringia à Inglaterra, tendo se expandido para a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Qual foi o primeiro país a industrializar no mundo?

Pioneirismo inglês A Inglaterra foi o primeiro país a registrar a atividade industrial. A Revolução Inglesa promoveu a burguesia ao poder.