Quais os riscos de uma gravidez aos 44 anos?

Muitas mulheres no dia de hoje postergam a sua vida pessoal por várias razões. Uma delas e a mais recorrente é por conta da vida profissional, ou mesmo por ter encontrado o grande amor após os 35 anos. O fato é que a gravidez depois dos 40 tem acontecido com muita frequência e em particular a primeira gravidez.

As dificuldades na gravidez depois dos 40 se iniciam já nas tentativas de engravidar. Se a mulher ainda não engravidou, pode correr riscos maiores de infertilidade, principalmente se for um casal acima de 40 anos. O prazo de um ano estabelecido pelos médicos para uma gravidez concebida naturalmente é de um ano, porém, não se aplicam à mulheres já quarentonas. Nesta idade a chance de uma gravidez natural é menor do que aos 30 ou 20 anos e é literalmente uma corrida contra o tempo. As chances de uma mulher engravidar sem ajuda alguma da medicina após os 40 anos é de 12%, por tanto, vários profissionais indicam que este casal faça algum tipo de tratamento como fiv ou inseminação artificial para conseguir engravidar.

A maior preocupação dos médicos referente à gravidez depois dos 40 anos, é a qualidade dos gametas femininos, os óvulos. Como são formados ainda quando feto na barriga da sua mãe, a idade cronológica é a mesma da mulher, ou seja, são óvulos de 40 anos também. Esses óvulos podem carregar maiores chances de incidência de doenças cromossômicas como a síndrome de down por exemplo. A incidência de aborto também é um problema para mulheres acima dos 40 anos. A taxa de ocorrência de perder a gestação é 25% maior do que mulheres com 35 anos de idade.

Após conseguir a gravidez, os cuidados deverão ser redobrados no pré natal. Mesmo que a medicina esteja caminhando de mãos dadas com o avanço, a gravidez depois dos 40 anos, a mulher tem maior incidência de problemas como hipertensão e diabetes na gravidez. Não que todas tenham problemas, porém a gestação desta vez será considerada de risco. Para evitar problemas repentinos, a mulher deverá fazer uma bateria de exames que inclui análise cardíaca e da glicemia também.

Adotar uma rotina saudável mesmo antes de engravidar, colabora muito para evitar problemas. Abandonar vícios como cigarro e bebidas favorecerá tanto engravidar naturalmente, como uma gravidez saudável. Deixar os vícios significa em especial para a gravidez depois dos 40 uma saúde muito maior para mamãe e bebê. O uso do ácido fólico é muito importante em qualquer fase que a mulher tenta engravidar, porém em mulheres acima de 35 anos ainda mais. O uso deve iniciar três meses antes das tentativas começarem. O envelhecimento do corpo é consequência dos hábitos da mulher, portanto se manter saudável é muito importante!

Gravidez Depois dos 40 não Traz só Problemas!

A mulher madura se torna uma mãe muito mais paciente! A maturidade traz para esta nova fase da vida, uma dedicação sem igual pois, com todo o resto estabelecido, a mulher tem mais tempo para se dedicar ao seu bebê. A mulher madura eleva a gravidez há um nível diferente do que a maternidade aos 20 anos onde a pressa para que tudo aconteça é muito maior. A correria dos 20 e poucos não deixaria a mulher extrair tudo que deveria desta experiência única da vida do casal, ser estabilizado na vida traz esse benefício, aproveitar cada segundo e não perder nada!

A gravidez depois dos 40 anos é curtida até o último momento e muito mais consciente de que a pressa não é uma boa conselheira. O parto tende a ser mais tranquilo e os primeiros dias do bebê também. O risco de depressão pós-parto é muito menor em mulheres acima de 35 anos. Lidar com as mudanças no corpo também é melhor nesta fase. A gravidez traz com ela alterações que a mulher nunca sofreu antes e estas, podem ser mais bem aceitas após este período de 35, 40 anos. Mulheres maduras podem ser mães muito mais presentes! Aproveite seu momento e curta cada segundo!

Veja também: Gravidez Aos 40 – Celebridades Grávidas Após os 40 Anos

Foto: Telmah.hamlet

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quais os riscos de uma gravidez aos 44 anos?
Thinkstock/Getty Images /

Publicidade

1. Quais os riscos de uma gravidez depois dos 40 anos de idade – tanto para a mãe como para a criança?

“Para a mulher, a idade avançada está associada ao aumento na incidência de diabete gestacional, hipertensão específica da gravidez, abortamentos, prematuridade e distócia funcional, quando o trabalho de parto não evolui na velocidade esperada. Para o bebê, os riscos estão associados a alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, como a síndrome de Down”, explica Gilberto da Costa Freitas, especialista em Reprodução Humana da Clínica de Reprodução Humana, de São Paulo.

O obstetra Adolfo Liao, do Ambulatório de Obstetrícia do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que até 25% das gestações em idade materna avançada resultam em aborto. “Quando uma mulher com 20 anos engravida, a chance de ocorrer um aborto espontâneo é menor”, completa. A taxa de bebês nascidos prematuramente também é mais alta e chega a 15% devido a complicações como o diabete e a hipertensão.

“Todos são riscos reais, mas os avanços da medicina diminuem esses impactos nas mães e nos fetos com diagnósticos precoces”, complementa Mauricio Simões Abrão, ginecologista e obstetra da Universidade de São Paulo e diretor da clínica Medicina da Mulher .

2. Por que as mulheres estão engravidando mais tarde hoje em dia?

Há várias razões, mas o maior motivo é a busca pela realização profissional. “Primeiro, a mulher deseja se realizar profissionalmente para depois pensar na maternidade”, diz Gilberto da Costa Freitas, especialista em reprodução humana da Clínica de Reprodução Humana, de São Paulo. E a crença em que o avanço da medicina desenvolveu técnicas de fertilização capazes de ajudar a gravidez quando desejarem ajuda nessa decisão de postergar a maternidade.

3. É mais difícil engravidar naturalmente aos 40 anos?

“Sim. A mulher nasce com um planejamento biológico predeterminado, com um número finito de óvulos – em torno de 300.000 –, que naturalmente se esgotarão com a idade. A partir dos 35 anos, existe a diminuição acentuada dos óvulos e, por esse motivo, a gravidez é mais difícil aos 40 anos”, explica Gilberto da Costa Freitas, especialista em reprodução humana da Clínica de Reprodução Humana, de São Paulo.

4. Quais são as vantagens de ser mãe aos 40 anos?

“A mulher está mais madura e tem outra visão do que é ser mãe”, comenta Mauricio Simões Abrão, diretor da Clínica Medicina da Mulher . “Além disso, a gravidez aos 40 pode ser mais desejada e curtida, tanto pelo homem como pela mulher, quando os problemas financeiros, por exemplo, já foram resolvidos”, cita Gilberto da Costa Freitas, especialista em reprodução humana da Clínica de Reprodução Humana, de São Paulo.

5. Existe uma idade ideal para engravidar?

“Por volta dos 20 anos, os riscos gerais são menores”, explica Mauricio Simões Abrão, ginecologista e obstetra da Universidade de São Paulo e diretor da clínica Medicina da Mulher . De acordo com um estudo desenvolvido pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, aos 20 anos o risco de anomalias genéticas é de 0,5%. O índice dobra aos 35 anos, passa para 2% aos 37 anos, chega a 5% aos 40 anos e alcança 10% aos 44 anos. A principal anomalia é a síndrome de Down, mas há também as síndromes de Edwards e de Patau, entre outras.

Continua após a publicidade

6. A partir de que idade os riscos aumentam?

“A partir dos 35 anos porque há a maior incidência de síndrome de Down e abortamentos”, diz Mauricio Simões Abrão, ginecologista e obstetra da Universidade de São Paulo e diretor da clínica Medicina da Mulher . “Não é possível evitar uma síndrome, mas hoje em dia é possível fazer a detecção precoce. Podemos constatar alterações cromossômicas com nove semanas de gestação por meio de exames específicos”, explica Julio Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.

7. Quais são os cuidados necessários quando uma mulher de 40 anos resolve engravidar?

“Depois dos 40 anos, quando pretende engravidar, a mulher precisa de inúmeros cuidados com a saúde porque passa a ter propensão a alguns problemas, como diabete, hipertensão e alterações cardiovasculares. É importante checar toda essa parte com muita atenção antes de engravidar”, ensina Julio Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.

8. É importante procurar um médico antes de engravidar?

“Sim, é fundamental ter o acompanhamento médico antes porque deve-se fazer a prevenção de problemas como a má-formação. E isso pode ser feito com a administração de ácido fólico”, recomenda o obstetra Julio Barbosa, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.

9. Com quanto tempo de antecedência à gestação é necessário tomar ácido fólico?

Pelo menos três meses antes.

10. O pré-natal de uma mulher com 40 anos é diferente do das outras gestações?

Sim. Tendo em vista as complicações que a gestação de uma mãe com idade mais avançada pode ter, o acompanhamento durante o pré-natal deve ser muito mais intenso. “As consultas são mais constantes, e os exames, mais específicos para esse grupo”, explica o obstetra Adolfo Liao, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Continua após a publicidade

  • Adiamento da Maternidade
  • Gravidez
  • Reprodução Assistida
  • Síndrome de Down

Estou grávida aos 44 anos e agora?

Esta gravidez seria considerada de risco? Sim, uma gestante com mais de 40 anos é sempre considerada de alto risco. Essas pacientes são mais propensas às doenças pré-existentes que complicam a gestação, como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireóide, diabetes, etc.

É perigoso uma mulher de 44 anos engravidar?

A queda nas chances ocorre após os 35 anos, principalmente após os 38 anos, diminuindo drasticamente após os 42 anos. Gestações em mulheres acima de 40 anos são de risco e demandam uma maior atenção médica para segurança da mãe e do bebê.

Quais os sintomas de uma gravidez aos 44 anos?

SINTOMAS DE GRAVIDEZ. Primeiros Sintomas Sintomas Típicos Antes do Atraso Dor no Pé de Barriga Barriga Inchada Barriga Tremendo Corrimento Branco Corrimento Marrom Dor de Cabeça..
PERÍODO FÉRTIL. ... .
MENSTRUAÇÃO. ... .
TESTE DE GRAVIDEZ. ... .
DIFICULDADES E TRUQUES..

Qual a idade é considerado gravidez de risco?

Segundo a médica, o Ministério da Saúde classifica mulheres acima dos 35 anos como gestantes de risco por serem mais vulneráveis a algumas complicações como hipertensão, alterações cardiovasculares, diabetes gestacional, alterações metabólicas, parto prematuro e aborto.