Quais os principais impactos da Terceira Revolução Industrial no mundo do trabalho?

A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, é o último momento do período em que Europa e América passaram por significativas mudanças econômicas e sociais. O período teve início na década de 1950 e se estende até a atualidade.

O marco principal desta etapa da Revolução Industrial foi o uso da eletrônica e da informática para modernizar a indústria.

Começaram a surgir nesse período avanços em diversas áreas da tecnologia, como na robótica, biotecnologia, estudos genéticos, entre outros.

Características da Terceira Revolução Industrial

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo ingressou em uma etapa de importantes evoluções tecnológicas, motivadas principalmente pela junção entre o avanço do conhecimento científico e o crescimento da produção industrial. Nessa fase, boa parte do conhecimento produzido era voltado à melhoria do desenvolvimento industrial.

Entretanto, o crescimento do conhecimento científico, ainda que tenha sido muito usado na área industrial, não ficou restrito a esse setor. As atividades de agricultura e pecuária, por exemplo, também foram influenciadas por esses avanços.

A partir do crescimento do processo de globalização, o modelo capitalista passou a ser o mais utilizado no mundo e o uso de tecnologias que promoviam dinamização e massificação da produtividade industrial neste sistema foi cada vez mais incentivado.

O trabalho também foi se intensificando e possibilitou a criação de novos produtos, que passaram a concorrer em um mercado cada vez mais competitivo. Como consequência, houve uma enorme acumulação de capital e mais investimento em tecnologias para produção, comercialização e prestação de serviços.

As atividades de informática, como computadores, softwares, microeletrônica, chips, transistores, circuitos eletrônicos e a robótica passaram a ser mais usadas nas indústrias, no comércio e nas telecomunicações.

Novas fontes de energia, como a energia nuclear, foram usadas para ajudar a manter a indústria a plenos vapores. Houve também a expansão de transmissores de rádio e de televisão, da telefonia fixa e móvel, da indústria aeroespacial, da biotecnologia, entre muitas outras inovações.

Em resumo, as principais características da Terceira Revolução Industrial são:

  • Desenvolvimento industrial avançado;
  • Influência do processo de globalização;
  • Propagação das empresas multinacionais;
  • Avanço do modelo capitalista;
  • Alto investimento em novas tecnologias;
  • Uso da tecnologia e informática na indústria;
  • Surgimento de novas fontes de energia.

Veja também: características da globalização.

Principais invenções e descobertas

Entre as principais invenções e descobertas da Terceira Revolução Industrial, destacam-se as seguintes:

  • Uso de novas ligas metálicas utilizadas na metalurgia e na construção de meios de transporte mais modernos, como aviões;
  • Surgimento da computação e da sua aplicação na automação dos processos produtivos;
  • Utilização de energia atômica aplicada à produção de eletricidade e à medicina,
  • Desenvolvimento tecnológico na biotecnologia e na genética;
  • Telefones celulares,
  • A conquista espacial, destacada por foguetes, estações espaciais, sondas e satélites artificiais;
  • Surgimento da internet.

Saiba mais sobre Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Capitalismo Industrial.

A Terceira Revolução Industrial teve início na década de 1940.


Quais os principais impactos da Terceira Revolução Industrial no mundo do trabalho?

Robôs industriais na fabricação de automóveis

Origem e contexto histórico

A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 1940, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo até os dias de hoje. Este processo teve a liderança dos Estados Unidos da América, que se tornou a grande potência econômica deste período. Tem como principal característica o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial.

As principais características da Terceira Revolução Industrial são:

- Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc. Passa a aumentar, principalmente a partir da década de 1990, a preocupação com a diminuição do uso das fontes de energia poluidoras e aumento da energia limpa.


- Uso crescente de recursos da informática nos processos de produção industrial. A Robótica é o principal exemplo.


- Diminuição crescente do emprego de mão de obra humana (principalmente em tarefas braçais), sendo substituída pelas máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.


- Uso de tecnologias no processo de produção, visando diminuir os custos e o tempo de produção.


- Ampliação dos direitos trabalhistas.


- Globalização: produção de produtos com peças fabricadas em várias partes do mundo.


- Desenvolvimento da Biotecnologia, ampliando a produção da indústria de medicamente e melhorando a qualidade e eficiência.


- Surgimento, na década de 1970, de novas potências industriais e econômicas como, por exemplo, Alemanha e Japão. Neste cenário, já na década de 1990, aparece a China.


- Massificação dos produtos tecnológicos, ligados aos meios de comunicação e Internet, no começo do século XXI. Exemplos: telefones celulares, computadores pessoais, notebooks, tablets e smartphones.


- Aumento da consciência ambiental, a partir da década de 1980, por grande parte das indústrias, que passam a buscar processos produtivos sem ou com baixo impacto ambiental. 



Principais invenções tecnológicas deste período:


- Robôs industriais

- Satélites de telecomunicações

- Computador Pessoal (PC)

- Caixa eletrônico

- Telefone Celular

- Tablet

- Softwares

- Sistema de GPS

- Tecnologias automotivas

Quais os principais impactos da Terceira Revolução Industrial no mundo do trabalho?

Smartphone: uma das tecnologias símbolo da Terceira Revolução Industrial.


Última revisão: 09/02/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Terceira Revolução Industrial Temas Relacionados
  • • Fases da Revolução Industrial
  • • Industrialização no Brasil
  • • Revolução Industrial na Inglaterra
  • • Segunda Revolução Industrial
Bibliografia Indicada

A Terceira Revolução Industrial
Autor: Rifkin, Jeremy
Editora: M. Books

Fonte de referência do artigo:

- HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX.  São Paulo:  Companhia das Letras, 1995.

Quais são os principais impactos da Terceira Revolução Industrial no mundo do trabalho?

As principais consequências da Terceira Revolução Industrial podem ser vistas não só no campo produtivo com o invento e melhoramento de máquinas nas indústrias, mas também como a utilização da robótica, que diversificou e ampliou a produção diminuindo os custos, e no campo social.

Quais foram os impactos sociais imediatos da Terceira Revolução Industrial?

A substituição do ser humano pela máquina provocou desemprego, excesso de mão de obra barata e, consequentemente, sua exploração. Surgiram então novas relações de trabalho entre empregadores e empregados, na medida em que também houve o aumento do número de empregos informais.

Quais são os principais impactos da Revolução Industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Como a Revolução Industrial contribuiu para o mundo do trabalho?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.