Quais os motivos para se investir em prevenção de acidentes de trabalho?

out. 31, 2016

O bem mais valioso das empresas é, sem dúvida, as pessoas que a compõe. Diante dessa realidade, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir na segurança e saúde ocupacional de seus trabalhadores.

E realmente é um investimento. Tanto empregados quanto empregadores podem desfrutar dos benefícios da segurança e saúde ocupacional que vão desde a melhora na qualidade de vida até ao aumento da produtividade e redução de custos com multas, acidentes e encargos trabalhistas .

A sua clínica de saúde ocupacional tem 6 fortes argumentos para apresentar às empresas que ainda não investem em segurança e saúde ocupacional e fazê-las mudar de ideia hoje mesmo!

Segurança e saúde ocupacional: Contribui para um ambiente de trabalho mais saudável

Não é novidade que o fator motivacional no trabalho não se limita apenas à remuneração. Hoje, há uma crescente busca pela qualidade de vida e as empresas estão percebendo a importância em proporcionar um ambiente saudável para a sua equipe.

O investimento na segurança e saúde ocupacional é primordial para a satisfação dos colaboradores. Um ambiente seguro e saudável torna o dia a dia mais agradável e incentiva as relações interpessoais. Além disso, pode reforçar o vínculo de pertencimento e orgulho dos trabalhadores em atuar em uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar, o que ajuda a quebrar a barreira do contato apenas profissional, estimulando um ambiente mais descontraído e amigável.

Reduz acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

As empresas que investem na segurança e saúde ocupacional previnem situações que podem colocar em dúvida a integridade física e mental de seus trabalhadores . A partir das ações de prevenção de riscos e de iniciativas à saúde, o perigo de acidentes laborais e doenças ocupacionais é reduzido.

Um ambiente seguro traz vantagens para trabalhadores e empresas, já que torna o ambiente propício para a produtividade e reduz chances de multas e afastamentos por acidentes ou doenças ocupacionais, o que aumenta as taxas de absenteísmo e a necessidade de contratações temporárias .

Diminui os custos da empresa

Apesar de aparentemente o investimento em segurança e saúde ocupacional serem altos, a médio e longo prazos eles parecem ser bem positivos. A visão equivocada de se levar em conta apenas os custos com maquinários e mudanças de processos é o que, muitas vezes, eleva as despesas da empresa gradualmente .

Ao realizar a troca de maquinários, é possível que alguns EPI’s deixem de ser obrigatórios e o custo com sua entrega passa a não existir mais . Pode acontecer também a eliminação do ambiente insalubre e, com isso, a empresa não terá mais que arcar com adicional de insalubridade . Ainda, pode se restringir o acesso ao ambiente periculoso a certos profissionais, reduzindo o valor pago de adicional de periculosidade .

Imagine que certa empresa possui um ambiente com ruído superior a 85 decibéis. Todos os trabalhadores deverão usar diariamente um protetor auricular. Agora, se as máquinas forem trocadas por outras mais silenciosas ou melhorias sejam efetuadas, não haverá necessidade do custo deste EPI e, até mesmo, em certos casos, do pagamento do adicional de insalubridade.

Outro exemplo, pode ser a falta de controle com o armazenamento de produtos inflamáveis. A partir de melhorias no processo fabril, como a construção de um depósito para este fim seguido do controle de acesso a apenas uma equipe, o adicional de periculosidade se restringirá apenas ao grupo e não mais a todos os trabalhadores.

Ainda, com a redução de acidentes, a empresa terá um FAP – Fator Acidentário de Prevenção – menor, o que impactará em um percentual mais baixo da RAT – Riscos Ambientais de Trabalho – a ser pago , conforme a Lei Orgânica de Seguridade Social, Lei nº 8.212, e pode representar a economia de um valor representativo.

Aumenta a produtividade da equipe

Um ambiente seguro é sinônimo de maior produtividade . O trabalhador exposto a riscos ocupacionais tende a ter o seu rendimento prejudicado, do contrário, ele se torna mais motivado e focado em suas atividades e, normalmente, encontra menos dificuldades para realizar suas tarefas.

Além disso, um local que proporciona segurança e saúde, tem taxas menores de afastamentos e licenças decorrentes de acidentes ou doenças ocupacionais , o que têm impacto direto na parte financeira.

Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Diversas Normas Regulamentadoras, Portarias, Artigos da CLT e Instruções Normativas regem as práticas da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, bem como apontam os programas e a documentação necessária para a empresa ficar em dia com a legislação e evitar multas. Será necessário estar em dia também com o eSocial.

As empresas precisam estar preparadas para receber inspeções do Ministério do Trabalho e visitas de órgãos responsáveis municipais ou estaduais. Para garantir que não haja nenhum problema, inclusive ter as atividades paradas – o que resultaria em perda de produtividade e, consequentemente, financeira -, é necessário adotar as medidas de saúde e segurança necessárias . Este é um amplo espaço para sua clínica de saúde ocupacional prestar diversos serviços.

Estar em dia com a legislação, também r eduz as chances de indenizações por parte dos trabalhadores , que têm até 2 anos para entrar com uma ação trabalhista. Cabe frisar que, conforme Artigo 120 da Lei 8.213/91, constatando-se negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho, o INSS pode propor uma ação regressiva para que sejam restituídos os valores dos benefícios pagos pela Previdência Social.

Fortalece a imagem da empresa

A tão falada responsabilidade social , quando realmente praticada é um fator relevante para a credibilidade das organizações. Implantar ações como forma de realizar os valores comunicados pela empresa é bem vista não somente pela equipe, mas também pela comunidade. A imagem da empresa é um fator decisivo para agregar valor à marca e conquistar novos clientes.

Quando a responsabilidade social vai além da ideia institucional e do atendimento à legislação, e existe a preocupação em atender todas às exigências de saúde e segurança, de forma a zelar pelos trabalhadores e proporcionar melhor qualidade de vida , a empresa está no caminho certo para se tornar uma imagem de referência e autoridade no seu âmbito profissional.

Assine nossa newsletter e continue acompanhando conteúdos sobre saúde ocupacional, para a sua clínica ficar por dentro das boas práticas de gestão e de informações sobre o setor!

Quais os motivos para se investir em prevenção de acidentes de trabalho?

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É Consultora do Software Madu.

Qual a importância de se investir em segurança do trabalho?

Ao investir em segurança do trabalho, a empresa também está se prevenindo contra possíveis gastos gerados por conta de um acidente ou doença ocupacional. Como, por exemplo, afastamento do funcionário, despesas médicas, requalificação de mão de obra, atrasos, multas, danos materiais, ações trabalhistas, etc.

Por que investir em prevenção?

As ações de prevenção trazem diversos reflexos positivos nas condições gerais de saúde do indivíduo, seja ele saudável ou portador de alguma doença. Com os devidos cuidados preventivos, até mesmo pacientes com doenças crônicas podem ter uma vida mais ativa e feliz, inclusive na terceira idade.

Por que prevenir acidente de trabalho?

A prevenção é a melhor forma de proteger seus colaboradores. Por isso, é importante informá-los constantemente sobre possíveis riscos no ambiente laboral, bem como apresentar sugestões práticas de como prevenir acidentes de trabalho. Porém, mesmo com todos os cuidados, incidentes podem ocorrer.

Quais são os principais objetivos da segurança no trabalho?

Quais são os objetivos da segurança do trabalho?.
Redução de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais, garantindo a integridade dos funcionários;.
Definição de responsabilidades para o empregador, eliminando condições de trabalho que gerem inseguranças na empresa;.